Muitas casas têm terraços cobertos, que são totalmente desaproveitados. Especialmente, em apartamentos antigos, onde é muito comum encontrar lavatórios antigos em vidro ou galerias sem encanto e que acabam por se transformarem, em armazém. Geralmente, considera-se que não vale a pena decorar esses espaços e que, para todos os efeitos, não têm outra utilidade que não seja a do armazenamento. Não obstante, vai surpreender-se com tudo o que se pode fazer num terraço coberto, bem remodelado. E como diz o ditado: para amostra, um botão.
Um banho de luz
Em inglês, esse tipo de terraços cobertos, em casa, chamam-se sun room, que significa quarto de sol. Construiam-se como ante-salas de espaços interiores, com o objetivo de captar melhor a luz natural do dia. E, neste exemplo, parece óbvio. De ser um espaço sem aparente utilidade, tornou-se numa área de relaxamento, ideal para ler ou tomar um lanche, por exemplo.
O terraço coberto estava totalmente vazio, mas é evidente que é uma importante entrada de luz natural para a moradia. Por isso, repintá-lo de branco e decorá-lo como "área de descanso", foi um acerto. De certeza, que nos dias mais cinzentos é um prazer sentar-se e ler um pouco, enquanto capta os tímidos raios de sol.
E o pó transformou-se em magia...
Esta pequena marquise é um perfeito exemplo do que mencionámos, no início do artigo: o típico espaço de um apartamento velho "aparentemente inútil", que não é nem um terraço, nem um tanque, nem uma varanda... Estava destinado a acumular poeira e tralha, até que alguém apostou em transformá-lo num canto com charme.
Ao fazer uma reforma, como tal, só com uma boa limpeza e decoração, foi possível criar um espaço agradável e com utilidade. Foi colocado um conjunto de mesa auxiliar, com duas cadeiras, um tapete, um puff e uma lâmpada. O que vemos imensas pequenas varandas, mas agora numa marquise. Simples, certo?
Galeria integrada na cozinha
Na imagem a preto e branco, podemos ver a típica galeria envidraçada, que têm muitos apartamentos velhos, frequentemente utilizada para estender a roupa, como lavandaria ou sala de armazenamento. Um espaço desaproveitado que não trazia nada à moradia.
Em vez de procurar uma utilidade para a galeria, optou-se por fazer uma pequena reforma, remover essa parede e integrá-la à sala, que já conta com uma cozinha aberta. Com os metros quadrados conquistados, adicionou-se uma bonita mesa de jantar. Ganhou em luminosidade e conseguiu-se criar um espaço mais claro.
Uma reforma total
Nas grandes casas, com jardim, também podemos encontrar terraços cobertos aos quais lhes faz falta uma boa lavagem de rosto. Este exemplo, é uma boa mostra disso; está totalmente desatualizado e conserva uma decoração que toca o kitsch, supomos que foi como consequência da passagem do tempo e o desinteresse por renovar o espaço.
Apesar de estar descuidado, trata-se de um grande espaço, com muito potencial. Felizmente, a reforma que se tem levado a cabo mudou, radicalmente, a imagem do terraço. Agora é um espaço moderno, útil e amplo. Um terraço coberto com todas as letras e uma sala que está a cavalo entre o interior e o exterior.
De arrecadação a área multiusos
Este terraço coberto, era um autêntico armazém e, além disso, desorganizado. Uma pena, pois o espaço é bastante amplo e luminoso. Merecia a pena repensar de que forma se lhe podia dar outra imagem e utilidade.
Esvaziou-se, foi colocado um piso de madeira branca e foram pintados os trincos de preto, para contrastar com o branco das paredes. Além disso, apostámos num mobiliário de estilo rústico, composto por uma zona de leitura/trabalho com uma secretária e uma área de jantar com uma mesa de madeira maciça e cadeiras. Agora é um espaço cálido, acolhedor e de múltiplos propósitos.
Ares do oriente
Um novo exemplo de terraço coberto, que estava totalmente abandonado e negligenciado. Tem vista para o exterior da habitação e representa uma importante entrada de luz natural; por isso, é um espaço com potencial.
Com pouco, foi transformado esse espaço negligenciado, numa encantadora varanda repleta de ares orientais. A nível de trabalho, apenas foi renovado o chão. Tudo o resto foi conseguido através do mobiliário. Um terraço remodelado, no qual pode tomar o pequeno-almoço e ler.
Missão: atualização
O problema de muitos terraços cobertos é que, simplesmente, estão desatualizados. Nem têm graça, nem encanto e aos seus donos dá-lhes uma certa preguiça, de ter que investir dinheiro numa lavagem de cara. Este terraço pode ser um exemplo disso: não está tão mal, simplesmente está sem sal e ultrapassado.
Foi renovado o chão com um laminado com efeito de madeira vintage. Este simples gesto já representou uma importante mudança de imagem no terraço; adicionou aconchego e modernidade. Em seguida, foram substituídos os antigos móveis por uns grandes e elegantes, puffs, uma mesa de madeira rústica e umas lâmpadas de teto de fibras naturais. Foram pintados os portões, para harmonizar o conjunto e pronto! Muito melhor, não acha?
O que lhe pareceram estas mudanças?
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário