Neste artigo
- Piso branco – atreva-se com tudo
- Com ladrilho hidráulico – escolha cores subtis
- Madeira clara – dá-se bem com quase tudo
- Piso de cor intensa – branco e mais branco nas paredes
- Cores escuras no piso – pastel ou cores de terra na parede
- Chão de cerâmica – escolha cores neutras
- Piso azul – cinzento, branco...ou mais azul
Piso branco – atreva-se com tudo
A grande particularidade do branco é que este tom cria uma sensação de amplitude e ilumina a divisão. Por isso, pode usar qualquer tipo de cor nas paredes, mesmo os tons mais escuros e intensos. Por exemplo, o azul-marinho e o verde-azeitona, normalmente muito difíceis de combinar, ficam muito bem em divisões com piso branco.
Com ladrilho hidráulico – escolha cores subtis
Se o piso é colorido, como no caso dos ladrilhos hidráulicos, o melhor é ser discreto na cor das paredes. Assim, escolha cores neutras, de preferência na gama de cores do piso para um melhor efeito. Desta forma, obtém mais equilíbrio na divisão. Para além disso, conseguirá iluminar a divisão ao usar os tons claros, o que é sempre um bónus!
Madeira clara – dá-se bem com quase tudo
Os pisos em madeira clara são muito populares hoje em dia, estando associados ao estilo minimalista ou ao estilo nórdico. Permite também que coloque praticamente qualquer cor nas paredes. Para um estilo limpo e luminoso, o branco é sempre uma boa escolha, mas pode também usar cores argilosas, tons pastel ou até mesmo cores mais escuras.
Piso de cor intensa – branco e mais branco nas paredes
Se o seu piso é de resina epóxi, é muito provável que tenha escolhido alguma cor mais intensa, como o laranja, vermelho ou o tão em voga amarelo. Se esse é o caso, a contenção nas paredes é fundamental. É sabido que o branco nunca falha, e isso é especialmente verdadeiro se o solo tem uma cor mais intensa. Para além disso, o branco vai ampliar visualmente o espaço e fará com que a cor do piso se destaque ainda mais. Poderá adicionar uma parede de tom mais escuro, caso deseje, mas não mais do que isso, para não cansar o olhar.
Cores escuras no piso – pastel ou cores de terra na parede
Se optou por um piso em porcelana, ou mesmo em madeira, poderá ter escolhido um modelo de cor mais escura, como o castanho ou cinzento, que ficam bem nesse material. Com eles, as paredes ficarão perfeitas em tons pastel ou terrosos. As cores recomendadas são o cinzento suave, areia, ocres e em geral todas as cores pastel. Como é óbvio, o branco ou o bege também ficarão muito bem!
Chão de cerâmica – escolha cores neutras
O piso de cerâmica permite muitas combinações, destacando sempre os tons mais claros, como o branco ou o bege, que nunca falham com este tipo de material, fazendo com que o chão se destaque e ganhe ainda mais protagonismo. Também poderá escolher uma das cores do piso e colocá-la nas paredes, tal como no caso do ladrilho hidráulico, para conseguir um ambiente mais harmonioso.
Piso azul – cinzento, branco...ou mais azul
Se apostou tudo no piso azul, não fique atrás no que às paredes diz respeito. Pode escolher cinzentos ou brancos, que combinarão na perfeição e vão dar o devido destaque ao chão azul. Por outro lado, pode sempre escolher um tom azul para as paredes. É uma aposta arriscada, mas que pode compensar muito!
Com este guia, conseguirá eleger a cor das suas paredes com mais facilidade! No entanto, não se esqueça de ter também em conta a cor dos móveis e dos restantes elementos decorativos que vai colocar na divisão, como almofadas, cortinas e tapetes. Assim, conseguirá criar um ambiente único e confortável!