Certamente que gostaríamos todos de ter uma cozinha grande e cheia de armários ou inclusive elementos estéticos como uma ilha. No entanto, existem cozinhas míni que também podem ser bonitas e acima de tudo muito funcionais. Apresentamos-lhe 7 cozinhas pequenas onde o espaço não é um problema.
Neste artigo
- Aproveite os tetos altos
- Aposte pelo básico
- As ilhas também são possíveis
- Barras e prateleiras para ganhar espaço
- Armários que se adaptam a qualquer espaço
- Móveis com fundo reduzido
- Móveis baixos
Aproveite os tetos altos
Uma excelente opção para ganhar espaço de arrumação na sua cozinha é colocar móveis que cheguem até ao teto. Neste exemplo, podemos ver claramente que ganhamos espaço suficiente para o armazenamento de objetos que não são utilizados diariamente. O seu acesso é mais complicado mas com o recurso a um banco ou uma pequena escada de madeira essa questão será facilmente ultrapassada. Nem todas as cozinhas têm estas medidas e terá de se focar na altura do teto. Conte com a ajuda de profissionais!
Aposte pelo básico
Quando o espaço é muito reduzido é necessário priorizar. Uma cozinha necessita de uma zona para a máquina de lavar louça, fogão, forno e frigorífico, mas nem todos os eletrodomésticos precisam de ser grandes, ganhando assim cm extra. É também necessário ter espaço para uma bancada de forma a poder preparar os alimentos. Este projeto é um exemplo perfeito de como pode tornar a sua cozinha mais espaçosa, organizada e harmoniosa.
As ilhas também são possíveis
O facto de possuir uma cozinha pequena não significa que tenha de prescindir da ideia de criar uma ilha, no entanto deverá optar por soluções que a tornem funcional e elegante, a saber:
- Como podemos ver neste exemplo, deve optar pela instalação de uma península, a qual em termos visuais funciona como uma ilha de cozinha.
- Pode ainda acrescentar um pequeno armário ou prateleiras na parede e ganhar espaço para a colocação de louça e/ou outros objectos.
E, tudo isto, num espaço bastante reduzido como facilmente pode comprovar.
Barras e prateleiras para ganhar espaço
Experimente usar branco nos armários e nas paredes e verá que é uma cor que dará uma maior amplitude visual aos espaços. Nesta cozinha também podemos observar um elemento bastante interessante: as prateleiras, onde se pode pendurar todo o tipo de utensílios de cozinha usados no dia a dia. Perfeitamente localizado num espaço reduzido e visível permite-lhe ter tudo "à mão" enquanto cozinha.
Veja também o nosso guia de preços completo de remodelação de cozinhas!
Armários que se adaptam a qualquer espaço
Este é um exemplo perfeito de que os móveis à medida são uma solução ideal para ultrapassar quaisquer obstáculos. Neste caso, deparamo-nos com uma cozinha localizada no mesmo canto que as escadas da casa. Difícil? Sim. Mas não impossível. Enquanto que a zona da cozinha encontra-se disposta em altura, a arrumação dos utensílios de cozinha é efetuada no canto da escada. Uma série de móveis à medida que se adaptam a todos os cantos possíveis são um elemento fundamental e precioso para esta pequena cozinha.
Móveis com fundo reduzido
À primeira vista, esta cozinha parece não ter muito segredo, mas há algo mais. Observe essa coluna que está junto ao lava-louças. Estes tipos de obstáculos podem determinar se a cozinha está ao nível de nos deixar loucos. Afortunadamente, existem móveis com fundo reduzido que podem salvar o espaço junto à coluna, conseguir continuidade da bancada e continuar a ter espaço de arrumação nesse canto é um luxo.
Móveis baixos
Da mesma forma que se aproveita a altura dos tetos para colocar armários mais altos, também podemos aproveitar o espaço para módulos inferiores que cheguem até ao chão. Como acontece com os móveis altos, tente sempre guardar nas gavetas inferiores, aqueles objetos que são pouco usados e assim evitará estar sempre agachada.
há 7 anos
As ideias são boas tudo depende da qualidade/preço e profissionalismo no trabalho principalmente nos acabamentos,Obrigado.