Não há dúvidas que os últimos meses foram tempos únicos e irrepetíveis. E a adaptação é, neste momento, a palavra de ordem para que alguma normalidade comece a ser restabelecida. Os serviços e comércio sofreram um grande rombo no negócio e é, por isso, altura de começar a reerguer-se. E com as devidas regras e alterações, isso já é possível.
Fique a conhecer as principais orientações e recomendações relativas às lojas e restaurantes, para que saiba toda as alterações que deve fazer no seu estabelecimento para que tudo corra sobre rodas.
Neste artigo
Adaptações em restaurantes
Estas orientações foram emitidas pela própria Direção Geral da Saúde e são, na verdade, mais do que orientações; falamos de diretivas que todos os estabelecimentos de restauração devem cumprir para que possam estar em funcionamento atualmente. Conheça as principais medidas medidas a adotar para a diminuição do risco de transmissão da COVID-19.
- Em primeiro lugar, todos os estabelecimentos devem possuir o seu próprio Plano de Contingência e assegurar que todas as pessoas que neles trabalham e que o frequentam estão sensibilizadas para o cumprimento das regras no que toca sobretudo a lavagem correta das mãos, etiqueta respiratória e medidas de higiene pessoal e ambiental. Salienta-se ainda a importância de:
- A capacidade máxima do estabelecimento deve ser reduzido de forma a assegurar o distanciamento físico recomendado - 2 metros - entre as pessoas nas instalações e essa capacidade deve estar afixada em documento próprio, visível para o público. O mesmo deve acontecer com a disposição das mesas e cadeiras (a disposição dos lugares em diagonal pode facilitar a manutenção da distância de segurança);
- Devem ser privilegiados, sempre que possível, a utilização de espaços destinados aos clientes em áreas exteriores, como as esplanadas e serviço take-away;
- Devem ser instaladas separações físicas (ex: em acrílico) entre o cliente e o colaborador, de forma a reforçar a segurança de ambos - espreite o nosso guia de preços para solicitar orçamentos grátis!
- Sempre que possível, deve ser promovida a marcação prévia para reserva de lugares por parte dos clientes;
- Os lugares em pé, pela dificuldade de garantir a distância entre as pessoas, estão desaconselhados, assim como serviços do tipo self-service;
- Devem ser criados circuitos de passagem até às instalações sanitárias onde seja possível manter a distância adequada entre as pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas. Além disso, é importante garantir que as instalações sanitárias possibilitam a lavagem das mãos com água e sabão e a secagem das mãos com toalhas de papel de uso único (secadores a jato são desaconselhados). Sempre que possível os lavatórios devem estar acessíveis sem necessidade de manipular portas. Também para estas soluções, o nosso guia de preços pode ajudá-lo a encontrar os melhores orçamentos.
- É necessário disponibilizar dispensadores de solução à base de álcool perto da entrada do estabelecimento e noutros locais convenientes, juntamente com informação incentivadora e explicativa;
- A limpeza e desinfeção das superfícies e do espaço é um dos pontos fulcrais e as indicações incluem a desinfeção, pelo menos seis vezes por dia, e com recurso a detergentes adequados, todas as zonas de contato frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos, etc.), desinfeção após cada utilização dos terminais de pagamento automático e ementas individuais e limpeza e higienização das instalações sanitárias com produto que contenha na composição detergente e desinfetante (2 em 1). Precisa de ajuda com as remodelações? Peça propostas aos nossos profissionais.
- As toalhas devem ser trocadas entre clientes e as mesas higienizadas;
- As ementas individuais devem ser trocadas por ementas que não necessitem de ser manipuladas pelos clientes ou por ementas individuais de uso único, ou ainda ementas plastificadas e desinfetadas após cada utilização;
- Deve ser assegurada uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do restaurante.
- Os colaboradores devem cumprir todas as regras de higiene e etiqueta respiratória, bem como cumprir escrupulosamente o Plano de Contingência do estabelecimento;
- A loiça utilizada pelos clientes deve ser lavada na máquina de lavar com detergente, a temperatura elevada (80-90ºC);
- O tipo de pagamento a privilegiar devem ser os meios contactless e/ ou digitais.
Adaptações necessárias para Lojas
Da mesma forma que os restaurantes possuem diretivas de adaptação, também as lojas de uma maneira geral precisam fazer algumas alterações de forma a que o seu serviço decorra com normalidade. Desta feita, estas são as diretivas emitidas pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e que todos os proprietários e funcionários de loja devem cumprir:
- Todos os trabalhadores, independentemente do tipo de vínculo com a entidade empregadora, incluindo trabalhadores temporários e trabalhadores independentes, devem estar devidamente informados sobre a implementação do plano de prevenção adotado, no contexto do desempenho das suas funções e todos, sem exceção, têm de cumprir as medidas de higiene das mãos, as regras de etiqueta respiratória, distanciamento físico e uso de máscaras (se aplicável);
- No que respeita o acesso e a circulação nos estabelecimentos, devem ser adotadas medidas que assegurem a segurança dos trabalhadores e dos clientes, e que podem passar por:
- Manter a porta aberta para minimizar o contacto com a mesma e as respetivas maçanetas, e promover o arejamento natural dos espaços, se possível, ou estabelecer medidas eficazes de higienização das mesmas. Existem alguns mecanismos de abertura de porta automática que podem ajudar neste âmbito. Consulte os nossos profissionais com um pedido de cotação.
- Gerir os acessos de modo a evitar a concentração de pessoas e garantir sempre o distanciamento físico de pelo menos 2 metros;
- Afixar as regras de etiqueta respiratória em local visível pelos clientes, em Português e Inglês;
- As operações de abastecimento dos estabelecimentos deve ser realizada de acordo com a autorização e indicações definidas para descarregar o material e os trabalhadores que recebam o material devem assegurar os cuidados de desinfeção dos objetos e higiene das mãos;
- Devem ser eliminados, sempre que possível, procedimentos de interação física, como a recolha de assinatura de receção da mercadoria, adotando formas alternativas de comunicação (e-mails de confirmação, fotografias de entrega ou outros).
- A entrada dos clientes deve estar orientada com marcas no chão que indiquem distâncias mínimas entre eles, tanto no acesso ao estabelecimento como na fila para pagamento;
- O mobiliário deve ser reconfigurado sempre que possível, de forma a facilitar o cumprimento das distâncias mínimas de segurança. Precisa de remodelar a sua loja? Espreite o nosso guia de preços!
- Devem ser removidos todos os elementos físicos de potencial contacto com os clientes que não sejam indispensáveis à atividade em causa;
- Os espaços devem ser bem ventilados, com portas ou janelas abertas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado;
- Os terminais de pagamento automático e outros equipamentos devem ser limpos e desinfetados após cada utilização ou interação;
- Os horários de abertura ao público devem respeitar as medidas, mais ou menos restritivas, que vierem a ser adotadas ou recomendadas, privilegiando-se uma adaptação dos horários que permita, no geral, menores fluxos de circulação e de atendimento ao público;
- Deve ser promovido um controlo no acesso a vestiários, ou espaços de prova em estabelecimentos de pronto-a-vestir, por forma a garantir as distâncias mínimas de segurança e assegurando-se a sua desinfeção após cada utilização, assim como a disponibilização de solução antisséptica de base alcoólica para utilização pelos clientes antes da entrada nos mesmos;
- Após a prova, os produtos devem ser separados, e colocados de ‘quarentena’ até serem novamente colocados em expositor;
- Na caixa de pagamento, deve existir uma barreira física (vidro, acrílico ou outra), que permita garantir uma maior segurança para ambos.
- Deve ser dada preferência ao pagamento por cartão ou outro método eletrónico, em particular contactless, evitando-se o pagamento em numerário.