Longe vão os tempos em que a cor era pouco usada nas nossas casas, dando-se preferência a tonalidades neutras. As tendências atuais dão destaque a ambientes mais personalizados e coloridos, mas que nem por isso deixam de ser elegantes e de se manterem atuais por muitos anos. Se está a pensar dar um toque de cor à sua casa de banho com uma parede de duche colorida, deixamos-lhe alguma inspiração.
Neste artigo
- Uso de padrões tradicionais
- A imitar materiais naturais
- Um nicho de banho
- Os pequenos toques fazem a diferença
- Prolongue a parede do seu duche
- Pense em termos de simetria
Uso de padrões tradicionais
Os azulejos com padrões mais tradicionais voltam a estar na moda, por serem resistentes e perfeitos para ambientes húmidos, e por estarem disponíveis em diversos padrões e cores. Se ainda não está preparado para pôr de lado os tons neutros na casa de banho, pode sempre optar por um padrão em cinzento ou castanho, mantendo a decoração neutra e, ao mesmo tempo, dando mais personalidade a todo o espaço. Para uma decoração mais viva, opte por cores como o azul ou o amarelo.
A imitar materiais naturais
Alguns materiais naturais não são muito apropriados para casas de banho, como é o caso da madeira, já que esta se pode degradar com a humidade. No entanto, se quer uma decoração natural nesta divisão, não deixe de optar por azulejos que imitam materiais naturais, que são resistentes e que trazem uma nova vida ao espaço. Para um efeito ainda mais cativante, cubra todas as paredes da zona de duche com estes azulejos, criando um recanto separado visualmente dos restantes.
Um nicho de banho
Se a sua zona de duche se encontra se encontra ligeiramente separada da casa de banho, pode sempre optar por lhe dar destaque usando cor nessa zona. Dessa forma, cria-se uma separação visual que ajuda a trazer mais vida à casa de banho, e terá a oportunidade de usar a cor dos azulejos em apontamentos na divisão, como toalhas, quadros, velas e outras decorações, para unificar todo o ambiente e criar uma experiência mais convidativa quando usa esta zona da sua casa.
Os pequenos toques fazem a diferença
Quando se pensa em cor na casa de banho, não temos necessariamente de pensar em usá-la em toda a divisão, ou até mesmo em toda a parede de duche. O uso de pequenos toques de cor pode fazer toda a diferença em termos de personalização do ambiente e luminosidade. Por exemplo, pode optar por fazer apenas uma faixa de cor no seu duche, usando a mesma cor em locais como nichos para os produtos de higiene. Dessa forma, cria um destaque visual sem que esta seja demasiado pesado.
Prolongue a parede do seu duche
Se escolheu um azulejo diferente e colorido para a parede do duche, mas não quer criar uma sensação de zona à parte dentro da casa de banho, pode sempre optar por prolongar a parede do duche, usando esse azulejo em toda essa parede da divisão. Para um efeito ainda mais interessante, use o mesmo tipo de azulejo em toda a parede, mas em direções diferentes (isto se a cor for lisa), o que ajuda a destacar subtilmente o duche sem que o efeito seja muito assoberbante.
Pense em termos de simetria
Se tem uma casa de banho pequena, a sua decoração deverá procurar ampliar visualmente este espaço, para uma maior sensação de conforto. A simetria pode ser uma boa forma de o conseguir, assim como o uso de uma faixa de azulejos no chão e parede da divisão. Assim, pode optar por usar cor no chão e parede do duche, usando a mesma cor noutro lado da divisão, como na zona dos sanitários. Os azulejos a imitar materiais naturais são também uma excelente escolha.