A cozinha e a casa de banho são provavelmente os dois locais da casa onde se acumulam a maioria das bactérias e germes. Por este motivo, devem ser limpos e desinfetados o mais minuciosamente possível. Dentro destes dois locais, existem locais particularmente vulneráveis, onde os micróbios se acumulam mais e que devem ser combatidos, tais como a sanita, a pia, o frigorífico ou a bancada da cozinha. Assim, hoje vamos dizer-lhe como desinfetar a cozinha e casa de banho da melhor forma possível, com especial enfoque em 5 elementos diferentes.
Neste artigo
- A bancada: a principal fonte de sujidade na cozinha
- Limpar os utensílios alimentares após cada utilização
- A máquina de lavar: longe das bactérias e dos bolores
- Manter um lavatório limpo e desinfetado
- A sanita deve ser limpa frequentemente
A bancada: a principal fonte de sujidade na cozinha
Nem tudo o que reluz é ouro: embora, por vezes, vejamos coisas que podem parecer limpas, tenha cuidado - será que o sítio está mesmo limpo? Um desses lugares "enganadores" é a bancada da cozinha, onde partimos a comida, onde entornamos molho de tomate ao servir um prato, onde colocamos coisas no balcão que deixam resíduos... E depois limpamo-lo com um pano, mas será que desinfetamos corretamente a bancada?
A bancada é o local da cozinha que acumula mais microrganismos, pelo que devemos ter especial cuidado em desinfetá-la, especialmente quando a usamos para colocar ou preparar alimentos crus que vamos comer (tais como alface, tomate...). Assim, não há outra escolha senão limpar a bancada após cada utilização com um bom desinfetante ou água, um pano e sabão.
Limpar os utensílios alimentares após cada utilização
Esperamos que não seja uma daquelas pessoas que usa a mesma faca para cortar o frango e depois preparar a salada. Se o fizer, está a cometer um grande erro, porque pode estar a transferir microrganismos de um alimento para outro. Também se pode obter o que se chama "contaminação cruzada" quando se usa o misturador ou ralador com diferentes alimentos....
Aqui tem de ser muito cuidadoso e limpar todos os utensílios com sabão neutro ou algum outro desinfetante após a sua utilização. E depois secá-los e, se possível, verificar muito frequentemente os panos de cozinha, pois os que usamos para secar ficam húmidos, algo que encoraja mais microrganismos a sair.
A máquina de lavar: longe das bactérias e dos bolores
A fim de manter a sua máquina de lavar livre de bactérias e bolores, temos de manter uma limpeza controlada. Se notar que as suas roupas não se lavam bem ou que cheiram mal, é porque o interior da máquina de lavar tem um mecanismo entupido e, portanto, deve limpá-la. Verifique bem o tambor e algumas vezes por ano, execute um longo programa a 60º com um pouco de bicarbonato: verá como o mau cheiro desaparece completamente.
Verifique também a borracha do tambor, uma vez que assume frequentemente uma cor preta muito feia - isto porque, pouco a pouco, vai-se acumulando algum bolor. Mas sem dúvida, outra coisa que não é feita com muita frequência e que deve ser feita é limpar o filtro da máquina de lavar. É muito simples de fazer: primeiro tem de remover os restos de água que permanecem no tanque e depois remover o filtro e colocá-lo debaixo da torneira com água e sabão. Se o fizer como manutenção de rotina, a sua máquina de lavar roupa estará em perfeitas condições durante muito mais tempo.
Manter um lavatório limpo e desinfetado
O lavatório é algo que usamos todos os dias: para lavar as mãos depois de estarmos no exterior, os nossos dentes, o nosso rosto... e todos os vestígios de sabão e sujidade ou pasta de dentes permanecem lá, quase invisíveis aos nossos olhos. O lavatório é algo que deve ser limpo todos os dias, pelo menos uma vez por dia, e mais profundamente uma vez por semana.
A primeira coisa a fazer é remover qualquer resíduo que possa estar presente e depois, com um pano e um sabão desinfetante (ou mesmo lixívia) passá-lo por todo o lavatório, removendo o dreno e limpando tudo em profundidade. As torneiras são outro ponto-chave quando se trata de desinfetar um lavatório. E claro, toalhas, que devem ser trocadas de 3 em 3 dias, pois captam humidade e sujidade muito facilmente.
A sanita deve ser limpa frequentemente
Tal como o lavatório, a sanita deve ser desinfetada frequentemente porque a usamos todos os dias, e especialmente se tivermos crianças em casa, já que a sanita tende a ficar manchada com mais frequência. Recomenda-se a utilização de um poderoso desinfetante ou mesmo de lixívia e deixá-lo atuar durante alguns minutos.
Recomendamos sempre a utilização de água quente para melhorar a desinfeção. Muitas pessoas usam um pano para chegar a todos os cantos, mas este utensílio já contém muitas bactérias, por isso recomendamos a utilização de uma escova de cabo comprido para chegar a todos os cantos, e que a uses apenas para limpar a sanita.