Uma das responsabilidades de quem tem uma empresa é pensar em como atrair novos clientes e fidelizar os que já tem, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Descubra como atrair novos clientes com as nossas dicas infalíveis:
Neste artigo
- 1. Esteja onde os seus clientes estão
- 2. Pense no que o cliente precisa
- 3. Aposte na sua presença online
- 4. Quais as vantagens para o cliente em usar a sua empresa?
- 5. Crie um relacionamento pessoal
- 6. Não desvalorize o boca-a-boca
- 7. Valorize o trabalho da sua empresa
- 8. A qualidade é importante
- 9. Seja uma figura de autoridade na área
- 10. O atendimento é importante
1. Esteja onde os seus clientes estão
Não basta ficar sentado no escritório à espera que os clientes venham ter consigo. Hoje em dia, num mundo em que vivemos constantemente rodeados de informação, é importante que a sua empresa esteja onde estão os clientes. Assim, visite feiras e eventos do setor, e faça uma aposta na internet, criando uma presença digital para o seu negócio.
2. Pense no que o cliente precisa
O que é que o seu cliente-alvo precisa? Precisa de realizar obras em casa, decorá-la, ou resolver problemas de eletricidade? Ao pensar naquilo que o seu público-alvo precisa e em como a sua empresa pode ajudar a resolver estes problemas, torna-se mais fácil para si promover o seu trabalho, de uma forma que ressoe com os clientes e os seus problemas.
3. Aposte na sua presença online
Muitas pessoas, hoje em dia, procuram uma empresa ou serviço através da internet, já que assim podem ver trabalhos anteriores e opiniões de outros clientes, para tomarem uma decisão mais informada. Assim, procure utilizar uma plataforma que faça a ponte entre os seus serviços e potenciais clientes (como o habitissimo) e tenha uma presença ativa nas redes sociais. Coloque trabalhos anteriores, peça a opinião de antigos clientes, mostre que sabe aquilo que faz.
4. Quais as vantagens para o cliente em usar a sua empresa?
O que é que o cliente ganha em escolhê-lo a si e não à concorrência? Pense naquilo que distingue os seus sevriços, seja a qualidade, a rapidez, o uso dos melhores materiais, ou outra coisa qualquer, e reformule a sua estratégia de captação de novos clientes em função disso. Torna-se mais fácil atrair alguém para os nossos serviços quando conseguimos demonstrar claramente as vantagens que oferecemos.
5. Crie um relacionamento pessoal
Um negócio não é algo impessoal, pelo contrário. Procure criar relações próximas com os seus clientes. Isto não significa que tem de ser o melhor amigo dos seus clientes, mas sim que é atencioso com eles, ouve os seus problemas, oferece soluções dentro da sua área de especialização e, de forma geral, os deixa satisfeitos, não só com o serviço mas também com a forma como foram tratados ao longo de todo o processo.
6. Não desvalorize o boca-a-boca
Podemos ter tendência a pensar que a publicidade boca-a-boca é coisa do passado, mas isso não podia estar mais longe da verdade. Uma boa recomendação feita por amigos ou familiares (ou até mesmo a boa opinião de alguém num fórum ou página da internet) podem fazer a diferença entre atrair ou não novos clientes. Assim, procure que todos os seus serviços se pautem pela qualidade e pela excelência no atendimento.
7. Valorize o trabalho da sua empresa
Podemos ter a tendência de fazer os preços mais baixos da nossa área para assim atrair mais clientes, mas isso pode ter o efeito contrário e passar a ideia de que a sua empresa não é tão profissional como parece. Valorize o seu trabalho e os seus conhecimentos e dê aos seus serviços um preço justo e competitivo. A qualidade fala por si, e a maioria das pessoas está disposta a pagar mais por um profissional conhecedor e experiente.
8. A qualidade é importante
Trabalho de qualidade é uma excelente forma de atrair novos clientes. Tenha um catálogo de trabalhos que já fez sempre consigo, para que possa mostrar a eventuais interessados, e publique fotografias dos seus projetos nas redes sociais e na sua página web. Ao ver que o seu trabalho tem qualidade e que você realmente tem a experiência e conhecimentos necessários, um eventual interessado sente-se com mais confiança em contratar os seus serviços.
9. Seja uma figura de autoridade na área
Você sabe que tem os conhecimentos e a experiência necessárias para fazer um bom trabalho. Mas se os seus clientes não o souberem também, de nada lhe vale. Por isso, procure ser reconhecido como uma figura de autoridade na sua área de negócio. Seja atenciosos quando alguém vier ter consigo com um problema e mostre aquilo que sabe numa linguagem simples e esclarecedora. Apresente soluções que resolvam os problemas do seu cliente e explique-as, para que este perceba claramente como a sua solução vai resolver o problema.
10. O atendimento é importante
Todas as fases do processo de venda são essenciais para a boa opinião do seu cliente, e isso inclui o serviço pós-venda. Seja atencioso com quem já adquiriu os seus serviços e mantenha sempre um comportamento profissional em todas as ocasiões, quer seja um novo cliente quer seja um cliente anterior que precisa de resolver um problema. Dessa forma, consegue fidelizar quem já usou os seus serviços e atrair novas pessoas. De nada adianta ser simpático durante a pré-venda e a venda e depois deixar o cliente na mão.