Neste artigo
- Mude os painéis de respingo
- Um novo piso
- A superfície de trabalho
- Altere o visual dos móveis
- Pense nas paredes
- Melhore a iluminação e outros detalhes
Mude os painéis de respingo
Geralmente, a zona do fogão é a mais sensível na cozinha. É ali que vão parar gorduras e salpicos que são impossíveis de se evitar. Assim, uma forma rápida de mudar o aspeto da sua cozinha e ao mesmo tempo conseguir um aspeto mais limpo é colocando painéis de respingo novos. Tem várias opções, desde colocar um painel em porcelana sobre o antigo, colocar painéis de vidro ou até mesmo colocar mosaico de vidro nessa zona. Seja qual for o material escolhido, pense no que gosta e não nas tendências. Afinal, o que hoje é moda, para o ano pode não ser!
Um novo piso
Colocar um piso novo sem remover o antigo parecia algo impossível até há bem pouco tempo. Hoje em dia, temos a sorte de contar com muitos materiais que podem ser instalados por cima de pisos antigos, sem necessidade de o remover. Desde os pisos laminados às suas imitações, como o vinílico, passando também por cerâmicas de espessura mínima, as opções são muitas. O linóleo está também a ser muito usado, por ser rápido de instalar e ser muito resistente ao desgaste. O microcimento pode ser uma boa escolha, devido à sua resistência e rápida colocação, mas tem um preço mais elevado.Dependendo do material escolhido, pode até não ter de ajustar as portas depois da colocação!
A superfície de trabalho
Outra zona da cozinha que se desgasta e suja mais é a bancada. Em muitas casas, as bancadas são em mármore, que embora seja resistente, pode acabar com um aspeto menos do nosso agrado. A forma mais rápida de alterar a cozinha é mudando a bancada. Poderá escolher uma nova em madeira, mas tenha em conta que este material é muito sensível a golpes. As pedras naturais, como o granito, são uma maravilha em termos de manutenção e estão disponíveis em várias cores e acabamentos. E, para um ar mais industrial, o aço inoxidável é uma boa escolha, sendo bastante resistente. Se escolher esta última opção, tente colocar uma bancada sem brilho, para que os arranhões não sejam tão visíveis!
Altere o visual dos móveis
É natural que, apesar dos móveis da cozinha estarem em boas condições, sinta que precisa de os mudar, por já não gostar de os ver. A solução mais rápida nesse caso será pintá-los e mudar os puxadores. É um trabalho que pode ser feito por si, ou por um profissional, caso deseje resultados impecáveis. Geralmente, o processo consiste em limpar os móveis a fundo, lixá-los, colocar primário e de seguida pintar da cor escolhida. Mas dependendo do tipo de tinta escolhida, este processo pode variar ligeiramente. Quanto à cor: peça para que lhe tragam muitas amostras de tinta para escolher a cor que mais lhe agrada, e depois é só desfrutar do novo aspeto da sua cozinha!
Pense nas paredes
Uma forma económica e eficaz de alterar a sua cozinha passa pela pintura das paredes. Dependendo do material de base, tem várias opções por onde escolher. Se a parede tem azulejos, uma limpeza profunda e tinta própria para este material são indispensáveis; se a parede é de gesso, passe uma capa seladora e só depois poderá pintar. A cor irá depender do seu estado de espiríto e gostos pessoais, mas no caso das cozinhas, uma aposta segura é o branco. Pode também escolher papel de parede, mas compre um modelo que seja adequado para esta divisão (por exemplo, que seja resistente a humidade). O vinil pode ser uma boa escolha, pois é resistente e fácil de limpar.
Melhore a iluminação e outros detalhes
O golpe de mestre para mudar a cozinha é mudar também a iluminação. Se ainda não usa Leds, deverá pensar em fazê-lo. O consumo é menor, e isso nota-se na fatura. Tenha em conta que a cozinha deve ter luz suficiente, para que consiga trabalhar bem, por isso instalar fitas de luz na zona de trabalho ou focos encastrados pode ser um bom investimento. Pense nos pequenos detalhes que irão alterar a cozinha: mudar a torneira por um modelo mais eficiente e bonito, colocar novas cortinas, juntar algumas ervas aromáticas, um quadro de recados...coisas que não custam muito e que são eficazes em tornar a cozinha mais acolhedora!
Se está a pensar alterar a cozinha, esperamos que estas ideais tenham sido do seu agrado. Para um resultado ainda mais profissional, pode sempre escolher trabalhar com uma empresa de remodelações!