Finalmente chegou o verão. É isso que desejamos, pois este ano está a fazer-se de rogado. Em todos os casos, estamos à espera disso, com as portas abertas. Hoje vamos dar-lhe ideias sobre portas de correr, para abrir a sua casa ao bom tempo. As portas de correr usam-se cada vez mais a pensar no exterior das nossas casas; criam ambientes contemporâneos, sem perder espaço quando se abrem. E, acima de tudo, as portas de correr maximizam a luz natural, com os seus grandes vãos.
Neste artigo
- Madeira e vidro: uma combinação perfeita
- Deslizante e prateleira: dois em um
- Correr com abas: privacidade, luz e conforto
- De correr, tipo japonesas: delicadeza e luminosidade
- Portas de Correr tipo acordeão
- Porta dupla de correr: privacidade e controle
- O branco nunca falha
Madeira e vidro: uma combinação perfeita
Há muitos tipos diferentes de portas de correr, se nos guiarmos pelo material e o estilo. De fato, é muito importante saber a localização da porta antes de escolher o material. A madeira nunca falha e combina bem com o vidro, permitindo uma maior entrada de luz. Na fotografia, a abertura não é demasiado grande para dar privacidade à cozinha, mas sim o suficiente para possibilitar a entrada de luminosidade.
Deslizante e prateleira: dois em um
Tecnicamente, não são portas de correr, mas sim janelas. Mas o seu papel é o mesmo, já que por ter a parte inferior mais baixa permitem uma conexão que faz com que seja mais provável sair por lá do que pela porta, certo? E, acima de tudo, nós adoramos o fato de se poder usar como prateleira. Uma conexão fora-dentro, que permite que os espaços se misturem. Imaginamo-nos sentados com um livro e uma cerveja nesse espaço intermediário, numa noite cálida e que coloca o "verão em modo on".
Correr com abas: privacidade, luz e conforto
As portas de correr com abas são ideais para conectar os espaços que precisam de mais privacidade, com o exterior; como por exemplo os quartos. É uma maneira de relacionar os espaços, tendo ao mesmo tempo mais intimidade. Além disso, a luz pode penetrar de modo subtil, mesmo quando as portas estão fechadas. A madeira é um material que fica perfeito, em ambientes rústicos ou nórdicos. Mas não se esqueça de a proteger bem com vernizes especiais de exterior, especialmente se estiver em contacto com climas chuvosos ou perto da costa.
De correr, tipo japonesas: delicadeza e luminosidade
As portas de correr tipo japonesa ou "shoji" proporcionam privacidade e subtileza. A sua principal característica é que são feitas com uma estrutura de madeira e folhas de papel transparente chamado "washi". A leveza das portas ajuda a que deslizem com maior facilidade, mas para o seu uso no exterior é normalmente necessário mudar de material: o vidro translúcido permite maior resistência, sem perder a luminosidade. Nesse caso, são necessários pontos mais robustos e estrutura de fixação e calhas diferentes, mas o resultado estético e funcional também é muito bom.
Portas de Correr tipo acordeão
As portas de correr em acordeão são muito práticas, mas só funcionam em espaços de tamanho médio ou grande. Nestes vãos amplos, pode optar por um sistema em que as folhas das portas se recolhem para um dos lados, como um acordeão. Podem ser de vários materiais, mas para os exteriores funcionam muito bem em ferro fundido ou alumínio.
Porta dupla de correr: privacidade e controle
Quando precisa de privacidade e uma entrada não tão directa para o interior, a solução pode ser uma dupla de correr. O espaço intersticial pode servir para deixar os casacos e sapatos. Deste modo, o calor não entrará na casa de modo tão direto e gera um melhor controle de entradas e saídas. Com crianças pequenas, pode ser a salvação para as "escapadelas". Nesse caso, as portas são de madeira com painéis de vidro.
O branco nunca falha
Em casas com estilo nórdico, onde predomina a madeira e os tons neutros, as portas de correr de quadro branco não falham. Neste caso, trata-se de uma porta de duas folhas grandes que, quando está aberta, permite uma grande abertura. Ao ser maioritariamente de vidro, permite uma maior entrada de luz, mesmo estando fechada.
Esperamos que estas ideias, tenham ajudado a ter mais vontade de abrir a sua casa, para o exterior!
há 6 anos
Ambientes de sonho! Muito obrigada :)
há 6 anos
Quem faz portas de correr tipo japonesa na região Lisboa/Setubal?