Porque são mais frequentes do que pensamos e podem acabar com a nossa paciência, deixamos-lhe aqui alguns dos erros mais frequentes quando limpamos a casa...para que não volte a cair neles! Alguns são tão óbvios que até lhe custará a crer como não viu isso antes. Anote estes erros e poupe tempo e problemas. Já que decidimos limpar, que seja rápido e sobretudo bem!
Neste artigo
- #1. Ordenar a loiça por tipos na máquina de lavar louça
- #2. Limpar os vidros quando está muito sol
- #3. Cortinas, almofadas, colchões e colchas...para quando?
- #4. Confiar em espanadores e vassouras
- #5. Esquecer-se de limpar panos e esponjas
#1. Ordenar a loiça por tipos na máquina de lavar louça
Quem tem uma mente mais ordenada não consegue evitar meter as colheres junto de outras colheres, garfos com garfos e as facas todas juntas e com a ponta para baixo para não nos cortarmos. Mas tenha em atenção que esta não é a melhor maneira de lavar a sua louça. Se o eletrodoméstico é relativamente novo, veja o manual de instruções e verá como lhe dizem que o melhor é misturar os vários tipos de louça, para que umas peças não cubram as outras e tudo fique bem limpo e seco. E não se esqueça que os eletrodomésticos também precisam de uma limpeza (veja o manual de instruções de produto para saber como o fazer). Não se fique apenas pela superfície e aprofunde a limpeza, não esquecendo o interior.
#2. Limpar os vidros quando está muito sol
Este é um truque que provavelmente não conhecia. Nunca lhe aconteceu ir limpar o seu carro, passar aos vidros e estes ficarem ainda pior que antes? Se o fez quando o sol estava a incidir no carro, o desastre nos vidros pode ser monumental. O mesmo acontece nos vidros da sua casa. Por isso, nunca os deve limpar em dias de sol, ou pelo menos nas horas em que este esteja a incidir diretamente sobre os vidros. Faça esta limpeza de manhã cedo ou ao fim do dia. Para limpar, não precisa de usar amoníaco, sabão ou limpa-vidros. Basta um pano de microfibra humedecido para retirar a sujidade e algo para secar os vidros (como uma escova), para que não fique nenhum rasto da água. Nada mais! Use este truque e nunca mais terá problemas a limpar os vidros de sua casa.
#3. Cortinas, almofadas, colchões e colchas...para quando?
Sabemos que temos que limpar o pó, passar o aspirador e a esfregona pelo menos uma vez por semana mas...quando limpamos aquelas cortinas, colchas e capas de sofá que já têm uma cor diferente da original devido à sujidade? É claro que não precisa de as limpar todas as semanas, mas pelo menos uma vez por mês deve limpar estes têxteis. As cortinas podem aguentar até 2 meses, se não fumar. Os colchões e suas capas devem ser aspirados no mínimo uma vez a cada estação. Pense na quantidade de ácaros que vivem nestes locais: quer mesmo deixá-los ali? Para o evitar, nunca mais se esqueça de limpar estes têxteis!
#4. Confiar em espanadores e vassouras
Para uma limpeza rápida em caso de visitas, pode usá-los, já que a sua casa vai ficar (aparentemente) limpa. Mas só aparentemente, porque o que a vassoura e o espanador fazem é mover o pó de um sítio para outro, sem nos livrar da sujidade. Se quer que o tempo que gasta a limpar valha a pena, use um pano e um bom aspirador (de preferência sem cabos para que seja mais fácil mover-se). Lembre-se: se molha um móvel, tem de o secar. O aspirador e os seus filtros devem também ser limpos regularmente. Alguns pisos (como os de madeira) aguentam-se perfeitamente bem com apenas uma passagem semanal do aspirador.
#5. Esquecer-se de limpar panos e esponjas
Quando já tem a casa limpa, não guarde simplesmente os panos, e muito menos não os guarde com as esponjas de limpeza. Limpe sempre os panos com água quente e umas gotas de líquido da loiça, deixando-os secar ao sol. No caso das escovas, coloque-as no lava-loiça uma vez por semana, ou num recipiente próprio para microondas durante 2 minutos (esta é uma boa forma de eliminar bactérias). tenha um pano para cada tarefa ou divisão: um para limpar o pó, outro para a cozinha, outro para a casa de banho...cada pano para seu sítio, mesmo que os limpe muito bem após o uso. Por último, use luvas para limpar. Pode parecer que apenas se usam luvas para não estragar a manicure, mas pense em todos os químicos e sujidade que a sua pele vai absorver após a limpeza. Usar luvas é um incómodo, mas deve ser adicionado à sua lista de tarefas.
Se busca por profissionais de limpeza, peça orçamentos aqui!
De todos estes erros, qual é aquele que comete? Diga-nos nos comentários!
há 5 anos
Muito bom.De facto há pequenas coisas que nos escapam se bem que eu sempre fiz a limpeza como vocês dizem! Excepção da máquina da loiça que o meu marido faz questão de tratar!! Oh querido marido estás à vontade.Não faças cerimónia!!!
há 5 anos
Quem escreve esse tipo de artigo devia estar mais bem informado.Exemplo...espanador utilizado de maneira correta não espalha o pó. O princípio do espanador é a eletricidade estática. Primeiro se passa o espanador de leve no pó para que adira as penas, depois se LAVA o espanador para retirar o pó e voltar a ser carregado de estática. Nunca passe rápido pois assim realmente espalha o pó.
há 5 anos
O erro que cometo é não usar luvas e lavar as cortinas só uma vez por ano pois são muito grandes e custam a tirar e por
há 5 anos
Como sou muito exigente em relação à limpeza e organização da mesma já conhecia estas dicas, pois é coisa que desde miúda até hoje não deixo de ler e aplicar.