O mundo está a atravessar uma grave crise de saúde, e já soam os avisos de alarme para a crise económica que se avizinha, devido ao COVID-19. Mais do que nunca, é essencial apostar numa estratégia que traga reconhecimento à sua empresa, que a ajude a tornar-se mais conhecida e, por consequência, a ter mais clientes. Veja neste artigo como o marketing digital o pode ajudar neste processo:
Neste artigo
- O que é o marketing digital?
- Porque é que devo apostar no marketing digital?
- Como é que este tipo de marketing me pode ajudar a amenizar os efeitos da crise?
- Crie uma estratégia antes de começar
- Conheça o seu público
- Redes sociais para promover o seu negócio
- Um site para a sua empresa
- Marketing de conteúdo
- Com ou sem anúncios?
- Como é que o Habitissimo me pode ajudar?
O que é o marketing digital?
Não adianta de nada explicar o que fazer sem definir bem o que é o marketing digital. Assim, marketing digital nada mais é do que táticas de promoção de uma empresa/produto/serviço recorrendo aos meios digitais, como redes sociais, sites, plataformas especializadas do seu setor de negócios, e até de anúncios em redes de pesquisa. Neste último caso, ao contrário do que acontece com os meios de marketing tradicionais (como os anúncios de televisão ou em jornais), o marketing digital permite-lhe escolher o tipo de pessoas que deseja que veja os seus anúncios (quais são os seus interesses, por exemplo), o que lhe permite chegar às pessoas certas a um custo menor.
Porque é que devo apostar no
marketing digital?
O mundo está a centrar-se cada vez mais na Internet e, hoje em dia, uma empresa que não esteja online corre o risco de não ser encontrada e de não chegar a clientes interessados nos seus serviços. A generalidade das pessoas costuma recorrer a pesquisas para encontrar tudo aquilo que precisa, e é fundamental que o encontrem a si no caso de precisarem de um dos seus serviços. Em Portugal, ainda não abraçamos muito a vertente digital de um negócio, apesar do constante aumento da procura, mas ao fazê-lo está a diferenciar-se dos seus concorrentes e a dar nova vida à sua empresa, pelo que a aposta no marketing digital será uma boa opção para angariar alguns clientes ou, pelo menos, tornar a sua empresa uma referência na área.
Como é que este tipo de
marketing me pode ajudar a amenizar os efeitos da crise?
Com a crise do COVID-19, uma grande parte da população encontra-se em casa sem poder trabalhar, e naturalmente recorrem às redes sociais e à internet em geral para passar algum do seu tempo. Mesmo antes da crise, as pessoas recorriam aos meios digitais para pesquisar por empresas com os mesmos serviços que a sua, pelo que algumas oportunidades de negócio lhe poderão ter passado ao lado. A tendência é clara: as pessoas vão recorrer cada vez mais ao digital para encontrar o que procuram. Assim, esta é uma boa oportunidade para investir no digital, manter-se próximo aos seus clientes e chegar a pessoas interessadas na sua área de atuação, humanizando ao mesmo tempo o seu negócio. Mas não divulgue apenas a sua empresa: seja sincero nas suas interações e respeite a seriedade da situação atual, que trouxe incerteza a muitas pessoas. Lembre-se que, mais do que clientes, são pessoas que se encontram do outro lado do ecrã.
Crie uma estratégia antes de
começar
Não basta apenas criar uma conta numa rede social qualquer, colocar lá algumas fotografias e dar tudo por concluído. É fundamental que estude o assunto e crie uma estratégia de curto, médio e longo prazo. Tenha sempre presentes os seus objetivos: quer mais clientes? Ou quer mais visibilidade para o seu negócio? Sabendo aquilo que deseja obter, torna-se mais fácil perceber em que meios deve apostar e quais são aqueles que o ajudarão a conseguir aquilo que pretende. Por exemplo, se apenas quer fazer a sua empresa chegar a mais pessoas, a presença ativa nas redes sociais é muito importante, mas se quer angariar clientes talvez seja boa ideia apostar também em anúncios em plataformas como o Google.
Conheça o seu público
Saber o que o seu público procura e como o procura é muito importante para si e para a sua estratégia, já que assim conseguirá adaptar melhor os seus conteúdos e a sua presença digital. Descubra em que redes sociais o seu público está presente, que tipo de palavras-chave usam para pesquisar o seu setor de atuação, com que frequência o fazem… caracterize ao máximo o seu público-alvo e saberá a melhor forma de atuar perante ele, o que é uma grande ajuda ao seu negócio. Pode sempre perguntar diretamente ao seu público, através de publicações em redes sociais, qual o tipo de coisas que gostariam que você publicasse e quais são os pontos do seu negócio que mais lhe interessam ou que lhe suscitam mais dúvidas. Depois, adapte a sua estratégia às respostas que recebeu.
Redes sociais para promover o
seu negócio
Uma empresa que não esteja nas redes sociais está a perder uma grande oportunidade de se tornar mais reconhecida e, principalmente, de ficar mais próxima do seu público-alvo. Mas não perca tempo a criar uma conta em todas as redes sociais que conhece: escolha apenas aquelas em que se encontra o seu público-alvo, para garantir melhores resultados e otimizar o seu tempo. Se o tipo de conteúdo que vai criar for fortemente visual (ou seja, se tiver muitas imagens), o Instagram pode ser uma boa forma de se promover, já que é uma rede social muito baseada em imagens. No entanto, é uma rede usada ainda maioritariamente por pessoas mais jovens, pelo que, se o seu público-alvo for pessoas acima dos 35/40 anos, o Facebook continua a ser a sua aposta segura em Portugal.
Um site para a sua empresa
A sua empresa ainda não tem um site? Talvez seja a altura de o criar (ou contratar a alguém para o fazer). O site vai permitir-lhe mostrar aquilo que consegue fazer e será como a montra virtual do seu negócio. Reúna testemunhos de clientes, fotografias de projetos antigos e tudo o que achar útil a um potencial cliente, sem esquecer os seus contactos. O aspeto visual do seu site é muito importante, já que pode ajudar a atrair ou repelir um cliente da sua página. Procure manter o design simples e legível, sem demasiadas cores contrastantes. A facilidade de navegação é também muito importante, por isso abstenha-se de criar menus demasiado longos. Se já tem um site que não é atualizado há muito tempo, faça-o agora. Olhe para ele como se fosse a primeira vez, identifique os pontos fracos e aquilo de que não gosta e faça adaptações até estar satisfeito com a informação contida e o aspeto geral do site.
Marketing de conteúdo
Mais do que imagens bonitas, as pessoas procuram também alguém que saiba o que faz e que lhes solucione os eventuais problemas que têm. Assim, crie alguma autoridade na sua área de negócios recorrendo ao marketing de conteúdo, que nada mais é do que a criação de conteúdos digitais (artigos de blogue, por exemplo) para se aproximar do seu público. Um blogue no seu site pode ajudá-lo a ser mais facilmente encontrado pelas pessoas e vai ajudar a transmitir-lhes a ideia de que você é realmente um especialista. Penso naquilo que o seu público quer ler – ou pergunte-lhes diretamente – e crie artigos para responder às necessidades deles. Se atuar no ramo da decoração, pode criar alguns artigos com dicas de decoração ou de
bricolage, por exemplo, ou se for do setor da construção, pode criar um artigo com os problemas mais comuns encontrados durante a fase de construção de um edifício ou um artigo onde responde às perguntas que as pessoas mais lhe fazem. Procure ter uma linguagem correta, mas acessível. Um texto cheio de erros não é agradável e pode afastar clientes. Se acha que não consegue escrever os seus textos, pode sempre contratar alguém que o faça por si.
Com ou sem anúncios?
A decisão de pagar ou não por anúncios é bastante pessoal, pelo que não temos uma resposta concreta à questão. O nosso conselho é que avalie a situação de forma racional, tendo sempre em conta os seus objetivos. Pode não fazer sentido pagar por anúncios na sua estratégia a curto prazo mas já ser algo fundamental na sua estratégia de longo prazo, ou vice-versa. Informe-se ao máximo sobre como criar anúncios digitais e de como os otimizar, caso decida avançar com esta estratégia, para garantir que retira o máximo de valor do seu investimento (sendo que pode também contratar especialistas em anúncios, que podem criar o anúncio e otimizar tudo por si). Pense também no local onde o seu anúncio deve ser feito. Se o seu público pesquisa por empresas do seu ramo maioritariamente no Google, então é aí que deve anunciar. Se, pelo contrário, achar que a publicidade numa rede social, como o Facebook, lhe trará clientes, então crie o seu anúncio nessa plataforma. Seja qual for o local onde criou o anúncio e onde este é apresentado, é importante que avalie constantemente se os seus esforços estão a produzir os efeitos esperados ou se, pelo contrário, deve avaliar a sua estratégia de anúncios para os otimizar e conseguir atingir o seu objetivo.
Como é que o Habitissimo me
pode ajudar?
O Habitissimo é uma plataforma que procura fazer a ponte entre profissionais do setor da construção, renovações, decoração e serviços para a casa com pessoas que procuram os seus serviços. Não só o Habitissimo lhe permite criar uma página da sua empresa (que funciona como um site, onde pode reunir fotografias de projetos, artigos escritos por si e opiniões de clientes), como também agrega o seu público-alvo numa única plataforma, onde potenciais clientes podem pedir orçamentos ou procurar por profissionais na sua zona de residência. Assim, se o se negócio atua num desses setores económicos, a nossa plataforma pode ser de uma grande ajuda nos seus esforços digitais. Combine o uso do Habitissimo com uma presença forte nas redes sociais e terá uma hipótese maior de reunir contactos de potenciais clientes e de chegar a um maior número de pessoas, de forma totalmente digital!
há 4 anos
Exelente ideia