Não há dúvidas de que uma escada de madeira fica sempre bem numa casa, até porque este se trata de um material intemporal e que combina na perfeição com qualquer tipo e estilo decorativo. No entanto, também é verdade que é necessária alguma manutenção para que as suas escadas se mantenham bonitas e em excelentes condições, durante muitos anos. Isto vai garantir a durabilidade do material e permitir-lhe desfrutar das suas escadas de madeira durante muito mais tempo. Assim, deixamos-lhe as nossas dicas para cuidar deste tipo de escadas. Tome nota!
Neste artigo
- Que tipo de danos podem sofrer as suas escadas?
- Como é que pode limpar as suas escadas de madeira para as proteger?
- De que forma pode proteger as suas escadas de arranhões e desgaste?
- O que pode fazer se as suas escadas de madeira já não tiverem um aspeto bonito?
- E se um degrau da minha escada estiver inseguro?
- Será que as minhas escadas de madeira precisam de ser renovadas?
Que tipo de danos podem sofrer as suas escadas?
A madeira é um material muito belo, mas algo sensível ao desgaste. Assim, as suas escadas podem sofrer dois tipos de danos: os domésticos, que incluem coisas como arranhões e desgaste do verniz, e os estruturais, que comprometem a integridade da sua escada e a tornam insegura. No primeiro caso, uma intervenção iria incidir sobre a parte estética da escada, renovando-se o verniz, por exemplo. No caso de danos estruturais, seria necessário intervir o mais rapidamente possível, para evitar que o mal se espalhe a toda a escada de madeira. Poderá, por exemplo, ser necessário substituir um degrau ou parte da estrutura.
Como é que pode limpar as suas escadas de madeira para as proteger?
A melhor forma de evitar danos nas suas escadas de madeira é garantindo que realiza uma limpeza correta desta parte da sua casa. Assim, varra as suas escadas, não esquecendo os recantos mais escondidos, se os houver. Se necessário, pode usar um aspirador. Caso as suas escadas tenham manchas, use um pano de microfibras humedecido e remova-as, tendo o cuidado de não usar as unhas para o efeito. Depois, use um pouco de cera nas suas escadas, usando um pano de microfibra para a aplicar em movimentos circulares.
De que forma pode proteger as suas escadas de arranhões e desgaste?
No caso de já estarem presentes alguns arranhões ou marcas de desgaste nas suas escadas de madeira, não se preocupe, porque existem soluções que pode usar para resolver o problema. No caso de arranhões, passe uma lixe fina por cima da madeira, com cuidado. Depois, aplique uma camada fina de verniz. Se existirem amolgadelas e rachaduras mais profundas, terá de usar uma massa especial para madeira, cobrindo bem o problema. Depois, use uma lixa fina para nivelar, e cubra com verniz.
No caso de desgaste causado pelo uso (por exemplo, se a sua escada apresenta partes mais profundas que outras), poderá ser necessário trocar os degraus. Uma boa forma de proteger as suas escadas deste tipo de desgaste é usando tapetes, que permitirão que pise em segurança sem ter de o fazer diretamente na madeira. No entanto, certifique-se de que os seus tapetes estão seguros e não existe possibilidade de escorregar neles.
O que pode fazer se as suas escadas de madeira já não tiverem um aspeto bonito?
Quando isso acontece, é provável que a estrutura em si esteja boa, e que apenas seja necessário retirar o verniz antigo e colocar um novo. Mesmo assim, verifique as estruturas da escada, para ter a certeza antes de avançar com o trabalho. Para remover o verniz antigo, raspe toda a superfície das escadas com uma lixa média. Depois, espalhe um pouco do verniz que escolheu num local discreto e, caso goste do efeito, avance com o envernizamento do resto da estrutura. Passe três camadas, respeitando os tempos de secagem entre cada uma. No final, passe uma lixa fina e coloque duas camadas de um verniz protetor transparente, para que o seu trabalho se mantenha em excelentes condições por mais tempo. É claro que pode também pedir a um profissional que lhe faça esse trabalho!
E se um degrau da minha escada estiver inseguro?
Nesse caso, deverá substituir esse degrau, sem que, em princípio, seja necessário renovar toda a estrutura das suas escadas de madeira. É claro que, se quiser, pode pedir uma avaliação do caso a um profissional. Caso decida tratar do problema por si mesmo, apenas terá que remover o degrau degradado, separando-o com cuidado da estrutura. Depois, use uma cola de poliuretano de secagem rápida para colar os novos materiais, previamente cortados no mesmo tamanho dos que retirou.
Será que as minhas escadas de madeira precisam de ser renovadas?
Existem algumas situações em que precisará de renovar as suas escadas de madeira. Por exemplo, podem existir danos na estrutura das escadas que a tornam insegura, ou pode ser necessário trocar um ou outro degrau devido a danos no material. Pode até a sua escada ter sofrido danos devido a infestações. Nestes casos, o melhor mesmo é contactar um profissional, que lhe possa avaliar com exatidão o problema que tem em mãos e quais são as soluções a aplicar no seu caso. Dessa forma, tem a garantia de que as suas escadas de madeira ficarão seguras e poderão ser usadas por muitos mais anos.