Têm um projeto e não sabe se deve contratar um arquiteto? Se acha que não precisa da ajuda de um especialista, está a enganar-se! Todas as obras que impliquem a alteração ou construção de espaços, divisões, edifícios e outras obras com uma vertente mais estética necessitam de um arquiteto. O arquiteto não só é o criativo como também é o profissional que o ajuda na resolução de todos os problemas que possam surgir. Deixamos-lhe aqui 10 motivos pelos quais deve contratar um arquiteto (a) para a sua obra.
Neste artigo
- 1. Habilitação profissional
- 2. Criatividade
- 3. Diferentes propostas
- 4. Sentido estético
- 5. Conhecimento de materiais
- 6. Gestão de projectos
- 7. Poupança económica
- 8. Poupança de tempo
- 9. Acompanhamento da obra
- 10. Valorização do imóvel
1. Habilitação profissional
Os arquitectos são os únicos profissionais com habilitação para fazer projectos de arquitectura. Qualquer estudo ou projecto de uma obra de arquitectura deve ser realizada por arquitetos qualificados tendo estes profissionais toda a experiência e vasto conhecimento de todas as condicionantes enquadrando ainda o projecto com toda a legislação e regulamentos em vigor.
2. Criatividade
Os arquitectos são os profissionais que executam os projetos com criatividade. Quanto maior for o envolvimento do profissional com determinada situação, mais oportunidades podem surgir para se identificar e compreender e com criatividade imaginar as melhores soluções, com as melhores opções e a máxima eficácia. A criatividade não significa fazer algo fora do comum mas sim ter uma mente aberta e apresentar soluções que podem ser vantajosas para o cliente, seja em economia financeira, conforto e harmonia espacial ou valorização do imóvel.
3. Diferentes propostas
Os arquitectos, com a sua experiência profissional e constante estudo, ajudam a ver uma solução, ou diferentes propostas para o desafio ou qualquer situação que possa existir. Com o seu conhecimento geral e específico, o arquiteto é o profissional que consegue ver para além do óbvio e do imediato, conseguindo prever diferentes hipóteses e possibilidades de futuro para um espaço interior, construção ou espaço exterior e urbana.
4. Sentido estético
Desde a organização do espaço em termos arquitectónicos, como a distribuição do espaço e suas dimensões, até à decoração dos interiores, disposição de mobiliário ou tratamento dos espaços exteriores, o arquitecto é aquele profissional que consegue projectar de acordo com o objectivo proposto pelo cliente. Como exemplo, os espaços podem ser mais convidativos e funcionais quando são estudados e aprofundados pelo arquitectos, caso seja esse o objectivo.
5. Conhecimento de materiais
O arquitecto é o profissional que está em constante estudo e aprofundamento de conhecimento acerca de materiais e métodos de construção. É o profissional que está em permanente contacto com os fornecedores e comerciais das marcas de materiais de construção conseguindo assim ter conhecimento de múltiplas opções para qualquer obra, conseguindo ainda assim uma grande diversidade de preços que podem ser fundamentais para a gestão financeira da obra.
6. Gestão de projectos
Os arquitectos conseguem gerir o projecto e dar o seu aconselhamento profissional e técnico desde a escolha do terreno ou local para construção até ao acompanhamento da obra, coordenando com eficácia todas as equipas e projectos das especialidades, compatibilizando todos os projectos com o edifício projectado de modo a que a construção tenha qualidade tanto em termos de espaço, como em qualidade dos materiais utilizados e a mão-de-obra qualificada, beneficiando assim a construção.
7. Poupança económica
Os arquitectos conseguem prever os custos de uma obra e com isso gerir o investimento do cliente. Um edifício bem pensado desde o início, desde a escolha dos materiais à selecção da mão-de-obra, pode conseguir a melhor relação preço-qualidade para uma determinada construção. Dependendo do tipo de edifício é possível ainda prever os custos de manutenção e com isto reduzir as contas mensais de água, electricidade, gás, etc… maximizando assim o investimento.
8. Poupança de tempo
O arquitecto está habilitado ainda para gerir e coordenar não só o processo de projecto como também a gestão da obra, ultrapassando com criatividade e eficácia qualquer dificuldade que possa surgir, libertando ainda o cliente de certas situações complexas e que podem ser desgastantes e desmotivadoras.
9. Acompanhamento da obra
O arquitecto é o profissional que está disponível para fazer o acompanhamento da obra, representar o cliente em obra e facultar todo o apoio necessário ao cliente e empreiteiro ou trabalhadores, ajudando a desbloquear situações ou esclarecer dúvidas que possam surgir no momento em que se passa do projecto para a construção.
10. Valorização do imóvel
O trabalho do arquitecto não se esgota com a construção do edifício ou realização do projecto. O arquitecto pode ser uma peça fundamental para a promoção de um imóvel pois consegue ter o sentido estético, previsão de futuro e o conhecimento aprofundado de tudo o que envolve um projecto um uma obra e que pode ajudar a promover e a valorizar um imóvel, seja qual for o tipo de edifício.
Redator: Arquiteto Gabriel Claro