Os toldos são uma solução bastante versátil no que toca a trazer mais sombra para a sua casa, evitando assim o calor excessivo durante o verão. Mas será que sabe qual é o melhor tipo de toldo para a sua casa? Neste artigo, mostramos-lhe os diferentes tipos de toldo que existem e as suas utilizações mais comuns. Vamos começar?
Neste artigo
Toldo de braço articulado
Este é o tipo de toldo mais popular e conhecido. Os braços da estrutura permitem-lhe ser dobrado e recolhido sobre si mesmo sem qualquer obstáculo.
Este tipo de toldos pode ser manual ou automatizado e tem três variantes: sem cassete, com semi-cassete ou com cassete. Por outro lado, a sua inclinação tem uma grande amplitude, formando um ângulo de 90º com grande precisão e estabilidade. Com tudo isto, adaptam-se perfeitamente às diferentes necessidades da casa ou ao clima da zona em cada momento.
É muito versátil, recomendado para grandes espaços e pode ser instalado em varandas, terraços, pátios e jardins, bem como em locais comerciais.
Toldo de portada
Este tipo de toldo é adequado para janelas e saídas para varandas e terraços, embora também possa ser instalado em varandas com grades com espaço suficiente para aparafusar as âncoras dos braços fixos deste toldo.
O toldo de portada protege o interior da sua casa ou empresa das mudanças de temperatura, atuando como barreira protetora contra os raios UV.
É colocado por cima da janela e os seus braços laterais permitem ajustar a inclinação para uma das três posições possíveis: vertical (com uma abertura do toldo até 180º), em ângulo reto ou com uma abertura intermédia entre as duas.
Os braços deste toldo estão equipados com um sistema de tensionamento que lhe confere maior estabilidade e firmeza contra as rajadas de vento, aumentando a sua resistência e durabilidade. É versátil e dá um toque de elegância às fachadas.
Toldo estore
Estes toldos foram concebidos para varandas ou terraços com gradeamento de ferro forjado ou de alvenaria (com ou sem parede lateral). São constituídos por braços dobráveis de 50 cm de comprimento que são fixados ao gradeamento por meio de ganchos e permitem duas posições: vertical (com os braços recolhidos) ou projetados na fachada (com os braços fixados ao gradeamento e esticados).
Este tipo de toldo é ideal para proteger a sua varanda das intempéries e aproveitar ao máximo este espaço durante todo o ano, uma vez que pode ser regulado à sua vontade. Está disponível nas versões sem cassete e com cassete, consoante a proteção que se pretende dar ao tecido e ao mecanismo do toldo.
Para além de funcional, proporciona uma estética mais ou menos discreta, consoante o seu gosto pessoal, uma vez que se integra na fachada ou se destaca contra ela. Também é adequado para hotéis e estabelecimentos comerciais que optam por um tecido apelativo para se diferenciarem do resto dos negócios à sua volta.
Toldo vertical
Trata-se de um tipo de toldo que se enrola e desenrola completamente na vertical. É fabricado com uma largura máxima de 6m e um comprimento máximo de 3m. É ideal para instalação em janelas ou nas laterais de pérgolas ou varandas através de uma estrutura fixada na parte superior da área a cobrir, seja parede ou teto.
Pode ser constituído por duas guias laterais de alumínio que deslizam para eliminar os espaços por onde pode entrar o ar, por varetas (cabos de aço que guiam o tecido para baixo) ou por duas argolas dobráveis na parte inferior para fixar o toldo ao solo. Também pode ser sem cassete ou com cassete. Em qualquer caso, a instalação deste tipo de toldo não necessita de obras.
É um modelo muito discreto, pois quase não invade o espaço à volta da janela ou obstrui a passagem, e pode ser fabricado com diferentes tipos de tecido.
As versões com janela de PVC transparente ou com um tecido especial permitem a entrada de luz natural, preservando a privacidade e protegendo contra as condições climatéricas adversas, atuando como corta-vento. Por estas razões, é o modelo mais utilizado para fechar terraços, alpendres e varandas, embora também possa ser utilizado para dividir espaços.
Toldo lateral
Estes tipos de toldos são concebidos para terraços, uma vez que as suas principais funções são proteger das intempéries, proporcionar privacidade e dividir um espaço em diferentes áreas. Ao contrário do caso anterior, o toldo lateral é ancorado ao solo e é enrolado e desenrolado completamente na horizontal.
É a melhor alternativa para terraços, pátios, alpendres ou jardins onde não é possível instalar um toldo corta-vento vertical.
Toldo de vela
Esta é a alternativa perfeita se preferir um toldo mais moderno e original do que um toldo convencional. Este tipo de toldos proporciona muita sombra e permite a passagem de ar através da área coberta, favorecendo a ventilação do espaço. É muito utilizado em áreas abertas onde se realizam diversas atividades, como mercados, parques recreativos, jardins zoológicos...
Trata-se de uma lona reforçada nos cantos, tensionada e ancorada em três ou quatro pontos diferentes em cada extremidade (muros ou postes), conferindo grande estabilidade à vela. Cobre grandes espaços e protege-os do sol, da chuva, do calor e do frio noturno para manter a temperatura do ambiente. Os seus ilhós resistem à tensão e à passagem do tempo.
São fabricados em diferentes formas (triangular, quadrada, retangular ou irregular) de acordo com as necessidades da área a cobrir. São fáceis de montar e desmontar. Sem necessidade de uma estrutura, são geralmente instalados num ângulo que permite uma projeção ótima da sombra durante o dia.
Este tipo de toldo à vela é também uma opção muito económica em relação a outras opções mais tradicionais.