Compilamos 10 ruídos na casa que poderá escutar e que não, não são normais. São até, segundos os nossos especialistas, preocupantes e um sinal de alerta de que algo não está bem, devendo ser consertado. Por isso, se os ouvir, leve-os em consideração! Como nos recorda a sabedoria popular, “melhor não dixar para amanhã o que podemos fazer hoje”, certo?
Neste artigo
- 1. Luzes a z-z-z-z-zumbir e a acender e a apagar
- 4. Os segredUUUUS do frigorífico
- 7. O ar condicionado ou o aquecimento a bombar
1. Luzes a z-z-z-z-zumbir e a acender e a apagar
Quase nos arriscamos a dizer que quando isto acontece, 99% das vezes o problema é elétrico e não uma assombração! Assim sendo, é hora de conferir as suas luzes e também os interruptores! Leve este perigo a sério e, se for necessário, opte por chamar um eletricista. Caso contrário, corre o risco de um curto-circuito, que pode até originar um incêndio em casa! Não corra riscos desnecessários!
2. O forno que chiiiiiiiiia
Cada vez que aquece o forno, ele começa a chiar, bem agudo e baixinho? Claramente, algo não está bem!
Antes de chamar um técnico, experimente limpar bem o forno, em especial os queimadores e os dutos. Por vezes, é só mesmo um problema de ventilação - nada que uma boa limpeza não possa resolver!
3. Psssssss (é o gás)
Por norma, quando se usa gás em casa e se escuta uma espécie de sibilar, quase sempre a culpa é do gás. Leve este receio muito a sério e espere pelo técnico, que deve ser sempre um profissional experiente e especializado. Os trabalhos relacionados com instalação do gás e sua reparação devem ser encarados com seriedade e ser feitos por quem tem a devida formação.
Se sentir o cheiro de butano no ar, então, feche o gás, apague as luzes, abra as janelas e saia de casa, enquanto chama os bombeiros.
4. Os segredUUUUS do frigorífico
Quase sempre a culpa é do compressor, mas como pode ser uma avaria na regulação da temperatura, comece por baixar um pouco e veja se o ruído acaba.
O ruído continua? Então, a culpa poderá ser do compressor e o melhor é arranjar um ténico para tratar da reparação do frigorífico.
5. O pum-pum da máquina de lavar
Não, não é uma moto a arrancar! Nem um avião a aterrar! É mesmo a sua máquina a pedir a sua atenção, mais concretamente o tambor da máquina de lavar.
Neste caso, faça uma primeira inspeção pela máquina e pelos canos, não ser uma meia perdida o que está na origem do problema! Caso o problema persista, então, também aqui o melhor é chamar um técnico. Não insista na lavagem ou, ao forçar, poderá mesmo acabar por danificar a máquina.
6. E o ping ping da torneira
Ora, se a torneira está fechada, por que é que continua a pingar? Algo deve ser, certo?
Antes de chamar um especialista em canalização, confira que as torneiras estão mesmo todas fechadas - bem fechadas! Veja ainda o estado da torneira principal.
Procure também por sinais de alerta pela casa, como humidade, possíveis danos causados pela água, estado das torneiras, etc. Deste modo, quando for chamar o eletricista, ele já chegará com uma ideia sobre o possível problema, podendo até dar-lhe um orçamento mais realista.
7. O ar condicionado ou o aquecimento a bombar
Se o que ouve é uma espécie de chiado no seu ar condicionado ou no aquecimento, o problema é pode muito bem ser falta de limpeza. Limpe o filtro cuidadosamente, pois tudo indica que a sujidade acumulada não está a deixar o ar passar.
Já um ruído mais forte pode indicar que alguma peça se soltou - não se esqueça que o ar condicionado vibra muito, podendo alguma peça se libertar. Outro problema comum está associado à ventilação. Nesse caso, confira o estado líquido de arrefecimento ou se há algum entupimento no duto que leva ao exterior. Neste caso, o melhor mesmo é chamar um especialista para ver o problema.
8. O chão que range
Este é um problema muito comum nas casas com chão de madeira. Apesar de muito resistente, o desgaste natural da madeira acaba por contribuir para a perda da sua solidez, o que se traduz num ruído na casa que pode ser bem desagradável. É um ranger, que muitos consideram também irritante!
Nestes casos, o melhor mesmo é reparar o chão. Caso contrário, vai desgastando ainda mais e, consequentemente, agravando o problema. Numa casa, um chão de madeira bem cuidado é sempre de valorizar. Por isso, não descure este detalhe. Até porque a probabilidade é que não, você não se vai adaptar a este ruído em casa!
9. Ouvir “vozes”
Ouvir vozes numa casa nunca é bom, pois atestam a intrusão de convidados pouco desejáveis: seja sob a forma de insectos ou roedores.
Se sente uns barulhinhos pela casa e já encontrou troços de migalhas espalhadas, assim pequenas fezes, há uma grande probabilidade de ter ratos em casa. Sabemos que este pode ser de todos os ruidos na casa, o mais desejado, mas não é nada que um bom serviço de controlo de pragas, neste caso uma desratização, não possa resolver. O mais importante é ser rápido na procura de uma resposta, porque são bichos que se reproduzem fácil e rapidamente, depois porque os seus dentes gostam muito de passear por onde não devem, inclusive fios de eletricidade.
Se forem zumbidos, cuidado com os ninhos de abelhas ou das vespas asiáticas. Nestes casos, recomendamos-lhe contactar os bombeiros e/ou a Protecção Civil da sua zona para que possam agir em conformidade.
10. Quando o exterior fala mais alto
Os barulhos do exterior são possivelmente os ruídos na casa que mais comum. Obviamente que não pode fazer nada relativamente a estes ruídos! Porém pode, sim, preparar a sua casa para que o seu efeito seja menor.
Nesse sentido, verá como uma medida tão simples como insonorizar janelas pode fazer muita - toda! - a diferença! Além disso, este tipo de janelas tende também a ser mais segura e um bom isolador térmico, acabando por compensar a longo prazo na conta do aquecimento e/ou do ar condicionado!