Neste artigo
- O projeto
- Acessibilidade e terreno
- O local perfeito
- As dimensões perfeitas
- A manutenção
- Convencional ou natural?
O projeto
Antes de construir a piscina dos seus sonhos, há um passo muito importante que não deve ser descurado: a planificação. Tente ter em conta o motivo real da construção desta piscina na sua casa e quem vai usá-la mais, para que possa adaptar tudo às suas necessidades.
Acessibilidade e terreno
Um profissional tem que estudar e analisar previamente a composição do terreno para evitar problemas de longo prazo na piscina. A construção deve ser feita num terreno firme e totalmente horizontal. Como uma piscina deve ser feita para durar, este passo é também muito importante. No que diz respeito à acessibilidade, não se esqueça de colocar escadas ou rampas para se entrar na piscina sem esforço. Um local de fácil acesso às máquinas é também uma boa ideia, para evitar atrasos em caso de avaria.
O local perfeito
A escolha do local certo pode ser uma dor de cabeça. Para além de ser um local com bom terreno, a piscina deve idealmente ser colocada num sítio mais privado. Deverá também descartar sítios que tenham raízes grandes que possam danificar a escavação ou levantar o solo posteriormente, provocando defeitos na piscina. Também é interessante construir a piscina num local longe de árvores ou arbustos que soltem muitas folhas, para a manter mais limpa e poupar tempo e dinheiro na manutenção.
As dimensões perfeitas
É claro que as dimensões vão estar condicionadas pelo espaço e as características do terreno. No entanto, quando tem mais possibilidades, o melhor é sentar-se e pensar se as dimensões escolhidas estão a afetar o orçamento de forma desnecessária. De que tamanho quer a sua piscina? Há tamanhos standard que podem ajudar na decisão das dimensões e na questão do formato (curvo ou reto) e profundidade. O melhor é conseguir aconselhamento profissional e pedir orçamentos com várias opções diferentes de piscina para que os possa estudar e decidir qual a melhor escolha.
A manutenção
Construir uma piscina implica pensar também na sua manutenção, que supõe tempo e dinheiro. Podemos fazer nós mesmos a manutenção (limpeza e depuração da água, etc) ou contratar um profissional para rever aspetos como os níveis de pH ou de cloro. Para que tenha uma ideia, este serviço pode custar cerca de 600€ por ano. No entanto, pode reduzir este custo no processo de construção, instalando uma cobertura exterior, um limpador de fundo automático ou até mesmo mantendo a piscina cheia e limpa no inverno.
Convencional ou natural?
Esta é outra decisão importante relacionada com o ponto anterior. As piscinas convencionais ou de obra podem ser mais baratas de construir, contando com uma grande durabilidade e fácil manutenção. As piscinas naturais, por outro lado, são mais caras, mas os seus benefícios para a envolvente da casa e para a nossa saúde, graças à oxigenação da água, parecem convencer cada vez mais pessoas. Se tem dúvidas, peça ajuda profissional, que pode aconselhar sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de piscina.
há 5 anos
Aprende muito com estas ideias
há 5 anos
tambémm queria uma piscina... uma dia.