Na hora de decidir se quer uma mesa de jantar redonda, retangular ou quadrada, o ideal será considerar aspectos como as características da divisão onde ficará a mesa, mas também o uso que lhe fará. Igualmente importante na hora de escolher o formato da mesa de jantar, é ter em conta o número de pessoas que se sentam à mesa. Sobre este ponto, recordamos-lhe que pode sempre optar por uma mesa desdobrável, assim não precisa de ficar com algo demasiado grande, só porque, de vez em quando, vem toda a família comer!
Mas vamos por partes. Aliás, por mesas: confira as melhores opções para cada ambiente e estilo!
Neste artigo
Mesas de jantar redonda
Uma mesa de jantar redonda é sempre uma opção mais moderna e flexível numa divisão. Em termos de estilo, a verdade é que combina com qualquer um. Em termos de vantagens, são muitas!
Para começar, permite aos convidados estarem cara a cara e promover a interação entre todos os que estão à mesa. E a velha máxima do “onde comem dois, comem três" aplica-se bem às mesas redondas, pois basta encostar os convidados um pouco mais. Também permite uma maior fluidez, o que é sempre apreciado, seja porque além se levanta para ir à casa de banho, para ir buscar um prato à cozinha ou para (se) servir.
Para uma divisão pequena, esta pode ser, sem dúvida, uma boa opção. Inclusive, opte por uma mesa redonda com um único pé (no centro) e, assim, poderá arrumar com maior facilidade, as cadeiras/bancos, não tirando espaço ao resto da divisão.
O seu maior inconveniente é que quando são muito grandes, acaba por ficar muito espaço livre no centro e também entre as pessoas, perdendo, assim, o seu caráter mais intimista. Além disso, também não são aconselhadas para divisões pequenas. Uma vez que não as pode encostar à mesa, acabarão por ocupar demasiado espaço.
Por isso, se é verdade que num casamento e em eventos são uma boa opção, o ideal (em casa) é optar pelas mesas redondas que permitam sentar entre quatro a seis pessoas.
- Dica habitissimo: Se optar por uma mesa de jantar redonda, compre um centro de mesa rotativo para servir a comida. Não deixe de ser um detalhe diferente e criativo, que é ao mesmo tempo muito prático, pois permite que todos tenham acesso à comida de forma simples e comida.
Mesa de jantar rectangular:
Existe a ideia (errada) de associar as mesas retangulares a uma decoração mais austera ou conservadora. Algo que hoje em dia não faz sentido, tal não é a grande variedade de estilos e formatos existentes, basta a escolha de uma cor mais clara ou optar por um modelo de pernas mais abertas, por exemplo, para conseguir um efeito mais dinâmico. Recorde-se que quando falamos de decoração um móvel, por si só, não cria, nem limita um estilo. Todos os elementos contam!
O bom das mesas de jantar rectangulares é que podem ser usadas para marcar um espaço, podendo até delimitá́-lo sem ser preciso criar uma divisória.
Tem ainda a vantagem de proporcionar dois lugares de destaque à mesa, destinados a quem se sentar nos extremos. E apesar de ser um formato clássico, existem vários modelos, para todos os gostos!
- Dica habitissimo: Se optar por uma mesa de jantar retangular, escolha para os extremos da mesa duas cadeiras diferentes. Contudo, lembre-se que estas devem combinar na mesma com as outras cadeiras da mesa. Ou seja, tem de haver coerência, no que toca ao estilo!
Mesa de jantar quadrada:
De uma forma geral, as características de uma mesa de jantar quadrada assemelha-se muito às de uma retangular.
A maior diferença é mesmo não apresentar os dois lugares de destaque nos extremos, o que acaba por propiciar um ambiente mais intimista.
São também uma excelente opção para salas pequenas, já que as pode encostar à problema, sem perder o charme. Além disso, se precisar de mais lugares, pode conjugá-la facilmente com outras mesas, juntando-as.
E se quiser dar uma sensação de que a mesa é maior, pode sempre usar um espelho. Outro truque é colocar a mesa junto à janela. Será, certamente, uma refeição mais agradável!
- Dica habitissimo: Se procura uma mesa para a sua casa, por que não mandar fazer uma mesa por medida? Desta forma, tirará o melhor partido da divisão, não correndo o risco de ter algo nem demasiado grande ou pequeno. E, sim, talvez a sua mesa até acabe por não ser quadrada, mas certamente será bem ajustada às suas necessidades e única no mundo!