Depois de ver o resultado do sorteio do "O Totoloto" e com muitas possibilidades de que o resultado não seja positivo, já não podemos esperar mais, para renovar o chão de casa. Opções há muitas, mas a um preço low cost, a verdade é que não há tantas. Estreie um piso novo sem ter que pedir um empréstimo ou esperar que lhe saia a loteria, com estas 5 ideias que lhe propomos. Rápidas, efetivas e, sobretudo, a um preço muito bom. Verá que não fica a dever a nenhum piso convencional.
Estes pisos são colocados sobre uma base bem nivelada, proporcionando uma superfície resistente, hipoalergénica e até capaz de funcionar como isolante acústico. Vai encontrá-los em formato barro, placas ou rolo e instalam-se de forma adesiva ou com sistema click. Começaram por imitar a madeira, mas também os há simulando pedra, xisto ou betão. Ideais em cozinhas ou casas de banho. Estes pisos podem ser limpos com água e sabão neutro e de acordo com o modelo, são muito resistentes a manchas. Dependendo da espessura que escolher, é possível que nem sequer tenha de rebaixar aros ou portas. Confira a carta dos novos vinílicos e surpreenda-se com os seus acabamentos.
#2. O laminado de sempre, em versão melhorada
Por esta altura já sabe de cor o que é um soalho laminado. Entre as suas vantagens, além do preço, está a rapidez de instalação e variedade de acabamentos. Mas é verdade que não deixa de ser um material sensível à humidade, manchas ou arranhões. Ainda assim, é um bom recurso em residências e locais comerciais, com um uso moderado. Veja a tabela de classificação de resistência antes de escolher o melhor laminado. É claro que quanto maior for a espessura, maior resistência terá frente ao desgaste. As juntas costumam ser o seu calcanhar de Aquiles e podem dar problemas no futuro. Escolha um piso de qualidade e procure um bom profissional que saiba instalá-lo bem; para que isso não aconteça. Se utilizar o swiffer de vez em quando e passar a esfregona húmida, pode durar anos.
#3. Uma maravilha sem detritos ou juntas: O micro-cimento
Um piso contínuo e sem obras, que se pode instalar sobre o velho piso de sua casa, desde que esteja nivelado. Não é aconselhável colocá-lo sobre madeira, pois com os anos poderia expandir e trazer problemas, mas sobre qualquer outro tipo de pavimento, não há problema. Não é a opção mais barata de todas, mas pense no que vai economizar em material e mão-de-obra. Com esta opção, detritos "zero". Ao contrário do que muitos pensam, quanto mais fina for a sua espessura, melhor; pois há menos hipóteses de rachar. Este piso só deve subir 2-3 mm. E tem de ser cinza? Não, na verdade há uma variedade imensa de cores e acabamentos. Mantém-se anos e anos, podendo ser restaurado, caso aparecesse alguma rachadura.
#4. Obra seca, graças aos cerâmicos ultrafinos
Pode parecer estranho que os adicionemos a esta lista, mas hoje em dia também podemos instalar pisos cerâmicos diretamente sobre o nosso velho chão. É o que se apelida de "obra seca". A sua espessura mínima ronda os 2-3 cm, o suficiente para que tenha que reduzir certamente portas e aros, mas sempre será muito mais económico do que levantar todo o velho chão e começar do zero. Uma remodelação rápida, limpa, fácil de fazer e a bom preço. Só terá que encaixar as peças através de réguas de união e terminar com novos rodapés, em todo o perímetro da divisão. E quantos acabamentos há? Incontáveis, tem porcelânicos que imitam cimento, pedra ou até mesmo mármore ou madeira.
#5. Ainda mais fácil e mais barato, o linóleo
Não é um material novo, embora o pareça. Fabricado à base de matérias-primas biológicas (óleo de linhaça, farinha de madeira e juta), responde à necessidade de tornar mais sustentáveis os nossos lares. É usado há anos, em lojas e grandes superfícies em forma de pavimento contínuo, mas hoje em dia também é encontrado na forma de placas (fáceis de aplicar e muito limpas). É um piso super resistente, impermeável e antiestático. Embora não se recomende usá-lo em casas de banho ou cozinhas e também não tolera bem que arraste móveis ou lhe passe por cima algum objeto pontiagudo. A luz solar direta e o calor extremo podem causar problemas (perto de lareiras, não!). Ainda assim, é uma solução a ter em conta, em apartamentos de aluguer ou remodelações low cost. Pode achar que não será para sempre, mas vai durar muitos e muitos anos.
Veja só, soluções rápidas, atraentes e acima de tudo low cost! Qual, de todas estas ideias, acha que ficaria melhor na sua casa, este ano?
- Etiquetas descritivas:
- remodelação, parquet, pavimentos, instalar pisos, reformar pisos, aplicar cimento queimado em pisos, pavimento low cost, pisos low cost
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário