No habitissimo esforçamo-nos muito em lhe mostrar que se podem fazer remodelações espectaculares sem gastar milhares de euros nem ter que fazer obras incómodas e sujas que o obriguem a mudar-se temporariamente. É óbvio que algumas remodelações requeiram partir pisos e paredes mas, hoje em dia existe um amplo conjunto de materiais e técnicas que nos permitem executar interessantes remodelações sem utilizar cimento nem ter que partir pisos e paredes. Com algum dinheiro poupado tudo é possível. Para que possa ver para crer aqui apresentamos o antes e depois de 6 cozinhas sem fazer obras.
Neste artigo
- Transformação espectacular
- Mais luz por favor
- Uma ligeira modernização
- Apostar na mudança de distribuição
- Uma viagem no tempo
- Mudança de look total
- O que têm em comum todas estas cozinhas?
Transformação espectacular
Neste exemplo, o antes da obra mostra-nos uma cozinha antiquada e desfazada. No entanto, tem muitos aspectos positivos que trazem algumas vantagens para a remodelação: um bom tamanho e uma boa entrada de luz natural. É perceber, que com pouca coisa, obtemos uma grande mudança.
A maior mudança é sem dúvida é a de se ter conseguido uma cozinha muito mais luminosa com o simples facto de se pintar as paredes de branco. O segundo, é a incrível renovação dos armários. Não se compraram armários novos mas sim pintaram-se novamente de cinzento escuro pra gerar um contraste com o branco. O principal módulo de armários altos elevou-se para dar espaço e poder-se colocar uma estante. Substitui-se a velha bancada por uma de madeira que são tendência. Também se retirou o candeeiro e um armário para se poder colocar mais estantes e uma grade para se pendurar alguns utensílios de cozinha. Supreendido com o resultado?
Mais luz por favor
Esta cozinha estava a pedir luz e vivacidade por todo o lado. Na imagem do 'antes da obra´vê-se uma cozinha apagada, triste, capaz de aborrecer até ao chef mais entusiasta. O tipo de luz e cores usados não favorecem de todo esta divisão tão importante do lar.
O depois da obra desta cozinha é incrível. Irradia luz, vivacidade, energia positiva.. Como se conseguiu este resultado? Observa e verá que as mudanças foram extremamente simples. Em primeiro lugar pintou-se a parede de um verde água em tom pastel que dá um toque de doçura à cozinha. Em segundo lugar, e a mais importante, pintaram-se os armários de branco o que fez multiplicar o efeito da luz na cozinha. Nem se quer se renovaram os puxadores. E por último, colocou-se um piso de madeira.
Uma ligeira modernização
Esta cozinha representa o tipo de cozinha que milhares de europeus têm em casa. Trata-se de uma cozinha que não tem nada de mal: não está em ruínas nem deixou de ser funcional, simplesmente tornou-se um pouco defazada, decorativamente falando. Tem o típico desenho de frutas nos azulejos e os tradicionais armários rústicos de madeira, por exemplo.
O resultado do ´depois da obra´ quem sabe não está tão espectacular como o dos exemplos anteriores mas mesmo assim não deixa de ser muito interessante. Observa como se transformou numa cozinha muito mais luminosa e alegre com apenas a pintura dos armários e dos azulejos, mudança de bancada, estantes e puxadores. Nada mais.
Apostar na mudança de distribuição
Neste outro exemplo podemos ver uma cozinha basicamente insonsa e sem alma. Está mal feita? Não necessariamente.. Por acaso não é funcional? Não é o caso. Então o que se passa com esta cozinha? O que se passa é que a maneira como foram distribuídos os armários não está a tirar maior partido do espaço disponível.
Para melhorar a distribuição da cozinha, removeu-se o módulo do armário mais pequeno que de alguma maneira fechava área de trabalho dando assim a uma frente de cozinha muito mais aberta. Por outro lado, deu-se um bocado mais de energia ao espaço ao pintar-se a parede de uma cor com muito mais presença que contrasta com o cinzento claro dos armários. Por último, colocou-se uma mesa com duas cadeiras ao lado da janela para aproveitar ao máximo a entrada de luz natural.
Uma viagem no tempo
A imagem mostra-nos a cozinha 'antes da obra' que representa a típica cozinha que se construía entre os anos 70 e 80 com armários de madeira e os icónicos azulejos com frutas que representavam modernidade. Hoje em dia, essa mesma cozinha que no seu momento estava na moda está antiquada e apagada. É uma cozinha sem alma que necessitava urgentemente de uma actualização.
A mudança foi radical. O que mais se destaca é ter-se pintado a cozinha de branco para dar mais luminosidade e ironicamente converteu.se numa cozinha intemporal. Manteu-se quase tudo inclusive a bancada. Apenas se pintaram os armários e colocou-se umas tábuas frisadas em branco e de madeira em cima dos azulejos. Não foi necessário partir paredes pois apenas se colocaran-se as tábuas frisadas de branco sob a parede existente.Num dos módulos superiores dos armários substitui-se as portas de madeira por outras com vidros.
Mudança de look total
Assim como num dia vai ao cabeleireiro e sai com um corte de cabelo novo esta cozinha antiquada também teve uma mudança de look total. Mas se ver em detalhe vai ver que não foi preciso investir muito.
Como em todos os exemplos optou-se por escolher a cor branca para pintar os armários e injectar luz e energia na cozinha. Inclusive, retirou-se o marco decorativo da janela para não atrapalhar a entrada de luz. O mosaico pintou-se de verde turquesa de forma a dar contraste ao branco dos armários. O piso de azulejos foi substituído por piso laminado e o candeeiro de tecto trocou-se por um modelo mais moderna e transgressor. Aliás, criou-se uma ilha de cozinha com pladur e superfície dura.
há 7 anos
Muito bons trabalhos, parabéns.