Neste artigo
- 1. Não aproveitar a luz natural
- 2. Quartos apenas para dormir
- 3. Esquecer o armazenamento
- 4. Portas que batem ao abrir
- 5. Desperdiçar espaços que pensamos estar em fim de vida
- 6. Pinturas que não convidam ao descanso
- 7. Colocar a cama em qualquer lugar
1. Não aproveitar a luz natural
Em diversas ocasiões, deixamo-nos levar pelas modas e não pensamos na funcionalidade da nossa casa. E a luminosidade é um dos fatores que, quando nos mudamos para nossa nova casa, não temos em conta. Por isso, lembre-se de que umas grandes janelas, no quarto, são indispensáveis para ter um espaço acolhedor e aproveitar a luz natural. Colocar umas boas janelas, fará com que possa economizar até 70% de energia. Os perfis mais comuns que costumam escolher para as janelas são o PVC, madeira e alumínio; sendo o PVC, o que mais isola e o material que melhor resiste, com o passar dos anos.
2. Quartos apenas para dormir
Não se resigne, o seu quarto pode dar muito mais de si. Se aproveitarmos bem os metros quadrados do quarto, podemos obter vários ambientes. Desde abrir a mini varanda para colocar algumas plantas, até criar um cantinho para a leitura, dentro da sala. E se o espaço permitir, podemos criar uma área de estudo ou de trabalho, dentro do quarto, com uma mesa suspensa e uma cadeira de pequenas dimensões. Só tem que planear bem o espaço, antes de pôr mãos à obra.
3. Esquecer o armazenamento
A ordem é sinónimo de bem-estar e descanso. E no quarto, mais ainda. Por isso, um dos grandes erros e mais comuns que se cometem no quarto, é não pensar no armazenamento. Esquecemo-nos disso e depois, vêm os problemas. Evite dores de cabeça e escolha armários, cómodas ou sinfoniéres que lhe permitam ter tudo organizado e sempre à mão. Se o seu quarto é pequeno, não deve renunciar a eles: existem muitos tipos de móveis auxiliares, de diversos tamanhos e para todos os tipos de quartos. E no caso de não encontrar o móvel que procura, lembre-se de que pode sempre fazê-lo por medida, com a ajuda de um carpinteiro.
4. Portas que batem ao abrir
Uma solução muito prática, para os apartamentos, que têm poucos metros, é substituir as portas com abertura tradicional por portas de correr. Estas ocupam menos espaço e evita que a porta bata em alguns móveis ao abri-la, e além disso, são muito estéticas. A única coisa que tem que ter em conta é que para as poder colocar, precisa de um muro um pouco mais largo, já que a porta vai encastrada no interior do muro.
5. Desperdiçar espaços que pensamos estar em fim de vida
Muitas vezes, não somos conscientes do potencial da nossa casa e desaproveitamos os pequenos recantos. Se acha que já não pode tirar mais proveito à sua casa, talvez seja o momento de recorrer a um decorador para o ajude a planear bem o espaço. Onde colocar um quarto, se não tiver nenhum espaço quadrado, em toda a casa? Um especialista irá ajudá-lo a explorar cada canto da sua casa, mesmo aquele em que não tem reparado e acha que é impossível.
6. Pinturas que não convidam ao descanso
Invadir o quarto com fotografias, espelhos ou pintura de cores marcantes é, sem dúvida, um dos erros mais comuns. Se quiser jogar pelo certo, aposte por um quarto que realmente convide ao descanso, escolha cores suaves, tons pastéis,branco ou bege, nas paredes. É claro, também pode escolher um papel de parede simples ou forrar apenas uma das paredes, mas evite os excessos. Assim, só conseguirá cansar-se.
7. Colocar a cama em qualquer lugar
Não devemos esquecer-nos de que a principal funcionalidade do quarto é o descanso. Por isso, o aconselhável, para ter um ótimo descanso, é apostar numa cama como eixo central. Isto significa, que a cama é o elemento principal do quarto e, a partir dele, planifica o resto dos elementos como armários, mesas ou outros acessórios. Se seguir estas indicações, conseguirá um maior equilíbrio e simetria, entre os elementos do quarto. E,como resultado, maior conforto.
há 5 anos
Parabéns pelas informações prestadas, perguntava por cores ideais para sala comun, obrigado