Escolher os armários é uma parte importante do processo de planeamento de uma casa de banho, até porque estes irão ditar muito do espaço de arrumação que terá nesta divisão da sua casa. Assim, antes de fazer uma escolha, deverá ter algumas coisas em consideração. Mas não se preocupe, porque lhe damos uma ajuda!
Neste artigo
- Pense no espaço que tem disponível
- Pense nos materiais que prefere
- Pense na função do móvel suspenso
Pense no espaço que tem disponível
A primeira coisa que deverá ter em conta é o espaço que tem disponível na casa de banho, para assim escolher opções que tenham as dimensões adequadas. Numa casa de banho pequena, deverá optar por soluções que tenham mais arrumação, mas que, ao mesmo tempo, não sobrecarreguem demasiado o ambiente. Os móveis suspensos serão uma excelente opção, porque lhe dão mais arrumação e lhe permitem aproveitar melhor o espaço que tem disponível.
Mas no caso das casas de banho maiores, ter móveis suspensos também será uma vantagem. Apesar de não ter tanto o problema de precisar de aproveitar ao máximo o espaço que tem disponível, a verdade é que móveis suspensos numa casa de banho grande lhe permitem ter ainda mais arrumação e ter a possibilidade de ter até armários com propósitos específicos, como arrumar toalhas.
Pense nos materiais que prefere
Não é qualquer tipo de material que se adapta a uma casa de banho, até porque o ambiente destas tende a ser bastante húmido, com as humidades a poderem deteriorar algumas opções. É por isso que, no que toca a móveis de casa de banho, as opções mais baratas lhe podem sair caras. Os móveis suspensos mais usados são construídos em madeira maciça (resistente a pancadas, mas bastante vulnerável à humidade), a melamina (que se degrada rapidamente e precisa de um revestimento de proteção) e o MDF (menos resistente que a madeira maciça, mas mais resistente que a melamina).
Quando pensar em materiais a usar nos seus móveis suspensos, deverá também pensar no tipo de acabamento que pretende que estes tenham. Os mais usados são os lacados, que ajudam a amplificar o espaço da casa de banho graças ao acabamento brilhante, e que são também fáceis de limpar e higienizar. Seja qual for o acabamento e material escolhido, lembre-se de que não deve fazer nenhum tipo de furo ou alteração no móvel, já que isto pode levar à infiltração de fungos e humidades e a uma rápida deterioração do mesmo.
Pense na função do móvel suspenso
O seu armário suspenso deverá ter uma função específica, como guardar toalhas ou papel higiénico, ou ainda não sabe bem? Se ainda não sabe, recomendamos-lhe que pense um pouco no que pretende do seu móvel, em termos de arrumação. Isto vai-lhe permitir tomar as melhores decisões, em conjugação com os pontos anteriores. Ao saber ao certo o que quererá guardar, pode adaptar o armário às suas necessidades, em vez de se adaptar ao armário que escolheu.
Saber a função do móvel vai-lhe permitir também fazer escolhas melhores no que toca ao espaço de arrumação em si, porque saberá se precisará de prateleiras ou de um espaço mais livre. Portanto, este é certamente um ponto que não convém descurar, porque lhe poderá facilitar em muito o dia-a-dia e a manutenção da organização da sua casa.