Cada vez mais se têm substituído as tradicionais marquises pelas chamadas “cortinas de vidro”, ou por estruturas que tentam tirar o máximo proveito do vidro, usando perfis menos visíveis. Uma solução que não é recente, mas que tem ganho cada vez mais popularidade nos nossos dias. Assim, se está a pensar fechar a sua varanda com vidro, mas tem ainda algumas dúvidas, deixamos-lhe aqui algumas das suas vantagens:
Neste artigo
- 1. Usar a varanda fechada no inverno
- 2. A privacidade de uma varanda com cortina de vidro
- 3. Fechar a varanda evita a sujidade
- 4. Uma varanda em vidro respeita o estilo arquitetónico
- 5. Cortina de vidro permite a visibilidade da paisagem
- 6. Uma varanda fechada em vidro pede menos manutenção
- As licenças para fechar uma varanda com vidro
- Materiais usados para fechar a varanda
1. Usar a varanda fechada no inverno
Ter a varanda fechada permite-lhe tirar dela o máximo uso, seja em que altura do ano for. Assim, não só poderá aproveitar a varanda no verão, mas também no outono e no inverno, altura em que as chuvas o iriam impedir de desfrutar deste seu espaço exterior. Fechando a varanda, tem um espaço onde pode secar roupa, ou simplesmente tomar o seu pequeno-almoço enquanto contempla a paisagem.
2. A privacidade de uma varanda com cortina de vidro
Pode parecer estranho dizer que uma varanda em vidro, mas a verdade é que existem muitos tipos de vidro que pode usar para fechar este espaço, incluindo vidro fosco ou blackout, que permitem que você desfrute da sua varanda sem que as pessoas de fora consigam ver o que está a fazer.
3. Fechar a varanda evita a sujidade
Fechando a sua varanda, é inevitável que a sujidade entre menos neste espaço. Assim, não terá que estar constantemente a livrar-se de folhas mortas que o vento levou para a sua varanda, ou com a poeira e sujidade trazidas do exterior, o que lhe facilita em muito o processo de limpeza.
4. Uma varanda em vidro respeita o estilo arquitetónico
Uma marquise tradicional altera bastante a arquitetura da casa, mesmo os modelos ditos “mais discretos”. Mas uma marquise em vidro permite-lhe respeitar a arquitetura original do seu lar, sem a alterar radicalmente, num espaço que se vai harmonizar bem com os restantes, já existentes.
5. Cortina de vidro permite a visibilidade da paisagem
Uma varanda com vista desimpedida é um autêntico encanto, e usando vidro, poderá continuar a apreciar a paisagem a partir de sua casa de forma livre, sem entraves visuais provocados por perfis de aço ou de outro tipo de material.
6. Uma varanda fechada em vidro pede menos manutenção
Ao fechar a sua varanda, estará a impedir que os elementos do exterior a ataquem de forma intensiva, o que lhe irá permitir ter uma menor manutenção do espaço, já que os materiais usados vão estar mais protegidos do clima.
As licenças para fechar uma varanda com vidro
Há quem diga que, para fechar uma varanda com vidro, não são necessárias licenças, mas isso não é verdade, já que estas constituem uma alteração à fachada, mesmo que seja uma alteração pouco visível. Assim, terá de pedir licença na Câmara Municipal da sua área de residência. Se viver num prédio, terá de ter a autorização do condomínio para proceder com a obra e pedir licenças na Câmara.
Materiais usados para fechar a varanda
Os materiais usados são os mesmos que para as marquises convencionais, com a diferença a residir no sistema de fixação e abertura, feito com perfis leves que ficam invisíveis, ou que não se destaquem tanto, o que dá mais amplitude de visão, já que não existe nada que corte o olhar. O vidro a ser usado depende das suas preferências e do seu orçamento, podendo ser usados vidros laminados, vidros temperados laminados ou vidros térmicos.
há 2 anos
"6. Uma varanda fechada em vidro pede menos manutenção"
?! E quem lava os vidros?!
há 2 anos
Que tristeza de artigo. Basicamente, defendem exatamente o mesmo que uma marquise mas com perfis mais leves, que são sempre mais caros. As varandas são essenciais para o bom funcionamento das casas: são pontos de transição térmica, evitando a condensação do ar e a humidade que daí resulta, permitem uma melhor circulação de ar e ventilação do espaço interior e possibilitam o contacto direto com o exterior de forma protegida e abrigada. Os argumentos que apresentam neste artigo são falaciosos e suas as fotos também, visto que metade delas são, claramente, salas com grandes janelas, pensadas assim desde a conceção inicial da casa. Artigos como este ajudam a perpetuar uma mentalidade atrasada que perturbou de forma irreparável as paisagens urbanas de Portugal.
há 2 anos
Faz falta mais detalhes técnicos das diferentes opções para deixar de ser apenas um artigo de opinião superficial e sem utilidade.