Os Millennials ou Geração Y é o nome que denomina os nascidos entre 1981 e 1996 que apresentam diferentes padrões de consumo, sendo estes mesmos um nicho de mercado que merece todas as atenções por serem disruptivos com tudo o realizado antes.
Também na decoração vemos que existem tendências entre este nicho. Quer saber quais são as decorações preferidas dos Millennials? Descobre já!
Neste artigo
- #1 Home Office
- #2 Plantas em casa
- #3 Natureza e sustentabilidade
- #4 Tecnologia em casa
- #5 Faz tu mesmo (DIY)
- #6 Azulejos
- #7 Decoração Minimalista
#1 Home Office
A Geração Y é claramente muito diferente das gerações anteriores. Eles distinguem-se pelo trabalho freelancer e remoto, onde qualquer sítio pode ser o local de trabalho… Até a casa!
Assim, surgem cada vez mais Home Offices. Estes têm de ser eficientes e o mais funcionais possíveis. Normalmente focam-se na decoração minimalista, com locais de arrumação, secretária, laptop e uma cadeira confortável. Podes sempre optar por pedir a um carpinteiro para fazer a tua secretária por medida, assim saberás que esta acompanha as tuas necessidades.
Aceda a nossa Guia de Preços de móveis por medidas e saiba mais!
#2 Plantas em casa
As plantas dos mais variados tamanhos e formatos parece que invadiram o Instagram durante os últimos meses, mas a verdade é que esta é mesmo uma tendência de decoração. Se antes pensávamos que o lugar das plantas, era no jardim, varanda ou junto a uma janela, muito aprendemos sobre estas nos últimos tempos, inclusive que não é recomendado que todas as plantas estejam expostas à luz ou que algumas podem ser prejudiciais aos animais domésticos.
Como tal, esta é a tendência onde podes usar e abusar à vontade, desde plantas falsas a verdadeiras, com diferentes conjugações de vasos, sem dúvida que dará um must have a qualquer espaço na tua casa.
#3 Natureza e sustentabilidade
Apesar de muitos dos Millenials viverem em grandes centros urbanos, a grande preocupação destes centra-se na natureza e no meio ambiente, assim como deixar a menor pegada ecológica possível.
Procuram que a decoração das suas casas, tenha também o menor impacto com vários elementos mais naturais e ecológicos, como as plantas, mas também com outros elementos como os macramés, troncos de árvore para bases, centros de mesa ou bancos.
Sempre com a preocupação de terem materiais sustentáveis e reutilizáveis. Sempre com a ideia de ter a natureza, também dentro de casa.
#4 Tecnologia em casa
Os Millennials são pessoas que nasceram na era digital e que acompanham todas as soluções tecnológicas que surgem - sempre os melhores gadgets do mercado - por isso mesmo é comum ver nas casas deles inúmeros aparelhos distintos que facilitam ou dão personalidade às casas.
Alguns destes exemplos são sem dúvidas: lâmpadas com comando remoto, a possibilidade de alterar a intensidade e/ou cor da luz, eletrodomésticos que podem programar horas e iniciam o trabalho com a ausência de uma pessoa presente, sempre acompanhado de app's.
Pode interessar também: Uma guia sobre Domótica e Automatismos!
#5 Faz tu mesmo (DIY)
Apesar de serem pessoas digitais, voltaram a ir buscar hábitos muitas vezes já perdidos como a paixão pela costura, restauro e artesanato variado. Eles adoram personalizar todos os detalhes das suas casas, para que se possam distinguir de todas as outras. São amantes de DIY e por isso muitas vezes fazem eles mesmo artigos de decoração para as casas: mobiliário, colchas, artigos de decoração, quadros, e muitos outros elementos que os possibilitam de distinguir de todos os outros.
Sendo que muitas vezes acabam por restaurar móveis antigos e atribuir personalidade aos mesmos com cores diferentes, alterando puxadores e outros detalhes que assinalem a diferença.
#6 Azulejos
Se antes os azulejos eram algo aborrecido, agora já não tem mais que ser assim! Podemos dizer que os azulejos mais antigos foram reinventados e sem dúvida que é para melhor. Agora, com diferentes padrões, cores e texturas podem ser inseridos em qualquer espaço da tua casa e não apenas nos locais habituais como a casa de banho ou cozinha.
A Geração Y aproveita espaços pequenos, onde existe dificuldade de inserir elementos decorativos para decorar com azulejos.
#7 Decoração Minimalista
Os Millennials não procuram muitos móveis para preencher as suas casas, até porque são adotantes de viver com o mínimo indispensável para o bem estar deles.
Optam muitas vezes pela decoração escandinava que se assemelha à cultura e gosto decorativo que têm com móveis de traços simples e funcionais, em que todo o mobiliário procura ter várias soluções: camas com arrumação, bancos que servem para armazenar, entre outros. Vemos que este é um traço comum em todas as divisões da casa - incluindo na cozinha, com a ausência de muitos eletrodomésticos, onde poucos cumprem as funções de vários.
Estas são as principais tendências de decoração nos Millennials, qual é a tua favorita?