Nada como uma renovação de fachada para dar um novo ar a um edifício. Além disso, uma (bonita) fachada pode ser como um cartão de visita e, nesse sentido, os materiais escolhidos podem dizer muito sobre o estilo. Confira, então, 10 materiais para uma renovação da fachada.
Neste artigo
- 1. Fachadas pintadas
- 2. Fachadas de aço
- 3. Fachadas de cimento
- 4. Fachadas de pedra
- 5. Fachadas verdes
- 6. Fachadas de tijolo
- 7. Fachadas espelhadas
- 8. Fachadas de madeira
- 9. Fachadas metálicas
- 10. Fachadas de cerâmica e porcelanato
1. Fachadas pintadas
Começando pela opção mais comum: pintar a fachada continua a ser uma das opções mais populares. Dentro das várias opções que aqui apresentamos, a pintura de fachada é possivelmente aquela que apresenta um custo mais baixo.
Nestes casos, mais do que a cor da tinta (embora o branco seja sempre uma opção mais barata), o mais importante é escolher bem o tipo de tinta. Opte por pintar a fachada com uma tinta apropriada às condições climatéricas, de modo a preservar a pintura ao máximo. Assim sendo, verá que vale a pena investir numa tinta acrílica (à base de água) com acabamentos texturizados.
2. Fachadas de aço
Muito usado em edifícios de estilo urbano e moderno, o aço é uma opção cada vez em voga. Além das opções em preto ou branco, há também que opte pelo aspecto enferrujado, que dá um toque contemporâneo à fachada e ainda repele agentes corrosivos. Além disso, não implica um grande trabalho de manutenção posteriormente.
De notar que quando falamos de fachadas de aço, referimo-nos ao aço corten, que é três vezes mais resistente do que o aço comum.
3. Fachadas de cimento
O concreto é a escolha favorita para as fachadas de aspecto industrial, já que lhes confere um ar descontraído. Fácil de instalar e de manter, saiba que optar por usar o concreto em toda a fachada ou apenas em troços, aplicando blocos.
Quanto aos tons, tem-no à disposição em diferentes tonalidades, desde o cinzento mais escuro até ao (quase) branco.
4. Fachadas de pedra
A pedra é usada, muitas vezes, por quem quer dar um aspecto mais rústico à casa. Contudo, não tem de ser assim. Contudo, usar pedra nas fachadas pode ser uma boa opção para edifícios mais modernos e até de aspecto minimalista. Até porque tem à escolha vários tipos de pedra, podendo até combinar várias para um resultado mais composto:
-
Polidas
-
Brutas
-
Mosaico
-
Fletes
-
Ardósia (com pedras disponíveis em diversas cores)
-
Etc.
Comparando com outros, uma das grandes vantagens deste material é que é fácil de colocar. Além disso, não exige muita manutenção.
5. Fachadas verdes
Já deve ter reparado que a sustentabilidade está cada vez mais presente na área da construção e da arquitectura. Isso está patente na escolha e uso de materiais, mas também em opções, cada vez mais populares, como os jardins verticais ou às hortas nos telhados.
6. Fachadas de tijolo
Outra opção popular, são as fachadas de tijolo.
Também muito fáceis de instalar e de manter, o tijolo é outro material para fachadas a considerar, contribuindo para um aspecto rústico e charmoso de uma moradia. Além disso, pode usar o tijolo na fachada com a sua cor natural ou optar por pintar por cima, numa cor ao seu gosto.
7. Fachadas espelhadas
Por que não optar por usar vidro na fachada? Este material é óptimo para reflectir a luz solar e confere muita personalidade a um edifício. Um exemplo disso, é a cúpula do Reichstag, o edifico do Parlamento alemão, situado em Berlim (capital da Alemanha), toda ela em vidro. A escolha do material não foi ao acaso, tendo o objetivo de passar uma mensagem de transparência à população.
Contudo, considere também que em termos de manutenção e limpeza da fachada, este tipo de material requer um trabalho constante.
8. Fachadas de madeira
Ao contrário do que muitos pensam, a madeira pode ser um excelente material para o exterior. Para isso, só tem de assegurar que escolhe o tipo de madeira mais adequado ao exterior.
É o caso do pinho, um tipo de madeira que se adapta bem ao exterior. Todavia, se procura algo que seja ainda mais resistente, aconselhamos-lhe a optar por fachadas de madeira tropical. Materiais como a madeira Bangkirai e Ipê são excelentes opções, assim como as de teca - esta última é, possivelmente, um dos materiais mais caros desta lista.
De todas as formas, saiba que neste trabalho é comum que se aplique um acabamento extra de protecção nas fachadas de madeira, contra xilófagos, mas também contra o fogo, a humidade e os raios solares.
9. Fachadas metálicas
Outra opção para dar um toque contemporâneo, é optar por uma fachada de revestimentos metálicos. Saiba que hoje em dia, pode optar por:
- Capas de folheados lisos
- Capas ondulados
- Capas pré-lacadas e
- Capas galvanizadas
Além disso, este é um material que pode facilmente combinar com outros, como a madeira, a pedra ou o cimento.
10. Fachadas de cerâmica e porcelanato
Para terminar esta lista, concluímos com outro material também fácil de aplicar. Falamos da cerâmica e porcelanato. Este material tem ainda a vantagem de ser impermeável e contribuir para um bom isolamento e eficiência energética de qualquer edifício. Logo, é ideal para casas em climas húmidos. Esteticamente é também a opção ideal para quem quer uma fachada de aspecto uniforme, com um acabamento muito elegante.
há 3 anos
sem exemplos!
há 3 anos
Olá Ivo!
Colocamos alguns exemplos das fachadas mencionadas, mas para não sobrecarregar o artigo, optou-se por colocar imagens de apenas alguns materiais.
Aproveito desde já para agradecer por ler os nossos artigos!
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
há 3 anos
De que adianta dar sugestões se não colocam imagens alusivas?
há 3 anos
Olá Maria!
Como pode reparar, colocamos algumas imagens dos materiais referidos. No entanto, não foram colocadas imagens de todos os materiais, já que isso pode sobrecarregar o artigo.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo