Neste artigo
- O piso em madeira
- Vantagens do piso em madeira
- Desvantagens dos pisos em madeira
- Conselhos práticos para conservar o chão de madeira
O piso em madeira
O piso de madeira usado no interior das residências é formado por pedaços de madeira fina que se apresentam numa grande variedade de formatos. É possível falar de diferentes pisos em madeira, como o soalho flutuante, o parquet maciço, o parquet mosaico ou o multi-camadas. No que diz respeito aos sistemas de instalação, os mais comuns são os pavimentos fixos a ripas, o flutuante, ou o colado a uma base.
Vantagens do piso em madeira
A primeira vantagem deste piso é a estética. A beleza deste material é inegável, e constitui o primeiro ponto a seu favor. Apesar de haver pisos a imitarem o acabamento em madeira, nenhum consegue transmitir a calidez que o material original tem. Para além disso, nas imitações, o acabamento será homogéneo, ao contrário do que acontece com a madeira verdadeira, com nós e padrões irregulares e únicos. Além disso,o piso em madeira é um poderoso isolante térmico. A madeira atua como um isolante natural e protege a sua casa tanto do frio como do calor. Por isso, colocar piso em madeira é apostar num rendimento maior dos nossos sistemas de aquecimento e de ar condicionado.
Outra das vantagens da madeira é o grande conforto ao andar. Andar descalço num piso de madeira é um autêntico prazer, tanto de verão como de inverno, já que é um material aconchegante. É também um piso higiénico, uma vez que não acumula ácaros nem outros elementos potencialmente alérgicos. Por isso, é a melhor opção para os lares onde moram pessoas com alergias. Por último, devemos destacar a sua grande durabilidade. Tenha em conta que um piso de madeira natural se pode degradar com o tempo. A sua espessura irá determinar os danos que o piso pode admitir sem se danificar. Mesmo assim, com uma manutenção correta, terá um piso para muito tempo.
Desvantagens dos pisos em madeira
Sem dúvida alguma, a primeira desvantagem dos pisos em madeira é o seu elevado preço. Apesar de estes pisos estarem mais acessíveis, quando comparados às outras opções disponíveis no mercado notamos bem a diferença de preços. Para além disso, quanto maior a quantidade de madeira das tábuas, mais caro será o piso. Um solo em madeira maciça será mais caro que um solo multi-camadas, e este por sua vez será mais caro que os pavimentos flutuantes.
Este é também um piso delicado. Apesar de durar durante muito tempo, como comentamos nas vantagens, a sua delicadeza mantém-se, uma vez que é bastante propenso a estragos causados por arranhões, golpes e humidade. A exposição solar também fará com que haja descoloração do piso ao longo do tempo. Outra desvantagem: a colocação pode ser um inconveniente, dependendo do piso em madeira que escolhermos. Os pisos fixos em a ripas, por exemplo, exigem muito tempo e mãos profissionais na sua colocação, por isso deverá contar com um profissional para os instalar.
Por último, um piso em madeira requer manutenção especial. Os especialistas recomendam que o piso seja lixado, polido e envernizado a cada 9 ou 10 anos. Isto pode ser muito trabalhoso, já que temos de tirar tudo das divisões com piso em madeira. Para além disso, devem ser usados produtos próprios para a limpeza no dia-a-dia, para não haver danos no piso.
Conselhos práticos para conservar o chão de madeira
- Apesar de ser um piso complicado no dia-a-dia, com uma rotina de cuidados tudo se manterá em ordem. Existem pequenos truques, como colocar um tapete na porta de entrada, para que a sujidade exterior fique nele retido. Dessa forma, não irá erodir o parquet.
- O ideal é não usar calçado em casa, especialmente saltos altos. Para além disso, tente não entrar em casa calçado, especialmente em dias de chuva.
- Os seus móveis devem estar à altura do piso de madeira: cubra as pernas das cadeiras e de alguns móveis que se movam com mais facilidade.
- A madeira natural odeia a água, por isso tente que qualquer líquido que seja derramado seja logo limpo. Tente também não esfregar demasiado o piso, e use apenas produtos próprios para a madeira.
há 5 anos
Óptimas dicas. obrigada.
há 5 anos
gostei