São maravilhosas. São pitorescas. São únicas e com características inconfundíveis e conferem um encanto especial onde quer que estejam situadas. Assim se definem as casas portuguesas tradicionais, que inspiram e apaixonam qualquer um e que estão espalhadas um pouco por toda a parte, de Norte a Sul do país.
Fique connosco e acompanhe a nossa viagem por tudo aquilo que transforma uma construção numa casa tradicional portuguesa...com certeza!
Neste artigo
- #2. Casinhas às riscas como nunca viu
- #3. Casas de xisto
- #4. Azulejos únicos
- #5. Casas ribeirinhas singulares
- #7. Casas em becos medievais
#1. Varandas com charme
Muito típicas e comuns em zonas mais históricas e antigas de Portugal, estão outro tipo de casas portuguesas tradicionais que inspiram. Neste caso, o que é que as distingue? As suas varandas, tão pequenas quanto charmosas. Muitas delas nem sequer dão a possibilidade de se ‘entrar’ nas mesmas - ou seja, têm ali uma estrutura na fachada em forma de varanda, mas que na verdade não cumpre o objetivo funcional - apenas o estético. E que bem que o cumpre!
#2. Casinhas às riscas como nunca viu
Se não conhece este tipo de casas portuguesas tradicionais que inspiram, a partir de hoje a sua vida nunca mais vai ser a mesma! Elas valem tanto a pena uma visita e são muito comuns na zona da Costa Nova, em Aveiro. Ao chegar a esta zona vai assistir a um fabuloso fenómeno: casinhas brancas com listas amarelas, azuis ou verdes, em algumas horizontais e noutras verticais. E o efeito tem tanto de casas tradicional como de impactante e maravilhoso! E se inicialmente elas foram criadas apenas para os pescadores guardarem os seus materiais, hoje em dia algumas são verdadeiras casas de charme.
#3. Casas de xisto
Praticamente únicas, estas casas portuguesas tradicionais que inspiram são chamadas de casas de xisto porque são, efetivamente, construídas com base no xisto. Inicialmente surgiram como forma de pessoas menos abastadas construírem as suas casas, mas hoje é já considerado património e legado da nossa cultura! A verdade é que uma casa que pode parecer ‘primitiva’, ela traduz na verdade um grande engenho arquitetónico e que marca a diferença.
#4. Azulejos únicos
Não só marcam a essência da cultura portuguesa como são tão lindos que ninguém fica indiferente a eles: falamos, claro está, dos azulejos portugueses. De facto, se pensarmos em casas portuguesas tradicionais, é quase imediato que nos venha à cabeça uma fachada de uma casa com o típico azulejo branco e azulado. E com jeitinho, com um conjunto de azulejos diferentes que em conjunto constroem a imagem de um santo, com o objetivo de ‘abençoar’ a casa.
#5. Casas ribeirinhas singulares
Se vive perto do Norte de Portugal, vale muito a pena dar uma saltada à zona ribeirinha da cidade do Porto. Afinal, a Invicta tem das casas portuguesas tradicionais mais míticas que poderá encontrar. Se se colocar na margem de Vila Nova de Gaia de apreciar a ribeira do Porto, rapidamente vai chegar a uma conclusão: as casas que vê são em grande parte edifícios já com alguns anos, sem conjugação de cores com as casas que os ladeiam, e bastante mais compridos e altos do que largos - e são precisamente estas características que os tornam tão únicos, especiais e, claro está, ‘instagramáveis’.
#6. Casas do Alentejo
Situadas nas extensas planícies do Alentejo, região muito árida no verão, as suas casas típicas, além de térreas, destacam-se por duas características: praticamente todas são caiadas de branco - para proteção dos fortes raios solares e manutenção de uma casa mais fresca - e uma pintura a toda a volta das janelas e voltas de uma faixa colorida - geralmente amarela ou azul - que ajuda a evitar a entrada de insetos que são atraídos pela cor branca.
#7. Casas em becos medievais
Terminamos a lista de exemplos de casas portuguesas tradicionais com um must know! Este tipo de casa tradicional encontra-se um pouco por todo o país. E é realmente um grande fator característico do urbanismo de Portugal! Basta dar um passeio por praticamente qualquer centro histórico das suas cidades e encontramos ruas bem estreitas, quase em jeito de becos, com casinhas pitorescas de ambos os lados. Fachadas em pedra, portas de madeira e muitos vasos com plantas e flores à entrada são as principais características que definem este tipo de casa. Ah, e a bandeira de Portugal no varandim, claro está!