São materiais para remodelar a sua casa que vai querer conhecer, ou pelo menos voltar a descobrir. Sim, porque alguns são materiais usados quase desde sempre e que agora voltam a estar na ordem do dia no que à construção e remodelação de casas diz respeito. Venha descobrir quais os materiais que estão na moda para remodelar a sua casa.
Neste artigo
#1 Madeira natural
Se há material para remodelar a casa que nunca passa de moda é a madeira - sobretudo a madeira no seu natural! Seja para construção de mesas maciças, recuperar um móvel antigo de madeira, para revestir alguma parte de sua casa (ex: alpendre) ou até mesmo para apostar em itens e acessórios de decoração à base desta matéria prima, a verdade é que que a madeira nunca desilude e combina bem com praticamente qualquer estilo decorativo.
Pode interessar: Ripado de madeira na decoração: inspiração e ideias
#2 Resina Epoxi
Este sim é um material para remodelar a casa bastante mais recente, mas parece que veio para ficar! A tinta de resina epoxi é um tipo de revestimento contínuo cada vez mais procurado e utilizado, não só pelo facto de ser economicamente acessível e de aplicação relativamente fácil (pode até ser aplicada por cima dos pavimentos existentes), mas também por ser de fácil manutenção e extremamente higiénico. Falamos daquele piso que parece uma espécie de borracha brilhante que se vê sobretudo em vários locais públicos e que hoje em dia já consegue assumir variadíssimas cores e padrões - até mármores consegue ‘imitar’!
#3 Microcimento
Outra novidade em termos de materiais que estão na moda para remodelar a casa é o microcimento. O microcimento pode ser aplicado sobre qualquer superfície, tanto ao nível de interiores como de exteriores e permite criar ambientes com design, elegância e sofisticação. Muito versátil e fácil de aplicar (não precisa de demolir o revestimento anterior), é um material impermeável e que depois de colocado não apresenta juntas, por isso, o microcimento poderá ser usado na casa de banho. É também altamente resistente e duradouro e uma boa solução para pavimentos exteriores já que é antiderrapante. A opção de cores é praticamente ilimitada, o que torna o material muito versátil em termos de combinação com diferentes estilos e materiais. Hoje em dia existem já casas mais modernas a optar por este tipo de revestimento, tanto para o chão (mesmo interior), como para as próprias paredes.
#4 Pedra natural
Mármore, granito, xisto ou outra pedra. Aqui está outro dos tipos de materiais ‘intemporais’ que por mais tempo que passe se mantém sempre na moda. Super resistentes, com inúmeras possibilidades de design (de acordo com o tipo de pedra escolhida) e ideal para bancadas de cozinha, soleiras de portas e parapeitos de janelas, há também quem opte por estes materiais para revestir o chão - no entanto, esta opção pode ser um pouco dispendiosa e de acordo com o tipo de pedra pode não ser a melhor opção pelo risco de derrapar - pode ser um piso bastante escorregadio, sobretudo se em contacto com água.
Veja também: Como usar pedra natural em sua casa
#5 Vidro
O vidro é um dos materiais que estão, sem qualquer dúvida, na moda e que pode (e deve) utilizar na construção ou remodelação de sua casa. O vidro é um material excelente para para remodelar a sua casa, sobretudo em fachadas, já que lhe permite aumentar a claridade e exposição solar direta da sua habitação, além de acabar por resultar num acabamento estético muito interessante. Claro que este tipo de solução exige um tipo de vidro com algumas especificidades de robustez e privacidade, mas acredite que vai valer a pena o investimento.
#6 Compósito
Por fim, uma sugestão de material sobretudo para pavimento exterior: o chamado ‘deck’. Fabricado à base de material compósito, este material garante um excelente compromisso entre a durabilidade e o custo, o conforto e a estética. O deck é ideal para colocar em zonas perto de piscinas, terraços e afins - não necessita de grande manutenção (aplicação de vernizes e outros produtos) e é extremamente confortável ao toque e à passagem. Algumas tendências começam já a aplicar o compósito não só no chão como nas próprias paredes exteriores.