Existem mudanças de geração para geração, e as estratégias de vendas devem ser alteradas segundo estas mudanças. Um bom exemplo disto são os Millennials, consumidores com novas necessidades e expectativas diferentes quando lidam com as empresas. Sim, estes clientes procuram coisas diferentes numa relação profissional, e é importante que você se adapte a esta realidade se quer sobreviver num mercado competitivo. Deixamos-lhe aqui algumas dicas e ideias interessantes para que consiga adaptar a sua empresa e conquistar clientes Millennial.
Neste artigo
- Uma geração que está sempre à procura de informação
- Preços e descontos
- A personalização do serviço
- A importância do atendimento ao cliente
- Evite o assédio constante
- A experiência de compra é fundamental
Uma geração que está sempre à procura de informação
Deve ter em conta que esta geração procura informação constantemente, já que tiveram contacto direto com as novas tecnologias desde muito jovens. Isto leva a que se tornem especialistas na procura de informação online. Mas o que isto significa para a sua empresa? Significa que deveria ter uma forte presença online, estando presente em redes sociais e outros locais onde os seus potenciais clientes estejam, para poder comunicar com eles diretamente.
Um site é sempre atrativo, claro, mas a sua presença digital deve estar apoiada nas redes sociais ou portais específicos para o seu setor. Se um Millennial estiver a organizar um casamento, vai entrar num portal com centenas de fornecedores para casamentos. Se procura um profissional para remodelar a casa de banho, vai entrar num portal com vários profissionais do setor, tal como o Habitissimo.
Preços e descontos
Como estão habituados a procurar informação constantemente, os Millennials procuram descontos e bons preços. Quando encontra algo que lhe parece uma boa compra, não hesita, pelo que pode ser uma boa ideia oferecer descontos e ofertas especiais que possam ser identificados como uma oportunidade única.
A personalização do serviço
Um cliente Millennial procura a personalização, seja no serviço seja no tratamento que recebem, desde o momento em que contactam a empresa até ao final da experiência de compra. Esta personalização não engloba só a cortesia - um Millennial aprecia uma relação comercial mais próxima e sem formalidades.
A importância do atendimento ao cliente
Tendo em conta o ponto anterior, é normal que este tipo de clientes valorize um serviço de apoio ao consumidor excelente. E não se trata apenas de resolver dúvidas - estes consumidores querem um serviço de atendimento e pós-venda à altura. Este tipo de coisas vai também ajudar a definir a relação entre a empresa e o cliente, e a sua opinião posterior, pelo que é um ponto muito importante.
Evite o assédio constante
Há uma linha entre perder um cliente ou aborrecê-lo, e é nessa linha que a sua empresa se deve situar. Não há nada que mais aborreça um Millennial que estar na Internet e ser constantemente bombardeado por publicidades, e-mails e comunicações de uma empresa.Não peque por excesso! A atenção e o seguimento são importantes, mas as chamadas e comunicações constantes podem ser muito aborrecidas e podem acabar por afastar os consumidores da sua empresa.
A experiência de compra é fundamental
Todas estas dicas devem fazer parte de um produto ou serviço de qualidade, como é evidente. Para estes clientes, a experiência de compra é tudo, e uma experiência negativa vai-se repercutir na sua relação com esse cliente. Um Millennial dá as suas opiniões sinceras sobre um produto ou serviço nas redes sociais ou em conversas, o que pode ser prejudicial para si caso a opinião seja negativa. Qualquer decisão que tome deve satisfazer as necessidades e exigências deste cliente, para que a experiência seja mais agradável para todos.