O seu hall de entrada merece muito mais. Não é apenas uma área de passagem, mas o seu cartão de visita em frente de todos os seus visitantes. Hoje vamos mostrar-lhe 7 ideias fáceis para fazer com que o seu hall de entrada ganhe vida e o transforme de apenas mais um hall num espaço tremendamente original.
Há sempre mudanças que podem ser aplicadas para melhorar esta divisão na nossa casa. Vimo-los, grandes, médios e pequenos. E demos-lhe ideias para os melhorar ou para os tornar mais práticos. Mas desta vez queremos que os seus visitantes fiquem com a boca aberta. Por isso, deixamos-lhe melhoramentos simples que farão com que o seu hall de entrada pareça saído de uma revista.
Neste artigo
- 1. Pense na luz
- 2. Pense na decoração
- 3. Mime-o um pouco
- 4. Fazer magia através da pintura
- 5. Mais verde e mais prático
- 6. Liberte o seu artista interior
- 7. Uma última olhada antes de sair de casa
1. Pense na luz
Se tiver luz natural por perto, mas não chega ao hall de entrada, é uma boa ideia remover paredes, ou substituí-las por paredes de vidro ou janelas fixas. Se não lhe apetecer fazer nenhum trabalho, outra solução é colocar uma porta de vidro transparente que lhe dê profundidade - ainda melhor se for uma porta de correr!
Se a luz natural não chegar ao seu hall, então terá de optar por luzes de parede ou lâmpadas de teto. Alguns até tiram partido das molduras para instalar luzes LED no interior. E se estiver à procura de calor, coloco luzes no chão ou no rodapé. Isto exigirá trabalho de construção, mas podemos dizer-lhe que é uma mudança espetacular.
2. Pense na decoração
Pode marcar o caminho do corredor com alguns tapetes para o acompanhar. Não os sobreponha demasiado para que não pareça pesado. Meio metro ou um pouco menos será suficiente. No entanto, dependendo do material, lembre-se de colocar uma folha antiderrapante por baixo, de modo a que fiquem completamente seguros. Pode brincar com a sua forma, tamanho ou cor.
Existem outras opções, na fotografia, por exemplo, o encanto deste corredor reside nas prateleiras feitas à medida. Tanto as prateleiras como as paredes são decoradas com quadros e fotografias que tornam o corredor muito mais agradável de percorrer. Se também adicionar alguns tapetes, terá um toque original e divertido.
3. Mime-o um pouco
Papel de parede, rodapés ou molduras não são exclusivos da sala de estar. Vemos frequentemente na web ou em revistas halls de entrada onde foram feitas muitos esforços para se criar uma decoração apelativa. Atreva-se a melhorá-lo pouco a pouco, acrescentando todos estes elementos de que lhe falamos. Verá a mudança quando abrir a porta e entrar na casa. Ah, e lembre-se que se escolher papel de parede, é melhor que este seja resistente e lavável. Desta forma, permanecerá em perfeitas condições durante muito tempo.
O hall de entrada da foto é um vencedor em estilo, graças ao papel de parede arrojado, a mesa da consola e ao espelho emoldurado em amarelo, que combina com dois bancos. É arrojado, sim, mas não nos diga que não parece espetacular!
4. Fazer magia através da pintura
Poucas coisas no mundo da decoração são mais rápidas, mais eficazes e mais económicas do que uma camada de tinta. Pinte o seu hall de entrada e corredor de uma cor diferente, seja a parede inteira ou apenas metade dela. Isto irá remover quaisquer marcas de uso que possam existir e, ao mesmo tempo, dar-lhe-á uma remodelação.
Na foto, por exemplo, o seu encanto encontra-se na mesa da consola que contrasta com o tom da parede. Outra ideia divertida é pintar com tinta de quadro e fazer a decoração você mesmo - é tudo o que é preciso para fazer o seu hall de entrada parecer autêntico!
5. Mais verde e mais prático
Mesmo que não tenha quase nenhuma luz natural, não corte nas plantas. Há algumas plantas que quase não precisam de luz, como os potos, por exemplo. Como é um local de passagem, é melhor que as plantas não piquem e que não sejam grandes. Aproveite ao máximo os cantos para colocar plantas maiores ou criar conjuntos de vasos em grupos ou divididos em prateleiras.
E acima de tudo, aproveite ao máximo toda a parte de trás para criar uma divisão prática. Pode fazer uma peça de mobiliário à medida, colocar prateleiras com pouca profundidade, encomendar uma estante de livros aberta e estreita por medida, ou restaurar uma peça de mobiliário que não seja demasiado volumosa e que tenham gavetas. Desta forma, aproveitará ao máximo até ao último centímetro!
6. Liberte o seu artista interior
Talvez na sala de estar não se atreva ou não tenha o espaço. O mesmo se aplica ao quarto de dormir. Mas no corredor e hall de entrada tem certamente espaço livre para dar rédea solta à sua criatividade e exibir as suas coisas favoritas. Aqui pode colocar coleções de quadros, fotografias, gravuras, lembranças... E porque não, tirar partido do espaço morto para fazer uma enorme estante de livros feita à medida. Pode fazê-la a partir de gesso cartonado ou madeira lacada. Lembre-se que a luz ideal para que os livros sejam bem vistos deve ser branca e intensa.
7. Uma última olhada antes de sair de casa
Um espelho, dois ou três no hall de entrada será a desculpa perfeita para nos olharmos uma vez por dia antes de sairmos de casa. Mas, além disso, alargam e iluminam, sem esforço. Escolha a forma que melhor lhe convier e lembre-se de lhes dar luz. Pode adicioná-lo aos lados, no topo ou mesmo atrás, com uma luz de fundo que lhe traga muito calor. Na sala da fotografia, toda a parede foi coberta com um espelho e foi acrescentada uma bela mesa de consola vintage.