A decoração com papel de parede está em alta e parece ser uma tendência de decor que veio para ficar. Contudo, não pense que falamos em usar em papéis monocolores ou tons neutros. Pelo contrário, use o papel de parede para destacar uma parte da divisão e dar mais vida a um canto da casa - sem medos.
Hoje em dia encontra papéis de parede lindos e muito versáteis - afinal, desde papéis às riscas, com desenhos ou relevo, irá certamente encontrar várias opções para decorar a sua casa. Partilhamos consigo algumas ideias de decoração com papel de parede que poderá aplicar em várias divisões e espaços da sua casa. Ora veja:
Neste artigo
- 1. Papel de parede no teto
- 2. Papel de parede nos painéis
- 3. Papel de parede nas escadas
- 4. Papel de parede no fundo das estantes
- 5. Forrar uma divisão com papel de parede
- 6. Papel de parede para criar zonas de destaque
- 7. Papel de parede para revestir móveis
1. Papel de parede no teto
Dê mais destaque ao teto de uma divisão com um papel de parede chamativo. Sobretudo em tetos altos, verá como obterá um efeito incrível e fará a divisão parecer maior. Para este tipo de trabalho, pode até optar por aplicar papel de parede com relevo, dando um toque único ao espaço.
2. Papel de parede nos painéis
Não deixe que lhe digam que os painéis estão fora de moda. Além de clássicos, os painéis nas paredes dão um toque bem charmoso a qualquer divisão. Nesse sentido, maximize o seu charme, decorando-os com papel de parede. Use padrões de cores fortes ou padrões vivos para maximizar o seu efeito.
Aliás, a nossa dica é que coloque o mesmo papel de parede em todos os painéis, dando uma sensação de seguimento, quase como se fosse um quadro dividido em vários.
3. Papel de parede nas escadas
Outra ideia criativa será forrar os degraus com papel de parede. Uma aposta como conseguirá um efeito mais dinâmico nos degraus?
Para este tipo de projeto, pode sempre optar por colocar diferentes papéis de parede em cada degrau, contribuindo para uma escadaria cheia de alegria e dinamismo.
4. Papel de parede no fundo das estantes
Nestes casos, pode aplicar o papel diretamente na parede ou forrar o fundo da estante com ele. A ideia é que em vez de se ver o fundo do móvel - por norma, com uma única cor - conseguirá um efeito mais chamativo com o papel de parede. Uma ideia de decoração muito criativa e que prova como bastam pequenos detalhes para dar uma nova vida a qualquer divisão.
5. Forrar uma divisão com papel de parede
Ao colocar papel de parede uma das maiores preocupações é que se possa cansar do mesmo, sobretudo quando este tem um padrão mais vivo. Contudo, e se o usar para forrar inteiramente uma divisão mais pequena da casa? Falamos, por exemplo, da casa de banho dos convidados, do hall de entrada ou da despensa. Além disso, são divisões onde não está sempre, logo não corre o risco de se cansar; nem de se fartar da decoração.
6. Papel de parede para criar zonas de destaque
Use o papel de parede para criar pequenos ambientes dentro de uma divisão, dando-lhes vida e personalidade. Por exemplo, um home office na cozinha ou no corredor. Também o pode usar para destacar algumas zonas, como a lareira na sala, por exemplo.
7. Papel de parede para revestir móveis
Sabe aquele cómoda velhinha e que tanto precisa de um restauro? Então, a nossa dica é que use o papel de parede para a forrar, dando-lhe um novo aspecto. Longe vão os tempos em que o papel de parede era usado apenas para forrar o interior dos móveis - nada contra, aliás: faça-o! Quem não gosta de abrir a gaveta das camisolas e encontrar bonitos padrões. Todavia, a nossa sugestão é que vá um pouco mais longe com um projeto de DIY e papel de parede, dando uma segunda vida aos moveis da sua casa.