Podem até parecer ideias antagónicas e que não resultam bem quando combinadas umas com as outras...mas faça você mesmo o teste com algumas das sugestões e ideias de contrastes de tamanhos, cores e texturas na decoração e surpreenda-se. Vai ficar bem admirado (no bom sentido) com os resultados que vai conseguir obter...Experimente!
Neste artigo
- 1. Explosão de cor em espaço minimalista
- 2. Use e abuse de almofadas em sofá mais clean
- 3. Aposte no patchwork numa sala mais sofisticada
- 4. Sem medo de combinar cores fortes
- 5. Diferentes padrões num mesmo espaço? Sim senhor!
1. Explosão de cor em espaço minimalista
Gosta de primar pela neutralidade no que toca a decoração de sua casa, mas gostava de conseguir um elemento de diferenciação que tornasse o seu espaço verdadeiramente único e com aquela sensação de aconchego de onde não apetece sair nunca? Vamos dar-lhe uma dica: experimente incluir uma peça decorativa bem colorida e bem grande - e não se preocupe, pois não há qualquer problema em ter uma casa de estilo minimalista; muito pelo contrário, este contraste só vai fazer com que os espaços ganhem outra vida!
2. Use e abuse de almofadas em sofá mais clean
Uma outra forma de dar um ‘up’ à sua sala de estar sem ter de investir muito dinheiro ou sem ter grandes preocupações é através de uma arma tão pequena quanto poderosa: almofadas! Não tenha medo nem da quantidade nem dos padrões mais arriscados que queira colocar. Neste ponto, o importante é garantir que tem um fio condutor que harmonize a combinação: a cor (podendo variar de tom e padrão), um elemento do padrão mais ou menos semelhante ou algum outro pormenor que ‘case’ com as restantes unidades.
3. Aposte no patchwork numa sala mais sofisticada
Se achava que o patchwork só se utiliza em casas super tradicionalistas ou em casas de campo, está enganado. Este tipo de decoração tem sido, aliás, cada vez mais utilizada, inclusivamente em casas de traça moderna, precisamente para dar um toque de contraste, cor e textura ao ambiente. E os resultados são absolutamente impressionantes! Seja uma colcha, uma capa de almofada ou até mesmo um candeeiro forrado com esta técnica, acredite que vai resultar muito bem. Inspire-se em blogs decorativos ou peça mesmo recomendações a especialistas de interiores.
4. Sem medo de combinar cores fortes
Existem algumas misturas de cores que parecem improváveis à partida, mas que quando bem combinadas fazem verdadeiros espetáculos decorativos. O azul e amarelo, por exemplo, funcionam muito bem, assim como o vermelho e amarelo. O habitual preto e branco é outra das combinações que nunca fica mal. Em qualquer um dos caso, importa garantir que fora este contraste, o restante ambiente esteja neutro e com poucas distrações decorativas.
5. Diferentes padrões num mesmo espaço? Sim senhor!
Por último, uma ideia para usar e abusar do contraste de tamanhos, cores e texturas na decoração que é, na verdade, um dos grandes medos de grande parte das pessoas que quer arriscar numa decoração mais arrojada, mas que tem medo de falhar com o resultado final: misturar diferentes padrões num mesmo espaço. E para que não tenha este receio, só tem de definir bem o tema que pretende (floral, geométrico, abstrato ou outro) e a partir daí ir jogando com diferentes dimensões, tons e tamanhos! Confie nos seus próprios instintos e fique-se pelos três a quatro padrões para variar a escala: um grande, um médio e um pequeno; ou um grande e dois meios diferentes, por exemplo. Tente utilizar cores que tenham a mesma intensidade e, muito importante também, distribua os padrões uniformemente em toda a sala - se a maioria estiver em um lado da sala, todo o espaço parecerá desequilibrado.