O quarto é um espaço de relaxamento, o local onde descansamos no final de um longo dia e recuperamos energias para o dia seguinte. E, como a cor afeta o nosso estado de espírito, existem cores que são mais adequadas que outras para ter neste local da sua casa. Mostramos-lhe quais são as melhores (e piores) cores para pintar o quarto:
Neste artigo
- Azul para pintar o seu quarto
- Pintar o quarto de tons cinzento
- Dormitório com pintura tons castanhos
- Branco, o clássico para pintar o quarto
- Pintar o quarto com tons de verde
- E as piores cores para pintar um quarto são...
Azul para pintar o seu quarto
O azul é uma cor fria, mas que ao mesmo tempo nos transmite uma sensação de tranquilidade e paz. É, portanto, uma excelente cor para pintar o quarto, seja qual for a tonalidade. Os azuis mais escuros ajudam a criar uma sensação mais aconchegante no espaço, mas os azuis mais claros trazem mais luminosidade ao seu quarto e promovem uma sensação de maior leveza.
Pintar o quarto de tons cinzento
Esta é uma cor neutra, que se conjuga bem com outras tonalidades na decoração, e que por isso tem sido cada vez mais escolhida para ser usada em quartos. Esta cor permite-lhe mudar a decoração do quarto sem nunca perder a elegância, por combinar tão bem com outras tonalidades. Além disso, ajuda a criar um quarto bastante acolhedor e atrativo.
Veja também: Diga-nos que piso tem e dir-lhe-emos de que cor pintar as paredes
Dormitório com pintura tons castanhos
Esta é uma cor quente, que nos transmite uma sensação de calma e de paz. Para além de combinar bem com outras cores, especialmente as mais quentes, pode ser encontrada numa variedade de tons, que ajudam a trazer ao seu quarto a sensação pretendida. Os castanhos ajudam a tornar o ambiente mais interessante, sem, no entanto, pesarem muito visualmente.
Branco, o clássico para pintar o quarto
É uma cor clássica, mas isso acontece por alguma razão. Afinal, transmite uma sensação de limpeza e de luminosidade que fica muito bem em qualquer divisão da casa, e é muito fácil de combinar com qualquer estilo decorativo. No quarto, ajuda a promover o relaxamento e a calma, especialmente se escolher uma tonalidade mais creme.
Pintar o quarto com tons de verde
É uma cor que ajuda a criar ambientes modernos e muito interessantes, mas que ao mesmo tempo promove uma sensação de relaxamento e de contacto com a natureza. Seja qual for a tonalidade escolhida, da mais clara à mais escura, pintar o quarto em tons de verde é sempre interessante e muito apelativo, promovendo a calma e uma boa noite de sono.
Pode interessar: Outono: Uma boa altura para pintar o interior da casa
E as piores cores para pintar um quarto são...
Algumas cores não combinam tão bem com o relaxamento e a tranquilidade, por nos transmitirem sensações mais fortes. Assim, procure evitar os seguintes tons, quando estiver a pensar pintar o quarto:
-
Vermelho - é uma cor forte e que nos transmite energia, o que não é adequado para uma boa noite de sono.
-
Roxo – esta cor está associada a noites mais mal dormidas, por nos transmitir uma sensação mais pesada.
-
Amarelo – esta cor é estimulante, o que não combina muito bem com uma boa noite de sono profundo.
-
Laranja - É uma cor que nos estimula mentalmente, o que se pode traduzir numa menor qualidade de sono.
No geral, ao pintar o quarto, procure seguir a regra de que as cores demasiado estimulantes devem ser deixadas fora do quarto, e opte sempre por tintas lisas em detrimento de acabamentos brilhantes, para assim conseguir um quarto acolhedor e que promove uma boa noite de sono.