Aproveite que vem aí uma nova estação, para organizar o roupeiro. Nesse sentido, apresentamos-lhe 10 sugestões - e se tiver alguma dica de organização mais, partilhe-a connosco!
Neste artigo
- 1. Deitar fora o que não usa
- 2. Acessórios extras
- 3. Acessibilidade
- 4. Criar uma zona para a roupa da estação
- 5. Organizar a roupa por cores, estilos,...
- 6. Usar etiquetas
- 7. A importância de dobrar (bem) a roupa
- 8. Respeite as exigências de cada peça
- 9. Contratar um serviço de organização
- 10. Fazer um roupeiro à medida
1. Deitar fora o que não usa
Nenhuma organização de roupeiro pode começar, sem o inevitável: destralhar. Sim, falamos em deitar fora. Aliás, oferecer/doar! Pense que outras pessoas poderão usar e aproveitar aquela camisola que não usa há quatro anos ou aqueles sapatos que, apesar de lindos, tanto lhe magoam os pés.
Para esta tarefa, a nossa dica é: muna-se de espírito pragmático! Outra opção é estabelecer uma regra antes de começar. Por exemplo, se não usa aquele item há mais de dois anos, ofereça-o. Ou então, siga o lema da Marie Kondo: se não lhe der alegria, já não tem espaço no roupeiro! Feito este primeiro passo, verá como organizar a roupa no roupeiro será bem mais fácil!
2. Acessórios extras
Antes de arregaçar as mangas, assegure-se que tem todos os itens que precisa, como cruzetas suficientes, por exemplo. Além disso, considere usar outros objetos que lhe podem ajudar a organizar o guarda-fatos. Aqui ficam algumas ideias:
- Caixas e cestos
- Cruzetas com pregas
- Sapateira
- Cómoda ou outro móvel com gavetas
- Etc.
Hoje em dia, basta uma pesquisa rápida online ou nas lojas da especialidade, para encontrar um sem fim de acessórios de organização, para complementar o guarda-roupa, tornando-o mais funcional. Deste modo, conseguirá otimizar o espaço e, assim, guardar mais coisas. Alias, esta dica é óptima para organizar roupeiros pequenos ou tem espaço limitado.
Além disso, pode sempre aproveitar para reutilizar velhas mobílias e até pôr em prática os seus dotes para trabalhos manuais, criando pequenos projetos de arrumação para o roupeiro.
3. Acessibilidade
Apesar de lindo, de certeza que não usa aquele vestido que levou ao casamento da sua prima todos os dias, nem o smoking, certo? Assim sendo, facilite o acesso à roupa que usa com mais frequência, deixando para os cantos mais altos (ou baixos) a roupa que usa menos. Assegure-se que ao organizar o roupeiro deixa tudo o que precisa à mão de semear.
4. Criar uma zona para a roupa da estação
No seu roupeiro, reserve uma área para a roupa da estação. Se no verão, pode arrumar ali os casacos e cachecóis; no inverno, reserve aquele espaço para os fatos de banho e calções. Deste modo, apenas tem acesso fácil àquilo que realmente precisa, sendo também mais fácil encontrar o que procura.
Outra vantagem é que quando mudar a estação não terá de organizar o roupeiro novamente. Ou seja, terá de mover algumas peças-chave.
5. Organizar a roupa por cores, estilos,...
Além de visualmente agradável, a organização da roupa por cores tem outras vantagens. Sobretudo naquelas manhãs apressadas em que procura algo para combinar com aquelas calças cor de laranja!
Quanto ao estilo, pode dividir (por exemplo) duas grandes categorias: uma de roupa informal e outra para a mais formal. Mas, claro há mais opções! Aqui ficam alguns exemplos de categorias:
- Organizar a roupa por tamanhos
- Criar uma secção para a roupa de desporto
- Ter um espaço próprio para as peças mais confortáveis, que usa em casa
- Separar a roupa de dormir.
- Etc.
6. Usar etiquetas
Seja porque tem memória de peixe ou porque está a organizar um closet grande, as etiquetas são um excelente aliado para saber onde está cada coisa. Esta é uma excelente dica se tem de partilhar o guarda-fatos com outras pessoas - sobretudo, aquelas que nunca encontram nada!
7. A importância de dobrar (bem) a roupa
De nada lhe servirá todo o esforço de organizar o guarda-fatos, se depois não empregar boas práticas na hora dobrar (bem) a roupa. Aliás, iá surpreender-se com a quantidade de espaço que pode poupar ao dobrar bem uma t-shirt ou se optar por espalmar as meias, em vez de fazer a típica bola com o par enrolado entre si!
8. Respeite as exigências de cada peça
Se tem um vestido de noiva para guardar, opte por o colocar numa caixa. Se o mantiver pendurado, poderá acabar por esticar o tecido, danificando-o.
Não guarde sapatos em caixas de papel/cartão. Além de absorver os cheiros, a humidade poderá acabar por corroer as caixas, estragando-os.
Como pode ver, cada item, tem as suas “exigências” e requer cuidados próprios. Tenha isso em conta, durante a organização do guarda-roupa.
9. Contratar um serviço de organização
Acredite ou não, há cada vez mais empresas e profissionais especializados em (des)arrumação. Se ficou interessado neste tipo de serviço, encontre o melhor serviço na sua zona, através do nosso diretório. Explique bem o que quer e, logo, receberá vários orçamentos de arrumação.
10. Fazer um roupeiro à medida
Se enquanto lê este artigo, apenas consegue pensar que lhe falta espaço para colocar estas ideias em prática, deixamos-lhe uma sugestão: por que não mandar fazer um guarda-fatos à medida? Desta forma, poderá criá-lo de raiz, consoante os seus desejos e necessidades e ainda aproveitando aqueles cantos, vãos de escada ou tectos inclinados onde os armários-padrão não entram. Verá como fazer móveis por medida pode acabar por ser um investimento desses que vale bem a pena.