Piso de cerâmica ou de madeira pode ser uma questão capaz de levantar mais dúvidas do que o existencialismo de Hamlet. Todavia, nada como nos reuniremos de todo o nosso espírito prático para desvendar as principais vantagens e desvantagens de cada um destes materiais para o chão. Vamos a isto?
Neste artigo
Piso de cerâmica: Vantagens e desvantagens
Além de económico, o piso de cerâmico ganha muitos adeptos pela sua versatilidade, até porque pode ser usado em todas as divisões da casa. Assim sendo, percebe melhor as vantagens e desvantagens do chão de cerâmica.
Vantagens de um piso de cerâmica
Para começar, a variedade de cores e padrões. Tem inclusive opções de cerâmica que são uma boa imitação de outros materiais, como a madeira ou o mármore. A verdade é que esta variedade permite integrar a cerâmica na decoração, através de bonitos pisos.
Em termos de preços, instalar um pavimento de cerâmica não é dos serviços mais caros, podendo rondar os 700€ por para cobrir 20 m2. Contudo, não se esqueça que a cerâmica, o material em si, é pago à peça - ainda assim, pode ser mais barata do que o mármore ou outros materiais.
Depois, há ainda que referir a durabilidade da madeira, assim como a facilidade com que é limpo e higienizado - não é à toa que é tão popular no piso de casas de banho e de cozinhas. Afinal, apresentam também uma alta resistência face ao fogo ou à água.
É ainda um “material fresco”, sendo por isso indicado para casas com climas mais quentes - o que pode ser também uma desvantagem, mas sobre isso falamos a seguir.
Desvantagens de um piso de cerâmica
Em termos de desvantagens, podemos começar por referir precisamente a questão do isolamento. Pisos de cerâmica são mais frios, logo em climas frios ou para quem gosta de andar descalço em casa, não são a melhor opção.
São também mais duros, obrigando quem tem crianças a procurar alternativas mais suaves nas zonas de brincar, por exemplo. Outra desvantagem é que, uma vez molhados, são bastante escorregadios, representando um enorme perigo para quem passa.
Apesar de duros, também são delicados, podendo estar sujeitos a romper ou quebrar derivado a algum embate.
Piso de madeira: Vantagens e desvantagens
Considerado um material nobre, a madeira é também um clássico que nunca sai de moda. Razões mais do que suficientes para que seja tão usada no revestimento de pavimentos, mas vamos agora às principais vantagens e desvantagens da madeira.
Vantagens de um piso de madeira
Começamos já por apontar a variedade de pisos de madeira, (além dos tons, já que podem ser mais claros ou escuros) pelos quais pode optar:
-
Pisos de madeira rústica
-
Pisos de madeira maciça
-
Pisos de madeira com tábuas de diferentes espessuras.
-
Piso de madeira deck (a melhor opção para os exteriores, pois é mais resistente)
Em termos de isolamento, a madeira é um material que conserva bem as temperaturas interiores, sendo talvez por isso, um material muito associado ao conforto e aconchego. Não é à toa que os pisos de madeira são tão comuns nas salas ou nos quartos da casa.
Por serem hipoalergénicos e 100% naturais, os pisos de madeira são perfeitos para quem sofre com alergias ou problemas de respiração.
Apesar de necessitarem de uma manutenção regular, quando bem cuidados, duram anos - séculos até! Além disso, são muito fáceis de limpar, o que é sempre uma vantagem!
Desvantagens de um piso de madeira
Um dos maiores incidentes da madeira é, de facto, o seu preço. Trata-se de um material nobre e 100% natural, o que acaba por justificar. Porém, leva muitas pessoas a procurarem outras alternativas.
Além disso, como referimos, para durar, tem de haver um trabalho de manutenção, com trabalhos como encerar ou afagar a madeira, implicando sempre um custo extra na hora de manter aquele aspecto mais brilhante e vivo da madeira.
Por ser mais sensível à humidade e poder ser facilmente consumida pelo fogo, não é o material mais indicado para uma cozinha ou para uma casa de banho. Se tem um piso de madeira, evitar derramar líquidos é quase uma missão.
Agora que já conhece as principais vantagens e desvantagens dos pisos de madeira e cerâmica, já pode fazer a sua escolha. Qual vai escolher?