A procura de toldos e coberturas para os dias de chuva e frio tem vindo a aumentar! Talvez seja o efeito Covid-19, que nos levou a passar mais tempo em casa e a querer tirar um maior benefício do espaço que temos. Ainda mais em Portugal, um país de clima ameno, onde mesmo no inverno, o sol brilha, faz todo o sentido investir mais no espaço exterior - seja ele um grande jardim ou uma pequena varanda.
A pensar nisso, preparamos um pequeno guia sobre toldos e coberturas, mas desta vez mais virado para aspectos relacionados com o frio e para a chuva.
Neste artigo
Tipo de material do toldo
Na hora de escolher a melhor cobertura, o material é muito importante. Se a pensar no verão e nos dias quentes, materiais que filtrem os raios ultravioleta são essenciais; neste caso, deverá ter em conta fatores como a chuva, mas também o vento e/ou a neve - dependendo do clima da zonde onde vive.
Hoje em dia, existem materiais que se adaptam bem às condições mais extremas, como é o caso do PVC ou dos toldos em polietileno de alta densidade.
Tipos de cobertura
Obviamente que muito importante é o tipo de cobertura que pretende. Hoje em dia existem vários modelos:
- Toldos
- Sombras
- Pergolas
- Etc.
A escolha vai sempre recair nas características do espaço que pretende cobrir. Hoje em dia, as medidas padrão são de
-
Largura: Entre 3 a 6 metros
-
Profundidade: De 2 a 4 metros
Porém, pode sempre ter algo à sua medida. Por isso, o ideal é contactar um profissional qualificado e com experiência e ouvir os seus conselhos. Tenha também em conta fatores, como onde bate o sol, o clima da região e a limpeza dos toldos, pois tudo isso terá impacto na sua escolha final.
Estrutura da cobertura
Se falamos de toldos no exterior, estes deverão adaptar-se bem a condições atmosféricas mais agressivas, como chuva, granizo e vento, o melhor será optar por toldos com cofre, já que estes apresentam uma maior proteção.
Nesse sentido, tenha também em conta o tecido escolhido e a estrutura - isso no caso das pérgolas ou das cobertura permanentes, por exemplo.
Propósitos da cobertura
Numa primeira instância, obviamente que quer uma cobertura para se proteger do sol e da chuva. Contudo, as coberturas podem ter outras finalidades, como proteger o interior da divisão (móveis, livros, solo, etc.); mas também o mobiliário/itens que se encontram na varanda ou no terraço (churrasqueira, mesas, etc.). Assim sendo, considere também esse factor, pois poderá ter impacto no tipo de protecção, mas sobretudo no seu tamanho.
E não se esqueça: colocar um toldo pode ser também uma medida de sustentabilidade para uma casa energeticamente mais sustentável. Ao proteger a parede exterior, um toldo pode conseguir reduzir o calor que se sente no interior, contribuindo para a poupança de ar condicionado.
Além de contribuir para um temperatura térmica mais agradável, a instalação de toldos permite filtrar a luz, controlando, assim, a luminosidade da casa. Ou seja, além de ter um efeito direto no exterior, também torna o interior da casa mais acolhedor.
há 3 anos
Gostava de ter um toldo para a chuva, bem resistente ao vento e vizinhos mas a casa tem pouca luz... Estas dicas não contemplam essa situação.
há 3 anos
Olá! Alguns materiais para toldos são muito resistentes e, ao mesmo tempo, deixam passar muita luz. Nesse caso, não há nada como falar com o profissional, de modo a que ele possa avaliar a situação e ver o que é melhor para o seu caso.
Obrigado por seguir os nossos artigos!
Equipa Habitissimo