Utilizar peças de mobiliário antigas na decoração da nossa casa é uma excelente forma de trazer mais personalidade ao nosso lar sem que, para isso, tenhamos de gastar muito. E, com apenas alguns passos simples, conseguiremos ter um mobiliário de sonho e pronto a durar muitos mais anos. Para que possa deitar mãos à obra, explicamos-lhe como pode recuperar um móvel de madeira vintage.
Neste artigo
- Escolha o móvel a utilizar
- Faça uma lista dos materiais a usar
- Prepare a madeira
- Aplique primário e pinte
- Os toques finais
Escolha o móvel a utilizar
A primeira coisa a fazer será escolher qual será o móvel que quer restaurar. Poderá ser uma peça herdada, um móvel que encontrou no lixo ou até um móvel em segunda mão. Depois de escolher o móvel a restaurar. E antes de começar a trabalhar, deverá fazer um plano do que pretende, escolhendo elementos como a cor de que o quer pintar, se quer usar papel de parede ou não, se mudam ou não puxadores... procure visualizar o móvel com diferentes acabamentos e cores, para ter a certeza de que escolhe a melhor opção para a divisão onde o vai colocar.
Faça uma lista dos materiais a usar
Depois de saber ao certo como quer que o seu móvel fique, está na altura de fazer uma lista dos materiais que vai usar. Para recuperar um móvel em madeira, vai precisar de lixas, primário, verniz, dobradiças, puxadores, e tinta para madeiras (tudo dependendo, claro, de como quer que o seu móvel fique). No que diz respeito às tintas, tente ir comprá-las em loja, para ver a cor ao vivo, em vez de as comprar online.
Prepare a madeira
Para começar, prepare uma zona de trabalho, forrando o chão com jornais ou tecidos velhos, para não o sujar ou riscar. Procure que esta estação de trabalho seja num local arejado, porque a tinta para madeiras costuma ter um cheiro bastante forte. Comece por lixar muito bem a superfície da madeira, tapando buracos ou rachas com massa para reparar, e lixando quando esta massa secar. A ideia é obter uma superfície lisa e pronta a receber os demais produtos.
Aplique primário e pinte
A seguir, deverá aplicar primário, o que ajudará a retirar os resquícios de tinta da cor original do móvel. Quando o primário secar, pode dar uma primeira demão com a nova cor que escolheu – e não se preocupe, porque é normal que a cor não fique muito viva nesta primeira camada. Espere um dia para que seque e dê uma segunda demão de tinta. No caso das cores mais claras, poderá até precisar de pintar uma terceira demão, para melhores resultados. Ao acabar de pintar, limpe sempre o excesso de tinta com um pano velho.
Os toques finais
Envernizar o seu móvel não é um passo obrigatório, mas a verdade é que uma camada de verniz vai proteger a mobília e dar-lhe ainda mais vida útil, pelo que é aconselhável que o faça. Em alternativa, pode apenas encerar, espalhando a cera de uma forma uniforme pelo móvel usando um pano. Por fim, chegou a hora dos toques finais, como colocar puxadores ou aplicar papel de parede em algumas das gavetas ou prateleiras.