Todos nós ouvimos falar já que o mundo está a mudar e que a presença nas redes sociais é algo de muito importante para uma empresa, e para o setor da construção e remodelação, não é diferente. Neste artigo, explicamos-lhe como as redes sociais o podem ajudar a impulsionar o seu negócio e tiramos-lhe algumas dúvidas sobre o tema:
Neste artigo
- Como é que as redes sociais podem ajudar o seu negócio?
- Quais as redes sociais em que o seu negócio tem de estar?
- Chegue ao seu público-alvo
- Como promover a sua empresa junto do seu público?
- Anúncios pagos em redes sociais
- Cursos de marketing digital em Portugal
Como é que as redes
sociais podem ajudar o seu negócio?
A maioria da população
adulta encontra-se nas redes sociais, passando todos os dias bastante tempo nestas.
O segredo de qualquer negócio, seja ele qual for, é estar onde o seu público
está, de modo a ter visibilidade e ser facilmente reconhecido. Ora, se o seu
público se encontra nas redes sociais, é fundamental que você também esteja.
Dessa forma, as pessoas serão expostas de forma mais constante ao seu negócio e
aos serviços que tem para oferecer, sendo mais provável que se lembrem de si
quando precisarem de realizar algum trabalho da sua área. Assim, conseguirá
ganhar uma reputação de pessoa experiente, profissional e poderá conseguir mais
trabalhos.
Quais as redes sociais em
que o seu negócio tem de estar?
Esta pergunta não tem uma
resposta em concreto, já que as redes sociais que escolher irão depender muito
do tipo de pessoa a que quer chegar e do seu tipo de negócio. Mas podemos
sempre dar alguma ajuda: as redes sociais mais utilizadas em Portugal são o
Facebook e o Instagram, sendo que este último é maioritariamente utilizado por
pessoas mais jovens. Assim, é sempre uma boa ideia apostar numa presença mais ativa
no Facebook, onde pode chegar com facilidade a várias pessoas. Se a sua empresa
tiver um trabalho mais visual (como a decoração de interiores ou a
arquitetura), pode sempre complementar a sua presença digital com o Instagram,
já que esta é uma rede social mais direcionada para as imagens.
Chegue ao seu público-alvo
É sempre importante definir
bem o tipo de pessoa a que quer chegar com a sua presença nas redes sociais,
para maximizar os resultados e conseguir mais trabalhos. Assim, pense bem no
tipo de clientes que costuma ter. São jovens? Que tipo de serviços procuram?
Crie um perfil de clientes na sua cabeça e trabalhe a sua presença digital a
partir daí. Por exemplo, se o seu público-alvo for mais jovem, pode usar o Instagram
e nele colocar imagens apelativas. Se, pelo contrário, os seus clientes forem
um pouco mais velhos, aposte no Facebook e crie conteúdos para eles. O tipo de
linguagem a utilizar e o tipo de conteúdos a serem feitos irá também depender
do seu público e da idade deste.
Como promover a sua
empresa junto do seu público?
Não basta ter uma conta
numa determinada rede social e dar o seu trabalho por concluído. Para que o seu
negócio cresça realmente, é preciso criar conteúdos e mostrar às pessoas a sua
experiência e profissionalismo, para aumentar as suas hipóteses de sucesso.
Assim, coloque imagens dos seus trabalhos mais recentes, peça a opinião de
antigos clientes, responda às perguntas mais frequentes que os seus clientes
costumam ter e dê dicas que possam ajudar as pessoas quando se deparam com um
problema que seja da competência da sua empresa. Dessa forma, estará a dar uma
ajuda às pessoas que seguem a sua empresa e torna-se mais provável que estas o
contactem quando precisarem de algo.
Anúncios pagos em redes
sociais
Outra forma de promover a
página da sua empresa é através de anúncios pagos nas redes sociais. Isto não é
algo obrigatório, mas que pode ajudar a sua empresa a crescer mais rapidamente.
Pagando por um anúncio, está a garantir que mais pessoas vêm os seus serviços.
Não só terá mais visitas na página, como irá atrair pessoas que têm interesse e
procuram especificamente pela sua área de negócio, o que lhe permite
rentabilizar ao máximo o seu dinheiro. Os anúncios têm um custo relativamente
baixo (especialmente se compararmos com a publicidade em meios tradicionais,
como a televisão), são fáceis de criar e permitem-lhe criar um público que está
verdadeiramente interessado naquilo que você faz.
Cursos de marketing
digital em Portugal
Existem diversos cursos de
Marketing Digital em Portugal, mas a maioria é feita de forma presencial e acarreta
um custo relativamente elevado. Os cursos online irão mostrar-lhe o básico do
marketing das redes sociais e dar-lhe as ferramentas adequadas para alavancar a
presença digital da sua empresa sem precisar de gastar muito tempo e dinheiro.
Assim, sugerimos o Atelier Digital do Google, em que pode encontrar cursos gratuitos sobre diversos
tópicos relacionados com o Marketing Digital. Se quiser, poderá recorrer também
a cursos pagos sobre o tema, que estão disponíveis a um preço acessível e que são
ministrados de forma totalmente online por profissionais qualificados – é o
caso dos cursos da Lisbon Digital School, do curso online ministrado pelo Vasco Marques ou do curso ministrado pelo Frederico Carvalho