Tetos tradicionais são… brancos, certo? E também pouco interessantes, não concorda? Se é bem verdade que o branco não tem de ser propriamente uma cor chata, também não é menos verdade que existem muito boas razões para pintar o teto com uma cor de destaque e, assim, quebrar a monotonia de uma divisão, dando-lhe mais dinamismo. Se não acredita ou precisa de coragem, aqui ficam cinco bons motivos para colorir o teto!
Neste artigo
- 1. Para dar destaque
- 2. O teto também é um elemento de decoração
- 4. Criar e delimitar espaços
- 5. Aumentar o espaço
1. Para dar destaque
Pintar os tetos é uma forma de chamar a atenção para o que se passa “lá em cima”. E isto é válido para dar maior visibilidade àquele candeeiro (lindo!) que comprou, mas também para evidenciar os trabalhos de reboco no tecto ou destacar as vigas - caso existam. Seja como for, um teto colorido chamará sempre a atenção e, graças à pintura, será um eterno ponto de destaque em qualquer divisão.
Além disso, é um elemento de decoração muito original e que, sem dúvida, irá surpreender qualquer convidado.
2. O teto também é um elemento de decoração
Quando começamos a planear a decoração de um espaço, além dos objetos e itens decorativos, a cor é outro elemento fundamental. Nesse sentido, escolha cores que combinem ou opte por fazer contraste, de modo a destacar destacar os pontos fortes de uma divisão.
Logo, da mesma maneira que dá importância às cores das paredes, do sofá ou das cortinas, por que é que o teto é tantas vezes ignorado? Não cometa mais esse erro e valorize o espaço, dando também destaque ao teto. Por isso, avance sem medos!
3. Criar ambientes
Tetos coloridos são ótimos para fazer jogos de luz, podendo também ajudar a tirar maior partido da luz natural. Um teto colorido tanto pode contribuir para uma atmosfera mais vibrante (sobretudo se preferir cores vivas); como para balançar uma decoração mais sóbria. O mesmo é também válido se quiser criar ambientes mais intimistas. Nesse caso, recomendamos-lhe cores mais escuras e sóbrias.
Note que estes conselhos são válidos para espaços pessoais; mas também para espaços comerciais e empresarias: não desvalorize o poder da cor no modo como pode influenciar o seu estado de espirito.
4. Criar e delimitar espaços
Sobretudo agora em que os open space são uma tendência e uma preferência, pintar o teto é uma excelente forma para delimitar os espaços numa divisão, sem ter de recorrer a paredes ou estantes.
- Dica: Se dentro de uma divisão, pretende criar um espaço, opte por pintar o tecto, a parede e o chão correspondentes intensificando, assim, a sensação de um espaço próprio e exclusivo. Opte por cores vivas e verá como obterá um efeito muito dinâmico e acolhedor!
5. Aumentar o espaço
Pegando um pouco na ideia anterior, imagine agora um corredor de paredes brancas com o tecto e as portas pintadas numa cor forte. Conseguiu imaginar? Verá como a tinta contribuirá para dar uma sensação de continuidade ao espaço, contribuindo para a sensação de que este é muito maior - em comprimento e em altura!
Gostou desta ideia? Se está decidido a dar mais vida à decoração do teto, lembre-se que além da pintura, tem ainda outras opções. Aqui ficam alguns exemplos:
-
Forrar com papel de parede
-
Incluir elementos gráficos
-
Usar vinil
-
Pintura personalizada/pintura decorativa
-
Etc.