Na hora de escolher o melhor pavimento para exterior, tenha em conta o preço do material, mas também fatores relacionados com a sua instalação e, claro, futura manutenção e limpeza.
Também muito importante é perceber se o tipo de pavimento escolhido é o ideal para o espaço, tendo em conta o seu uso e também características climáticas.
Por isso mesmo, apresentamos-lhe neste artigo seis opções de pavimentos para exterior, de modo a lhe ajudar a fazer a sua escolha final.
Neste artigo
- 1. Pavimento de grés porcelânico no exterior
- 2. Grés normal no pavimento exterior
- 3. Pavimento exterior de madeira
- 4. Pavimentos de pedra natural
- 5. Pavimentos exteriores de betão
- 6. Pavimento de barro para o exterior
1. Pavimento de grés porcelânico no exterior
Se procura uma opção extremamente durável para o seu pavimento exterior, o grés porcelânico é uma excelente opção. Além disso, adapta-se bem aos diferentes climas, sejam eles temperaturas muito altas ou baixas.
Outra vantagem é, sem dúvida, a sua versatilidade. Hoje em dia, consegue encontrar grés porcelânico de diferentes cores e até opções que imitam na perfeição o mármore ou a madeira. Além disso, as peças de grande formato de grés porcelânico são cada vez mais uma tendência e revelam-se também muito mais económicas, inclusive na hora de instalar.
Se optar pelo grés porcelânico, peça sempre ajuda de um profissional, pois na hora de o aplicar no exterior, há alguns procedimentos que devem ser tidos em conta, sobretudo em relação à forma como são colocadas as juntas.
2. Grés normal no pavimento exterior
Outra opção - e uma alternativa mais barata quando comparada com o grés porcelânico - é optar pelo grés normal, vulgo cerâmica ou azulejo.
Este tipo de pavimento é muito mais fácil de instalar. Porém, como é mais fino, uma vez usado no exterior pode acabar por se revelar menos resistente e até quebrar.
3. Pavimento exterior de madeira
Sem dúvida que a madeira, pela sua alta resistência e durabilidade, continua a ser um dos pavimentos exteriores mais usados. Além disso, tem um pavimento exterior de madeira tem um apelo estético muito maior.
Se optar por madeira natural, tenha em conta que vai precisar de fazer um trabalho de manutenção constante. Assim sendo, pode sempre escolher madeira sintética no exterior. Dentro das madeiras sintéticas, tem várias opções à disposição, desde as madeiras de PVC, às de plástico e até opções feitas de materiais 100% reciclados.
4. Pavimentos de pedra natural
Pedras como a laje, o granito, a ardósia ou o mármore conseguem dar sempre um charme extra a qualquer construção, seja ela mais rústica ou contemporânea, além disso, este tipo de material dá sempre valor extra a uma casa, independentemente de optar por um corte polido ou mais irregular.
Na hora de escolher qual o melhor tipo de pedra, tenha em conta as suas características, assim como o local e condições climatéricas. Aqui ficam algumas dicas:
-
Laje: Muito resistente e ideal para todos os tipos de clima
-
Granito: Muito resistente ao calor, mantém a frescura de um espaço. Existe em diferentes tamanhos e cores, sendo também dos materiais para exterior mais caros.
-
Ardósia: Muito usado em telhados é resistente e também impermeável, funcionando ainda como bom isolador térmico
5. Pavimentos exteriores de betão
O betão é uma excelente opção e, sobretudo, muito económico. Fácil de instalar. é também muito fácil de manter - e de limpar - e durável. Não é à toa que o betão é também cada vez mais usados em pavimentos interiores!
Verá como um pavimento de betão funciona bem nos mais diferentes estilos, seja ele mais urbano ou minimalista.
6. Pavimento de barro para o exterior
Para quem quer apostar numa estética mais rústica e artesanal, o barro é uma excelente opção. Muito resistente e 100% natural, o barro consegue ser bastante charmoso graças às suas irregularidades e imperfeições.
Contudo, um pavimento de barro requer sempre algum trabalho de manutenção constante. Em contrapartida, o barro cozido pode ser uma opção muito barata.
há 3 anos
Excelente ideia