Ter uma piscina em casa é uma autêntica loucura, mas implica preocupar-se com a sua manutenção, que não é pouca coisa. Deixá-la a descoberto todo o ano acarretará ter que investir tempo e dinheiro em colocá-la no ponto, no próximo verão. No entanto, se investir numa cobertura, não só vai economizar em água e produtos de limpeza, mas também conservará a piscina por muito mais tempo. Veja quais são as opções que existem no mercado e decida o que lhe convém mais!
Neste artigo
- Coberturas fixas: piscina para todo o ano
- Coberturas móveis ou telescópicas: praticidade e design
- Coberturas baixas e amovíveis
- Toldos de lona
- Coberturas de enrolar
- Coberturas insufláveis
- Coberturas com terraço móvel
- Piscinas com fundo móvel
Coberturas fixas: piscina para todo o ano
As coberturas fixas são aquelas cuja estrutura está fixada no solo de forma permanente e não podem ser movidos do lugar. Sim, podem ter janelas ou aberturas para o exterior, mas a estrutura não é móvel, para que não haja dúvidas. São altamente recomendadas para áreas onde o clima não permite desfrutar da piscina, sempre que se quer. E se, além disso se climatizarem, pode desfrutar de um bom mergulho durante todo o ano.
Coberturas móveis ou telescópicas: praticidade e design
As coberturas móveis são a versão mais avançada das cobertas fixas. A sua principal vantagem é que, com muito pouco esforço, pode passar a ter a piscina de totalmente coberta a totalmente aberta.
Existe uma grande variedade de modelos e preços, embora as mais características sejam as que têm uma forma semicircular, cujos módulos são móveis e se podem deslocar facilmente para abrir a cobertura até onde quer que considere apropriado ou desfrutar de uma piscina totalmente fechada com visão telescópica. Em geral, são sistemas mais caros do que as cobertas fixas, pois têm mais possibilidades. Entre elas, podem ser manuais ou motorizadas.
Coberturas baixas e amovíveis
Este tipo de coberturas parecem-se com as móveis, no entanto os seus módulos não são móveis, mas podem ser levantados de um lado ou do outro com uns braços de elevação, que podem ser manuais ou motorizados. Estes braços são fixados no chão de forma a que a piscina pode ficar: totalmente coberta, semi-coberta com uma lateral aberta ou totalmente aberta, já que os módulos se podem desmontar e guardar, como se não existisse nenhuma cobertura. Por sua vez, os módulos podem ser totalmente planos ou arredondados.
Toldos de lona
Trata-se de umas simples lonas ou telas que cobrem a superfície da piscina com o simples objetivo de a proteger da sujidade. Mas não permitem prolongar o uso da piscina quando chega o mau tempo. De certo modo, também se pode ter em conta uma cobertura de segurança para evitar acidentes, para evitar que os animais ou os mais pequenos da família caiam na piscina quando não é época de ir ao banho. As lonas podem ser motorizadas ou de colocação manual.
Coberturas de enrolar
São coberturas muito semelhantes aos toldos de lona. Quer dizer, que protegem da sujidade e são um sistema de segurança, mas não prolongam o uso da piscina. A diferença é que o seu sistema de distribuição e recolha é de enrolar e isso faz com que a sua colocação ou recolha seja mais fácil e rápida. Há coberturas enroláveis de lona e plástico rígido, que se assemelham a uma cortina flutuante. Do mesmo modo, o sistema de enrolar pode ser completamente visível ou estar integrado dentro da piscina e pode ser manual ou motorizado. As opções são imensas!
Coberturas insufláveis
Estas pitorescas coberturas são fabricadas em PVC transparente e não têm suportes, mas mantêm a sua forma de bolha inchada graças ao que se conhece como estrutura presoestática. É dizer, que se mantém preenchida graças à diferença de pressão entre o interior e o exterior. Se se eliminar esta diferença de pressão, a tampa transforma-se numa simples lona protetora. Criam uma espécie de efeito de estufa, o que permite prolongar o uso da piscina, para além de a proteger da sujidade. Este tipo de coberturas precisam de pouca manutenção e são baratas.
Coberturas com terraço móvel
Estas coberturas são do mais moderno em sistemas de cobertura de piscinas. Conseguem uma fusão entre o design, funcionalidade e qualidade, olhe bem! A cobertura consiste numa plataforma móvel, que quando está por cima da piscina, parece uma extensão do terraço. Mas quando se desloca através de um sistema de calhas ou manualmente, deixa a piscina descoberta. Por ser uma plataforma rígida e segura, quando a piscina estiver fechada, pode ser usada como um terraço. Normalmente, os projetos de terraços móveis são ligeiramente salientes do nível do solo, como se fosse uma plataforma elevada.
Piscinas com fundo móvel
E para terminar, o melhor em coberturas de piscinas: piscinas com fundo móvel, das que já lhe falámos recentemente, num outro artigo. Consiste numa plataforma motorizada que se desloca desde a superfície da piscina até o fundo, de modo que é, ao mesmo tempo, o chão e a cobertura da piscina.
Quando esta plataforma motorizada está acima de tudo, cobre a piscina ao nível do solo e transforma-se no chão do terraço. Mas quando baixa, vai descobrindo a piscina gradualmente. Quer dizer que, para além de protegê-la, pode regular o fundo da sua piscina! Um verdadeiro luxo.
Sente-se com mais inspiração para colocar uma cobertura na sua piscina? Não se esqueça de pedir orçamentos a profissionais antes de iniciar os trabalhos!
há 6 anos
Nao gostei de nenhuma, prefiro as americanas, de vidro temperado. Em Miami tem varias opcoes, fica mais bonito e esquenta mais.