Uma paleta de cor para a casa vai ajudá-lo a conseguir uma decoração mais uniforme em todo o espaço, sem que tenha que abdicar da personalidade individual de cada ambiente. Mas será que criar uma paleta de cores na decoração é muito difícil? Neste artigo, mostramos-lhe o que deve ter me conta para o conseguir, sem grandes problemas e com muita diversão à mistura. Afinal, “brincar” com as cores é divertido!
Neste artigo
- Qual é a sensação que pretende transmitir com a paleta de cores?
- Qual é o estilo decorativo que pretende seguir?
- Pense no tamanho do espaço para definir a paleta de cores
- Não escolha demasiadas cores
- Brinque com as cores da paleta
Qual é a sensação que pretende transmitir com a paleta de cores?
Antes de pensar nas cores que deseja usar na sua paleta de cores para a casa, pense na sensação que quer que cada divisão transmita, e na sensação geral que deseja para a sua casa. Por exemplo, poderá querer que o quarto seja uma zona mais tranquila, e que a sala de estar seja um pouco mais vivaz, apesar de querer que a sua casa seja, no geral, um local relaxante. Sabendo isto, poderá escolher algumas cores neutras, que possam ser usadas em todas as divisões e depois complementadas com outras cores mais fortes que ajudem a transmitir a sensação específica de cada divisão da sua casa.
Veja também: As melhores e as piores cores para pintar a sua cozinha
Qual é o estilo decorativo que pretende seguir?
O estilo decorativo da sua eleição pode também ser uma grande ajuda na hora de definir uma paleta de cores para a sua casa. Assim, caso pretenda algo mais minimalista, os brancos e os cinzas são opções a ter em conta. Por sua vez, se preferir um estilo decorativo mais boho, os tons quentes, como o amarelo, laranja e vermelho são imprescindíveis. Portanto, pense bem nos estilos de decoração pelos quais se sente mais atraído e em quais são as cores que são mais comummente usadas dentro desses mesmos estilos, e conseguirá uma boa fonte de inspiração para a sua casa.
Pense no tamanho do espaço para definir a paleta de cores
Já há muito que se conhece a influência das cores no tamanho de um espaço, com alguns tons a tornarem-no visualmente menor e outros a torná-lo visualmente maior. Regra geral, as cores mais claras são perfeitas para os espaços mais pequenos, já que ajudam a espalhar a luz natural e a tornar o local maior em termos visuais. Por sua vez, os tons mais escuros podem ser uma boa escolha para divisões maiores, já que lhes dão personalidade sem os encolher demasiado visualmente. É claro que pode alterar estas regras consoante a sua vontade e os seus gostos, mas é sempre bom ter em mente o tamanho de cada divisão ao escolher a paleta de cores para a sua casa.
Não escolha demasiadas cores
Não existe nenhum limite de cores que pode usar na decoração da sua casa, mas é sempre bom usar o bom senso e evitar demasiadas cores, sob pena de a decoração se tornar demasiado confusa. Procure escolher quatro ou cinco cores diferentes que se complementem, para conseguir uma decoração mais equilibrada e apelativa. Estas cinca cores deverão ser escolhidas tendo em conta os pontos anteriores, para um melhor resultado.
Pense nisto desta forma: a primeira cor será a base da divisão, tendo geralmente um tom neutro, como o branco ou cinza. A segunda cor será um destaque em relação à primeira, embora costume ser neutra, e é usada em locais como sofás, tapetes ou cortinas. A terceira cor será o destaque maior, podendo aparecer em algumas paredes ou em coisas como mantas, vasos e almofadas. Por fim, a quarta e quinta cor (se existir) serão pequenos apontamentos contrastantes, mas mais discretos, que ajudam a dar mais personalidade à sala.
Brinque com as cores da paleta
Para montar uma paleta de cores para a casa, terá que pensar em cores que se complementam e em cores contrastantes, para dar os últimos toques de personalidade ao local. Para ajudar nessa tarefa, pode encontrar várias ferramentas online, que lhe permitem ver quais são as cores contrastantes ou complementares de um determinado tom, o que lhe permite brincar mais com a decoração da sua casa e testar algumas das suas ideias antes de partir para a decoração definitiva do local. Algumas das ferramentas mais populares são o Paleta de Cores, Adobe e Canva.
Também poderá pedir ajuda à profissionais de decoração e remodelações de casas. Encontre o que procura no nosso diretório de empresas.