É a sua primeira mudança de casa? Imaginamos que deva estar a sentir um misto de emoções: entre a excitação da mudança e do novo e a ansiedade das mudanças, este é mesmo um momento delicado na vida de uma pessoa. Por isso mesmo, esperamos que com as dicas lhe consigamos ajudar a colocar ordem no caos e, especialmente, a manter tudo sob controle! Vamos a isto?
Neste artigo
- 10 Conselhos para a sua primeira mudança de casa
- 1. Estabelecer um orçamento para a mudança de casa
- 2. Faça um ou inventário do que precisa na casa nova
- 3. Alinhar datas e calendários
- 4. O que vai precisar para fazer a mudança para a casa nova
- 5. Diga adeus ao que não usa
- 6. Como transportar os objetos
- 7. A importância de rotular
- 8. No camião
- 9. Na casa nova
- 10. Não se esqueça das burocracias
10 Conselhos para a sua primeira mudança de casa
Apesar de hoje em dia já existirem empresas que realizam mudanças, cuidando de todas as fases do processo, a verdade é que este nunca é um processo fácil! Para melhor se orientar, preparamos-lhe preciosos conselhos que lhe facilitarão este processo.
1. Estabelecer um orçamento para a mudança de casa
Determinar um orçamento vai-lhe permitir traçar um plano em conformidade. Se tem orçamento para conseguir uma empresa que até faça aquelas partes mais chatas por si - arrumar, empacotar, etc. - óptimo, caso contrário, defina prioridades. Possivelmente, fará mais sentido gastar dinheiro no transporte (sobretudo quando se tratam de mudanças internacionais de residencia) ou no transporte. Assim sendo, contacte diretas empresas e analisa orçamentos, pode até pedir orçamentos para diferentes serviços:
-
Embalagem de pertences:
-
Desembalagem;
-
Transporte;
-
Descida/subida de moveis (importante quando tem itens pesados a transportar ou quando não há elevadores e/ou escadas para subir),
-
Arrumação;
-
Etc.
2. Faça um ou inventário do que precisa na casa nova
Numa primeira mudança, as listas são grandes aliados. Liste tudo o que vai precisar na nova casa, assim como aquilo que de levará consigo. As listas são também úteis para depois, para saber tudo o que trouxe e onde está, mas sobre isso, falamos-lhe mais à frente.
3. Alinhar datas e calendários
Para organizar tudo, confira quando pode entrar na nova casa e alinhe as datas com os serviços de mudanças que vai contratar. Perto do dia, umas 2 semanas antes, comece a tratar de tudo, aproveitando o seu tempo ao máximo. Evite procrastinar w deixar tudo para os últimos dias - o stress não é bom aliado!
4. O que vai precisar para fazer a mudança para a casa nova
Antes de avançarmos, pode anotar tudo o que vai precisar para fazer a mudança:
-
Caixas de papelão
-
Plástico bolha
-
Fita cola ou adesivo
-
Etiquetas
-
Mantas velhas para objetos mais delicados, como espelhos ou quadros
5. Diga adeus ao que não usa
Uma mudança para uma casa nova é o momento perfeito para se livrar de tudo o que não precisa, nem usa mais! Atreva-se a destralhar a casa e seja realista quanto ao que realmente precisa e usa. De resto, lembre-se que o caminho não tem de ser o lixo: pode sempre vender, doar ou dar a amigos.
6. Como transportar os objetos
Acondicionar bem móveis, pertences, roupas e acessórios é fundamental para evitar que se estraguem ou saiam danificados neste processo. Só assim, pode garantir que chegam ao destino em condições.
Obviamente que você pode fazê-lo, mas como dissemos antes, vale a pena conferir quanto cobra uma empresa de mudanças. É que, por vezes, acaba por compensar, sobretudo porque o custo dos materiais é assumido por eles, já que as vão reutilizando de outras mudanças de casa.
7. A importância de rotular
No processo de embalar, aconselhamos-lhe, em cada caixa, anotar o seu conteúdo, assim como para que divisão da nova casa irão.
Outra dica útil para uma mudança será numerar as caixas. Deste modo, pode facilmente assegurar-se que chegou tudo à nova morada e é também uma boa forma de ferir todo o processo com a empresa que contratar. Lembra-se ainda de colocar avisos e/ou etiquetas com a palavra FRÁGIL nas caixas que contêm objetos mais delicados.
8. No camião
Se contratou um serviço de mudança, pode pular esta fase. Estes profissionais sabem bem como organizar o interior dos veículos, de modo a que seu conteúdo ocupe o mínimo de espaço possível e tudo chegue em bom estado.
Caso contrário, aconselhamos-lhe a planear cuidadosamente todo o layout. Quanto mais coisas consegue levar, menos viagens terá de fazer. Não se esqueça de estabilizar bem as caixas e os pertences, de modo a evitar que se movam, causando problemas ou acidentes durante a viagem
9. Na casa nova
Num processo de mudança de casa, não é só na casa antiga que há trabalho a ser feito. Aconselhamos-lhe também a preparar a nova casa para si e para as novas coisas. Nesse sentido, vale muito a pena investir numa pintura de interior, cuidando também das paredes e de outros cuidados de reparação e/ou manutenção que a nova casa precise. Nesse sentido, verifique se não há humidade ou manchas. Se houver, elimine-os e pintando essas áreas com uma tinta específica.
Aproveite ainda para uma limpeza profunda, dos armários, mas também dos tectos, prateleiras, etc. Com a casa vazia é muito mais fácil levar a cabo estes serviços. Deste modo, quando entra na casa, pode-se dedicar a arrumar as suas coisas.
10. Não se esqueça das burocracias
Feita a mudança, há sempre algumas coisas para cuidar! Posto isto, não se esqueça de informar todos sobre a sua mudança de morada. E por todos dizemos os que lhe são mais próximos, mas também serviços como o banco ou às finanças,.
Nos primeiros meses, vá à casa antiga para ver se ainda lhe chega algum correio e assegure-se que todos os assuntos e burocracias ficam fechadas - como a gestão de condomínio, cancelamentos de contratos, contas por pagar, entre outros exemplos.
Feita a primeira mudança de casa, só nos resta desejar-lhe as maiores felicidades na sua nova casa! Que seja um novo período cheio de muitas alegrias!