De certeza que já entrou numa casa de banho e não se sentiu confortável nela, verdade? A distribuição dos itens da casa de banho é muito importante para que a sua utilização seja ótima.
É vital que antes de pensar na distribuição da casa de banho tenhamos em conta os centímetros que precisam cada um dos seus elementos. Hoje vamos falar sobre as dimensões mínimas de uma casa de banho.
Neste artigo
- #1 Dimensões mínimas gerais
- #2 Dimensões mínimas da sanita e bidé
- #3 Dimensões mínimas da pia
- #4 Dimensões mínimas do chuveiro
- #5 Dimensões mínimas da banheira
#1 Dimensões mínimas gerais
A variedade de modelos sanitários tem vindo a aumentar e há uma grande variedade, mas podemos falar de uma série de regras que podem servir, em geral, para ter em conta, em relação às dimensões mínimas de uma casa de banho. É claro que, quando falamos de mínimos, entra em jogo a conveniência do utilizador final, já que não é o mesmo para, por exemplo, pessoas muito altas. Será importante que as medidas se ajustem a quem realmente vai usar a casa de banho.
Cada aparelho sanitário requer algumas necessidades específicas e podem ser observados em diferentes tipos de normas, como o Código Técnico da Edificação (CTE) ou em livros de arquitetura como o conhecido "Neufert". Analisamos, agora, por aparelhos estas medidas mínimas com foco na sanita e bidé, lavatório, chuveiro e banheira.
#2 Dimensões mínimas da sanita e bidé
A sanita precisa de um espaço mínimo livre de 70 (idealmente 90) x 120 cm em planta. A separação lateral com outra peça da casa de banho deve ser de, pelo menos, 15 cm e 20 cm em relação às paredes. Para casas de banho muito pequenas, há soluções que permitem otimizar o espaço como as sanitas com a cisterna embutida dentro da parede.
As sanitas suspensas (que dão a sensação de amplitude e facilitam a limpeza do piso) devem ser instalados a 45 cm acima do solo. Deve ter-se em conta que a distância é medida antes de instalar a tampa.
Se optar pelo bidé (ultimamente está a ser substituído por soluções mais versáteis, como as sanitas inteligentes) terá necessidades de espaço muito semelhantes.
#3 Dimensões mínimas da pia
Cada vez mais, com as múltiplas versões que podemos encontrar no mercado, um lavatório pode ter todos os tipos de formas e tamanhos. Um lavatório padrão tem cerca de 60 cm de largura e 45 cm de profundidade. Costumam estar numa faixa de 50-70 por 40-45. Para casas de banho muito pequenas, há soluções especiais, como modelos de apenas 20 cm de profundidade.
É muito importante marcar a altura a que deve estar, porque se estiver mal dimensionada, será desconfortável. O mais habitual é colocar a parte superior da pia a 80-85 cm acima do nível do piso acabado.
#4 Dimensões mínimas do chuveiro
Sem entrar na discussão de se é melhor uma banheira ou um duche, em casas de banho de espaço reduzido, tentaremos definir as dimensões mínimas de uma ou outra opção.
Os chuveiros possuem mais liberdade do que as banheiras já que podem ser feitas de obra, com o tamanho, forma e acabamento que prefiramos. Falando de mínimos, uma cabina de duche não deve ter nunca menos de 60x60 cm, mas para ter um chuveiro confortável, não devemos baixar de 70 cm de fundo e contar com, idealmente, 90x90.
O espaço livre deve ser de pelo menos 60cm. No caso de se colocar um pano fixo no lugar de uma divisória, podemos reduzir o passo até 50-55cm, mas nunca menos.
Se queremos dimensões ideais, passamos os mínimos e recomendamos um habitáculo de 90 x 120 cm, com um acesso de 80 ou 90 cm.
#5 Dimensões mínimas da banheira
As banheiras têm habitualmente um tamanho padronizado de 70-75 cm de largura e 40-45 cm de altura e o seu comprimento pode variar de 1 metro até 2 metros, embora 1.50 costume ser o mais comum. É claro que existem modelos do tipo jacuzzi, muito maiores.
A entrada para as banheiras, se fecham com divisória, em vez de cortina, também tem as suas dimensões mínimas de passagem livre de 60 cm ou de 50-55 cm para os panos fixos.
há 5 anos
Não respondeu à minha pergunta.