Cada vez mais existem trabalhadores que trabalham remotamente, para empresas noutras localizações geográficas. Apesar da flexibilidade de horários e liberdade de trabalhar em qualquer parte do mundo, muitas vezes é necessária uma maior organização pessoal, principalmente quando trabalhamos maioritariamente a partir de casa.
Para que possas trabalhar em casa, sem distrações e uma maior produtividade, hoje vamos dar-te dicas de decoração para o teu escritório!
Neste artigo
- #1. Escolhe a secretária e a cadeira correta
- #2. Decoração Clean
- #3. Estantes e Prateleiras
- #4. Iluminação
- #5. Arrumação
#1. Escolhe a secretária e a cadeira correta
A secretária e a cadeira são os objetos mais importantes num escritório. Um deles - a cadeira - tem que ser necessariamente confortável para que te sintas bem e produtivo enquanto estás sentado, e a secretária tem que corresponder a todas as tuas necessidades, quer a nível de tamanho como de arrumação.
Atualmente existem cada vez mais secretárias e podes comprar uma que corresponda às tuas necessidades ou então, pedir a um carpinteiro que faça de raiz e certamente muito mais personalizada. Se esta segunda, for a tua opção, lembra-te de antes verificar exatamente o que precisas: gavetas, arrumação para cabos e extensões elétricas, etc. para que o resultado final seja o que procuras.
#2. Decoração Clean
A decoração mais clean, com tons mais claros e neutros aumenta o foco, nas tarefas que estamos a realizar. Por isso, aconselhamos que optes por cores mais claras (branco, cinza claro, bege) tanto nas paredes como nos objetos de decoração que selecciones. Estes objetos, também não devem ser em excesso, mais uma vez para que não seja um elemento distrativo, mas sim de acordo com o espaço disponível de modo a manter o equilíbrio de ambiente. Alguns quadros, tapete e cortinados nunca são demais!
#3. Estantes e Prateleiras
Procura estantes e prateleiras que dêem para arrumar tudo o que precisas, umas com portas para que possas ocultar da visão tudo o que não é essencial e outras sem portas para possas sempre ter à mão os teus essenciais.
Procura perceber o que para ti faz mais sentido, se mobiliário com gavetas ou sem; embutido na parede ou não, para organizares o espaço da melhor forma possível. Para uma maior organização opta por cestas e caixas de organização que te vão ajudar a manter todo o espaço o mais clean e organizado possível.
#4. Iluminação
Procura tirar o máximo partido da iluminação natural, sempre que possível. Em todo o caso, prepara o teu escritório com iluminação artificial: candeeiro de teto (aprox. 20€) e secretária (aprox. 15€) são essenciais! Recomendamos ainda que utilizes a iluminação LED, por ser mais económica e amiga do ambiente, cada lâmpada ronda os 5€.
#5. Arrumação
Um ambiente desarrumado vai trazer-te frustração e pouca produtividade, por isso procura manter o teu espaço o mais organizado e arrumado possível, em todo o ambiente - na secretária, estantes e outros móveis para que seja o menos distrator possível.
Estas foram as nossas dicas para decorares o escritório, no regresso ao trabalho. Qual a tua dica favorita?