Cada vez mais, os pisos radiantes são uma solução utilizada para aquecer as casas. No entanto, como a solução ainda não se encontra amplamente difundida, surgem por vezes dúvidas sobre o que é o piso radiante e quais são as suas vantagens. Para ajudar, deixamos-lhe aqui um pequeno guia:
Neste artigo
- O que é o piso radiante?
- Onde pode ser usado o piso radiante?
- Que tipos de piso radiante existem?
- Quais são as vantagens do piso radiante?
O que é o piso radiante?
O piso radiante é uma solução de aquecimento instalada por baixo do piso de uma dada divisão, o que permite aquecer o ambiente de baixo para cima. O piso radiante contribui para o aquecimento em sua casa e permite ao mesmo tempo aquecer o pavimento. Ao contrário de outras soluções de aquecimento, com o piso radiante o ar quente mantém-se principalmente em baixo, e não ao nível do teto.
Onde pode ser usado o piso radiante?
O sistema pode ser usado em qualquer tipo de pavimento e em qualquer tipo de construção. Assim, qualquer divisão da sua casa é uma boa candidata à instalação de piso radiante. Há que ter em conta, no entanto, que o sistema é mais eficiente em pavimentos de cerâmica, pedra e em piso flutuante, e que a instalação numa casa já construída envolve algumas obras, já que o piso tem de ser retirado para se instalar o sistema de aquecimento.
Que tipos de piso radiante existem?
Existem dois tipos de piso radiante: o hidráulico e o elétrico. No primeiro, o sistema é feito de tubagens por onde circula água quente. O piso radiante hidráulico pode ser usado em qualquer tipo de pavimento, mas é mais eficiente em pisos de cerâmica e de pedra, e menos eficiente em chão de madeira. Deverá também ser colocado um bom isolamento por baixo do sistema, para impedir que o calor se escape para a laje por baixo. É uma solução um pouco mais barata, com um preço de instalação de cerca de 45€ por m2. Já o piso radiante elétrico é feito de cabos embutidos em argamassa ou betão, devidamente isolados. Tal como o hidráulico, pode ser usada em qualquer tipo de piso, mas é mais eficiente em cerâmica e pedra e menos em madeira. O sistema deve igualmente estar bem isolado para evitar perdas de calor por baixo. O custo de instalação é que é ligeiramente superior, rondando os 55€ por m2.
Quais são as vantagens do piso radiante?
Um piso radiante traz diversas vantagens. Entre elas, podemos destacar:
· Um piso radiante precisa de menos energia para aquecer a água. Ao contrário do que acontece noutros sistemas de aquecimento, a água apenas tem de estar entre 35 e 40ºC, quase metade das outras soluções.
· O sistema permite-lhe economizar 10 a 20% do consumo normal de outros sistemas mais conhecidos, como os radiadores.
· É compatível com o uso de fontes de energia renováveis, sendo um dos sistemas que mais respeita o ambiente. As fontes de energia mais comummente utilizadas são os painéis fotovoltaicos.
· Este sistema não condiciona o espaço interior que tem disponível em sua casa, o que lhe permite ganhar mais espaço e faz com que o piso radiante possa ser instalado em qualquer divisão, mesmo na mais pequena.
· Através do piso radiante, é também possível arrefecer o ambiente, sendo uma boa alternativa ao ar condicionado e aos ventiladores.
· O calor é distribuído de forma mais uniforme. Ao contrário do que acontece noutros tipos de aquecimento, o ar quente mantém-se mais próximo do chão, o que permite uma temperatura mais estável em sua casa.
há 3 anos
So falaram nas coisas boas sera que nao tem nenhumas contra indicaçoes?
há 3 anos
Olá Natália! Efetivamente, este artigo é sobre as vantagens do piso radiante. Se quiser saber mais sobre esta forma de aquecimento, deixamos-lhe como sugestão este artigo:
www.habitissimo.pt/orcamentos/instalacao-de-piso-radiante
Muito obrigado,
Equipa Habitissimo
há 2 anos
A principal desvantagem é o consumo de electricidade/gás que é elevadissimo.