O microcimento é um material cada vez mais utilizado no design de interiores, já que é resistente, fácil de aplicar e tem um aspeto muito bonito. Mas será que o microcimento pode ser usado em todo o lado? Será que o microcimento é o melhor chão para a cozinha? E terá este material algum tipo de desvantagens? Tiramos-lhe todas as dúvidas neste artigo. Não o perca!
Neste artigo
- Onde pode ser aplicado o microcimento?
- Onde não pode ser aplicado microcimento?
- Quais são as desvantagens do microcimento?
Onde pode ser aplicado o microcimento?
As soluções decorativas do microcimento são infinitas. É por isso que as suas utilizações são tão variadas. Pode fazer escadas de microcimento ou piscinas de microcimento até móveis revestidos com microcimento, embora a utilização por excelência do microcimento seja em pavimentos e paredes de cozinhas, casas de banho e espaços exteriores como os terraços. Deixamos-lhe algumas das utilizações possíveis com este material:
- Microcimento em paredes. O microcimento é um material de construção altamente recomendado para revestir todo o tipo de paredes e fachadas.
- Pisos de microcimento. Os pavimentos contínuos de microcimento não são apenas muito atraentes à vista, mas também têm qualidades interessantes.
- Casas de banho de microcimento. O microcimento é um revestimento decorativo perfeito para renovar a casa de banho, especialmente pela sua resistência à humidade e pela facilidade de limpeza.
- Microcimento em cozinhas. O microcimento em cozinhas pode ser utilizado de muitas maneiras. Pode revestir pavimentos e paredes, tetos, lavatórios e bancadas de cozinha em praticamente todas as cores que possa imaginar.
- Escadas de microcimento. A versatilidade do microcimento permite-lhe ser utilizado mesmo em escadas, embora o trabalho do aplicador seja um pouco mais complexo.
- Piscinas em microcimento. Revestir a área em redor da piscina com microcimento é um sucesso garantido. O caráter antiderrapante e impermeável do microcimento, bem como a sua excelente resistência aos raios UV, torna-o ideal para revestir piscinas interiores e exteriores.
- Microcimento exterior. O microcimento é um excelente revestimento contínuo também para superfícies exteriores, como pavimentos de terraços, pátios de casas residenciais ou fachadas e paredes de edifícios.
Onde não pode ser aplicado microcimento?
Quais são as desvantagens do microcimento?
Antes de falar do microcimento e dos seus problemas, convém salientar que existe uma multiplicidade de marcas e de produtos, umas de melhor qualidade do que outras. Isso, aliado à mão de obra do profissional especializado que o executa, será determinante no resultado final do revestimento.
Dito isto, vejamos as principais desvantagens deste material muito resistente durante e após a instalação:
- Tempo de execução longo: para que a instalação seja feita corretamente, o revestimento demora geralmente entre 3 e 4 dias para as paredes e até uma semana para os pavimentos. O tempo decorrido é principalmente condicionado pelo estado do substrato e também pelo tempo de secagem entre demãos. Por isso, recomendamos-lhe que não se apresse a terminar o trabalho, sob pena de o fazer mal.
- É necessário um bom substrato: a maior parte dos problemas com o microcimento a longo prazo são causados pela falta de um substrato adequado. Para além de uma malha de reforço na parte inferior dos pavimentos, é necessário verificar se o pavimento está firme e nivelado. Por exemplo, se vai aplicar o material sobre um ladrilho e este não estiver bem agarrado, é provável que tenha um efeito negativo.
- Mão de obra qualificada: o microcimento é suficientemente delicado para exigir uma aplicação perfeita, efetuada por profissionais qualificados que tenham recebido a formação adequada sobre os diferentes produtos.
- Defeitos: fissuras, fendas, ondulações, bolhas, perda de cor e manchas são os problemas mais comuns do microcimento e uma das dores de cabeça de qualquer instalador. Tendo em conta que se trata de um pavimento contínuo sem juntas de dilatação, a tensão produzida no substrato devido a mudanças de temperatura ou os movimentos que ocorrem no edifício devido a vibrações ou assentamentos são inimigos do microcimento e um problema de fissuras e fendas a longo prazo. A solução para este tipo de danos é “simples”: se os passos de aplicação para pavimentos e paredes forem seguidos ao milímetro, se as instruções do fabricante forem seguidas e se os materiais forem de boa qualidade, este tipo de problema pode ser evitado.
- Reparação: quando o microcimento precisa de ser reparado devido a alguns dos problemas acima mencionados ou porque tem abrasões ou lascas devido a pancadas, a solução não é simples. Como o pavimento é contínuo, sem juntas, para o reparar corretamente, deve ser feito em grandes áreas para que não seja percetível. Em todo o caso, existe o problema de obter a mesma cor e o mesmo acabamento que o resto do pavimento que está em bom estado.