Veja como dar um efeito envelhecido aos móveis para lhes dar aquele toque elegante e charmoso que tanto aprecia. Esta tendência é uma forma mais sustentável de encarar a decoração, uma vez que lhe permite reaproveitar móveis e objetos antigos que já não gosta ou que, pelo seu estado, já não são tão bonitos. Porém, a questão é: e quanto ao potencial, ele ainda existe?
Existem várias técnicas para transformar móveis. Porém, hoje, o nosso foco será em como dar um efeito envelhecido aos seus moveis. E, atenção, não confunda velho com envelhecido. O efeito envelhecido é uma forma de renovar móveis desgastados, dando-lhes um ar mais sofisticado, elegante e cheio de personalidade. Aprenda como o fazer de forma simples.
Neste artigo
- Como envelhecer móveis com spray e cera passo a passo:
- Técnicas de envelhecimento clássico dos móveis

1. Dar um efeito envelhecido com ointura em spray e cera
Esta técnica, embora pouco comum, funciona muito bem graças aos novos sprays que permitem uma aplicação mais limpa e precisa. Trata-se de uma excelente opção para envelhecer molduras de resina e pequenas cómodas. Aponte os materiais que vai precisar de:
-
Tinta metalizada dourada
-
Spray de cor marfim
-
Cera incolor para móveis
-
Álcool etílico
-
Papel de cozinha
-
Pincéis pequenos
-
Pano de algodão
Como envelhecer móveis com spray e cera passo a passo:
-
Limpe o móvel com um pano embebido em álcool.
-
Pinte com tinta dourada e deixe secar.
-
Depois, passe cera nas áreas que deseja envelhecer (como os cantos, as molduras ou imperfeições que quer destacar).
-
Pulverize com um spray de cor marfim. Faça-o em movimentos rápidos para evitar pingos.
-
Após secar bem, passe o papel de cozinha sobre as zonas com cera para remover a tinta, criando, assim, o deseja efeito envelhecido.

Técnicas de envelhecimento clássico dos móveis
Trata-se do método mais tradicional e adequado para qualquer tipo de móvel, incluindo os de madeira pré-fabricada (tipo os do IKEA). Este processo de envelhecimento dos móveis envolve duas camadas de cor: uma base (pode ser a cor original) e uma camada superior que será desgastada para criar o efeito envelhecido. Para isso, vai precisar:
-
Tinta plástica
-
Selador (tapaporos)
-
Corante para madeira
-
Betume da judeia
-
Lixa fina
-
Verniz mate
-
Goma-laca
-
Pano e algodão
Como dar um efeito envelhecido aos móveis passo a passo:
-
Limpe o móvel e remova acessórios (puxadores, parafusos, etc). Se for preciso, retire a tinta antiga com decapante e lixe a superfície.
-
Passe o corante de madeira.
-
Quando este secar, passe a goma-laca para fixar bem. Se optar por uma cor diferente, use um selador e depois a tinta plástica.
-
Após secar, lixe de forma irregular (especialmente nos cantos e nas molduras) para revelar a camada base.
-
Aplique betume da Judeia com um pano, retirando o excesso para conseguir um efeito rústico.
-
Por fim, passe com verniz mate incolor para proteger o móvel.

Outras técnicas para móveis com efeito envelhecido
Além das técnicas acima, o Chalk Paint é outra opção muito popular. Aqui usam-se cores de base de giz para obter um toque vintage.
A verdade é que existem várias formas de transformar móveis e objetos antigos em peças únicas e com charme renovado. Escolha a técnica que mais combina com o seu estilo e dê uma nova vida aos seus móveis.