Estores ou cortinas: qual a melhor opção para cada divisão da casa?
A questão “estores ou cortinas: qual a melhor opção?” foi-nos colocada recentemente por uma cliente da habitissimo. Ao tentarmos responder, demo-nos conta que não só a resposta não é simples, como também variam em função das divisões da casa e respetivo uso.
Assim sendo, resolvemos criar um guia elucidativo sobre qual a melhor opção para cada divisão da casa: estores ou cortinas? Comecemos, então, pela sala!
- Estores ou cortinas na sala?
- Estores ou cortinas no quarto?
- Estores ou cortinas na cozinha?
- Estores ou cortinas na casa de banho?
Estores ou cortinas na sala?
Para começar, entenda que não há uma resposta fixa, tenha sempre em conta o seu gosto e as características do espaço.
No caso da sala, embora os estores sejam uma opção prática na hora de controlar a luz, umas cortinas e cortinados podem sempre sempre um toque de charme extra - não importa se o seu gosto e decoração são mais clássicos ou mais minimalistas.
Além disso, como nas salas as janelas tendem a ser maiores, as cortinas acabam também por ser uma opção mais prática. E como, excepto para aquelas sestas de fim de tarde, a escuridão total não é propriamente uma necessidade na sala, os cortinados acabam por ser uma excelente opção. Afinal, a sua versatilidade não se limita à decoração, mas também aos têxteis e modelos disponíveis, que darão ainda mais graça ao decor da sala.
Pode interessar: Passo a passo de como limpar os estores

Estores ou cortinas no quarto?
No seguimento do que dizíamos antes, se para si dormir significa “escuridão total”, talvez para o quarto a melhor opção seja até combinar uns estores com as cortinas. Caso contrário, entre os dois, os estores acabam por ser a opção mais eficiente na hora de bloquear a luz, ainda que hoje em dia existam cortinas feitas com tecidos capazes de filtrar bem a luz, devendo fazer a sua escolha tendo em conta o quão opaco é o tecido. E com os estores elétricos de hoje em dia, nem precisará de sair da cama para os abrir e fechar!
Contudo, é também um facto: umas cortinas no quarto dão sempre um ar mais acolhedor à divisão, dando-lhe um toque mais intimista.

Estores ou cortinas na cozinha?
Além dos cheiros e vapores, pense ainda nas dificuldades de limpar as cortinas da cozinha. Tendo estes aspectos em conta, colocar estores na cozinha acaba por se revelar uma opção mais prática. Afinal, basta passar um pano para os limpar. Contudo, sabemos que o prático e o bonito nem sempre são a melhor opção. Por isso, se tem umas janelas grandes na cozinha, que lhe permitem abrir e arejar com facilidade, as cortinas continuam a ser uma opção a considerar.
Recordamos-lhe ainda que não são apenas as cortinas que apresentam uma maior versatilidade. Hoje em dia tem também à escolha vários tipos de estores, eis alguns exemplos:
-
Estores horizontais ou verticais
-
Estores manuais ou mecânicos
-
Estores metálicos
-
Rolos brancos
-
Etc.

Estores ou cortinas na casa de banho?
No caso da casa de banho, as cortinas revelam-se muitas vezes a opção mais prática quando as janelas são mais pequenas ou com medidas fora do padrão. Além disso, permitem sempre manter alguma privacidade no interior da casa de banho - e até ter a janela aberta - sem ter de ficar com a divisão totalmente às escuras.
Outra vantagem das cortinas face aos estores é que são, muitas vezes, mais baratos e também fáceis de instalar. Já para não falar que requerem muito pouco trabalho de manutenção no futuro, ao contrário da reparação de estores algo que, com o uso, será inevitável.
E no caso da banheira, use a imagem de cima para se inspirar... um sonho, não acha?!
