Quando pensamos em vidros, temos tendência a pensar em janelas, mas a verdade é que também tem que decidir qual é o melhor vidro para as portas de sua casa. Se tem dúvidas quanto a essa questão e não sabe como decidir, damos-lhe uma ajuda neste artigo, para que possa optar pela melhor opção para a sua casa:
Neste artigo
- Porquê usar portas de vidro na casa?
- O que ter em conta ao escolher o vidro para portas?
- Quais são os tipos de vidro pelos quais pode optar?
- Qual é o melhor vidro para cada situação?
Porquê usar portas de vidro na casa?
Antes de lhe explicarmos como escolher vidro para as portas de sua casa, convém saber porque é que esta é uma boa opção para qualquer lar. A verdade é que as portas com vidro (sejam inteiramente feitas em vidro, seja com detalhes neste material) são perfeitas para dar mais luminosidade à sua casa, permitindo-lhe trazer mais luz do exterior para o seu lar. Além disso, as portas em vidro são bastante elegantes e combinam bem com qualquer tipo de estilo decorativo, pelo que não há forma de errar quando as usamos em nossa casa!
O que ter em conta ao escolher o vidro para portas?
Antes de escolher o vidro para as suas portas, deve pensar bem na função que este deve cumprir. Afinal, a escolha do vidro ideal irá mudar consoante fatores como a localização da porta, se esta vai servir de acesso ao exterior ou não, se o vidro ocupará muito ou pouco do espaço da porta, e se pretende que os vidros tenham uma função decorativa ou apenas funcional. Portanto, antes de começar a escolher, enumere bem tudo o que pretende do vidro para as suas portas, porque, assim, se tornará mais fácil escolher um tipo de vidro que se adeque ao que imagina.
Quais são os tipos de vidro pelos quais pode optar?
Existem diversos tipos de vidro que pode usar para as portas de sua casa. Cada um tem as suas caraterísticas, que lhes dão diferentes vantagens e desvantagens. Deixamos-lhe alguns pontos que deve considerar sobre cada um dos tipos mais usados:
- Vidro laminado: é considerado um vidro de segurança, uma vez que não se divide em pedaços pequenos e pontiagudos quando se parte. Além disso, a forma como é fabricado permite-lhe ter um maior isolamento térmico e acústico, tendo também proteção contra raios UV. Pode encontrar o vidro laminado em versão opaca ou colorida.
- Vidro temperado: esta é outra opção popular, sendo também um vidro de segurança. O vidro temperado tem uma elevada resistência térmica, não se alterando quando exposto a temepraturas altas ou baixas. Pode encontrar versões transparentes ou opacas, com ou sem desenhos impressos, o que lhe dá bastante versatilidade.
As duas opções têm a vantagem de ser muito fáceis de limpar, pelo que será menos uma coisa com que se preocupar. Se continuar com dúvidas quanto ao melhor vidro para a sua casa, não hesite e contacte um profissional, que o saberá aconselhar nesse processo de escolha.
Qual é o melhor vidro para cada situação?
Qualquer uma destas opções ficará bem nas suas portas, mas a verdade é que existem algumas coisas a ter em conta antes de tomar a sua decisão final. Assim, para portas de interior, costuma-se recomendar o uso de vidro temperado com espessura de cerca de 8mm, porque são muito resistentes e podem ser encontradas nos mais diversões padrões, caso pretenda um toque mais decorativo. Já para o exterior, tanto pode utilizar o vidro laminado como o temperado (embora o primeiro tipo seja muito comum), mas recomenda-se uma espessura de vidro ligeiramente maior, tanto por segurança como pelo isolamento.