Organizar o home office é essencial para uma melhor, e mais produtiva, rotina de trabalho. A pensar nisso, partilhamos consigo algumas dicas para uma melhor organização do escritório lá de casa.
Neste artigo
- 1. Liberar a mesa
- 2. As sempre úteis estantes
- 3. A utilidade das gavetas
- 4. Usar placards
- 5. Adicionar um quadro
- 6. Aproveite todos os cantos
1. Liberar a mesa
Recorde-se: a mesa é para trabalhar! Não é para acumular papéis, dossiers e notas. Concentre na mesa apenas aquilo que é essencial para fazer o seu trabalho, como o computador, canetas e as suas notas/agenda com as tarefas do dia. Se chegar à mesa e a vir cheia, vai logo desanimar. Por isso, comece por arrumar a mesa colocando à disposição aquilo que realmente precisa. Isso, e claro, alguns objetos que a façam sorrir: como uma fotografia ou uma planta!
“E aquilo que não fica na mesa, ponho onde?” - e a essa pergunta damos resposta a seguir!
2. As sempre úteis estantes
Em termos de organização, as prateleiras podem ser facilmente as suas melhores amigas. Dê uso a outros acessórios, como caixas ou arruma-papéis e combine-os com as prateleiras, de forma a otimizar a arrumação ao máximo. Aproveite para organizar os seus livros, assim como os dossiers de trabalho mais importante.
E, na hora de organizar as prateleiras, lembre-se de dar prioridade ao que é mais importante para si. Isto é, coloque à mão aquilo que usa e necessita com mais frequência. Para o resto, pode reservar as estantes mais altas ou as mais baixas.
3. A utilidade das gavetas
A par das estantes, móveis com gavetas são também essenciais para organizar de forma eficiente o home office. Além disso, pode usar etiquetas para nomear o que está dentro de cada uma para evitar esquecimentos. Outra vantagem das gavetas é que cumprem a sua função de arrumar, ao mesmo tempo que deixam fora da vista o seu conteúdo. Contudo, não incorra no erro de colocar tudo lá para dentro, sem qualquer ordem. Leve a sério esta tarefa de organizar e verá como a longo termo, o esforço acabará por compensar. Caso contrário, depois será mais difícil encontrar o que precisa!
4. Usar placards
Sejam de cortiça ou esferovite, estes itens são muito úteis se quiser pendurar informação exibindo-a. Pode encontrá-los em diferentes materiais, assim como em vários tamanhos, sendo verdadeiramente funcionais e adaptando-se a qualquer espaço e/ou estilo.
5. Adicionar um quadro
Seja de giz ou a caneta, este tipo de quadros é ótimo para ir apontando ideias, assim como organizar e planear estratégias. Além disso, se tem crianças em casa, certamente elas vão também adorar esta ideia!
Já agora, sabia que em vez de comprar um quadro, pode antes optar por pintar com uma tinta própria - a tinta giz ardósia - e conseguir o mesmo efeito? Experimente! E não se assuste com a limpeza, pois basta usar água.
6. Aproveite todos os cantos
Sejam aqueles tetos irregulares, o vão da escada ou o parapeito da janela, aproveite todo o espaço para organizar o home office. Para melhor dar uso a estes espaços, pode optar mandar fazer móveis por medida, de modo a otimizar o espaço ao máximo, dando utilidade a cada canto da casa. Use estes espaços para potencializar a organização do escritório, com o bônus que criará um espaço personalizado e criado à sua medida - e das suas necessidades!